terça-feira, janeiro 15, 2008

O Livro Amarelo

Que já se sabia que o Português era uma criatura sempre insatisfeita, mordaz, e com capacidade crítica natural, nada de novo. No entanto, sabiam que há cerca de um ano foi inaugurado na net um site português (quem mais?) inteiramente dedicado às reclamações dos consumidores Portugueses.

Agora ao alcance de um simples e leve clique, os portugueses possuem o "Livro Amarelo na Net", sítio onde poderá registar as suas reclamações e pesquisar as reclamações registadas por outros cidadãos até à data da sua consulta.

É construído a partir da informação que cada consumidor registar, informação essa que passará a ser disponibilizada na íntegra, de imediato e a partir da data do seu registo, a outros cidadãos que partilham o mesmo mercado. Pelo que, para a defesa e segurança enquanto consumidor, antes de comprar um produto/artigo ou serviço, é possível consultar primeiro o LAN para verificar se existe algum histórico de reclamações sobre produto/artigo ou serviço pretendido.

Os seus autores, no entanto, avisam que o LAN é um espaço gratuito, livre, transparente e acessível que para ser útil e cumprir o seu propósito, precisa de ser usado com ética, civismo e educação, dignificando o mercado e dignificando os próprios consumidores que a este portal recorrem.

Eu cá sei quem vai adorar isto...

Sem comentários: