domingo, junho 10, 2007

O Terminal

O novo "Terminal 2" do Aeroporto Internacional da Portela/Lisboa, cujas obras decorrem em ritmo acelerado, será aberto no próximo mês de Agosto.

A partir de Agosto deste ano, os passageiros dos voos domésticos das companhias nacionais que realizam voos regulares de Lisboa para as Regiões Autónomas - TAP, PGA e SATA Internacional - passarão a embarcar no novo Terminal 2, que terá acesso pela Segunda Circular.

No entanto, aquilo que parece tratar-se de uma boa solução para aliviar o tráfego nacional, promete ser um transtorno importante por vários motivos. Primeiro porque o novo Terminal não reúne as comodidades a que estavam habituados os utentes destas linhas, nomeadamente no que se refere às condições de embarque e de permanência no Terminal. Não terá mangas telescópicas para acesso directo às aeronaves, pelo que os passageiros terão de embarcar através de transbordo em autocarros, ou até mesmo a pé, já que a placa de estacionamento dos aviões que se destinam às linhas domésticas ficará mesmo frente ao novo Terminal (embora ainda consiga viver com isto).

Para mim o pior problema é o acesso a essa nova aerogare. Para além de não possuir parque de estacionamento, as pessoas que se destinam a esses voos, em horas de ponta, serão obrigadas a circular numa das vias de Lisboa com tráfego mais intenso - a segunda circular - o que dificultará (e de que maneira) a nossa vida!

Embora a ANA diga que esta situação é transitória, já que prevê que os voos domésticos possam voltar ao Terminal 1 logo que as obras de ampliação do actual sector de embarque e desembarque estejam concluídas em 2010. Contudo, atendendo ao crescimento do movimento de passageiros no Aeroporto de Lisboa (em 2006 teve 12 milhões, prevendo-se que em 2010 possa receber, pelo menos, 15 milhões), o mais provável é que os voos domésticos fiquem no Terminal 2 até que o aeroporto seja deslocalizado, o que poderá acontecer apenas entre 2017 e 2020.

Só uma curiosidade: em princípio só as companhias portugueses serão "movidas" para o Terminal 2, enquanto que os passageiros das companhias "low cost", de registo estrangeiro, que eventualmente venham a voar para a Madeira, no próximo Inverno, num cenário de liberalização da linha, irão utilizar a Terminal 1 com mangas. O que não deixa de ser caricato, já que os passageiros que pagarem menos usufruirão de melhores comodidades...

1 comentário:

Anónimo disse...

Só quero ver que vai haver mais demoras ou não na partida...mais do que habitualmente costuma haver.