terça-feira, janeiro 29, 2008

Mãe... quero mais tanques!!!


O Ministério da Defesa assinou hoje com uma empresa holandesa um contrato de aquisição de 37 carros de combate "Leopard 2A6", tendo em vista o reequipamento e modernização das Forças Armadas e dotar o Exército português de novas capacidades face aos "conflitos que ameaçam o mundo moderno". Pronto, ok, aceito a desculpa para gastar dinheiro.

Ao menos os "Leopard 2A6" vêm totalmente equipados, com todos os "extras", incluindo equipamentos de elevada sofisticação tecnológica (sejam eles qual forem), e blindagem de terceira geração. Embora, muito provavelmente, iremos gastá-los no Afeganistão ou noutro sítio acabado em "ão" ou "enia", estes bichinhos, de construção alemão (vá lá, vá lá...), trazem maior mobilidade, autonomia e capacidade de fogo do que a dos actuais carros de combate "M60", ao serviço do Exército Português (ou seja, não avariam no meio de deserto).

Ah... já agora: perdemos ontem 20 milhões de euros. Uma anomalia técnica que impossibilitou o piloto de controlar o F16, na versão MLU, provocou, ontem, ao início da tarde, o despenhamento do avião, que efectuava voos de testes, perto da Base Aérea n.º 5 (BA5) em Monte Real. Ao menos o piloto escapou ileso.

Ah... que saudades de perder milhões em combate. Aquelas tardes passadas entre estratégias militares para derrotar o inimigo, entre barcos e aviões de cartão e soldadinhos de chumbo (na verdade eram de plástico, mas fazia o efeito...). É bom ver que os Portugueses ainda não perderam o jeito!

Sem comentários: