terça-feira, maio 01, 2007

A caça à bruxa!


A proposta de lei anti-tabaco que o Parlamento discute amanhã na generalidade poderá obrigar os proprietários dos cafés e restaurantes com menos de cem metros quadrados a denunciar os clientes fumadores.

De acordo com a proposta de lei caberá ao proprietário do estabelecimento "chamar as autoridades administrativas ou policiais, as quais devem lavrar o respectivo auto de notícia". Por seu lado, os restantes utentes dos serviços que defendam o cumprimento da lei e se deparem com a sua infracção, poderão apresentar "queixa por escrito, circunstanciada, usando para o efeito, nomeadamente, o livro de reclamações disponível no estabelecimento em causa".

Eu não fumo. E gosto muito de estar em ambientes sem fumo. E já me chateei várias vezes com pessoas que estão ao meu lado a fumar e não respeitam o meu espaço, atirando-me fumo à cara! No entanto, parece-me que já andamos aqui a exagerar um pouco, não acham? Qual a próxima medida? Pedir aos filhos que denunciem os pais? Orwell iria achar piada no rumo que a humanidade tá a tomar.

Sem comentários: