Só mesmo no Continente para haver uma paranóia globalizada por causa de um mísero túnel com cerca de 1500 metros de comprimento. É a inclinação, declarações de impacte ambiental do túnel, recomendações de velocidade, bombeiros que defendem encerramento por um mês, e sei lá que mais.
Querem túneis? Venham à Madeira.
A par da extensão do aeroporto, o encurtamento das distâncias tem sido o maior investimento da história da Madeira. Iniciado em 1989 com a construção da via rápida para a Ribeira Brava e Machico, que se completou no ano 2000, desde então foram construídos 108 quilómetros de vias rápidas e expresso, estando em execução os restantes 27,5 km de uma rede que terá 135,7 km de extensão.
Resultando de um investimento de 1.814,6 milhões de euros, as novas vias da Madeira foram construídas graças a uma opção de engenharia que levou à construção de 135 pontes e viadutos e mais de cem túneis, estruturas de grande complexidade e elevado custo.
De entre as obras de arte construídas, destaque-se a ponte dos Socorridos, com o seu vão principal de 106 metros e pilares que atingem os 120 metros de altura, bem como a ponte de João Gomes, com um vão principal de 125 metros e altura de 140 metros, estruturas que integram a via rápida Ribeira Brava/Machico que foi implantada graças à diversidade das soluções estruturais e do significativo número de obras de arte especiais, que no seu conjunto representam cerca de 46% da mesma.
Na via entre Machico e o Caniçal foi construído o maior túnel duplo de Portugal, com 2.100 metros, embora na Região existam túneis com maior comprimento, como é o caso da Encumeada (3.080 metros) e do Faial/Cortado, com 3.167 metros.
Na zona Oeste encontra-se a ponte da Ribeira Funda, com a particularidade de ser a que tem maior vão central (135 metros), uma extensão de 279,5 metros e uma altura a meio vão de 110 metros.
Para terem uma melhor ideia, a própria concessão à "Vialitoral", a empresa encarregue da manutenção da via rápida, é cheia de particularidades e especificidades pois trata-se de uma via com 44 km de extensão, dos quais 15 em túnel e sete em ponte ou viaduto, ou seja, apenas 50% é traçado corrente de plena via.
E andam os lisboetas a gemer por causa de um tunelzito... haja paciência!
Querem túneis? Venham à Madeira.
A par da extensão do aeroporto, o encurtamento das distâncias tem sido o maior investimento da história da Madeira. Iniciado em 1989 com a construção da via rápida para a Ribeira Brava e Machico, que se completou no ano 2000, desde então foram construídos 108 quilómetros de vias rápidas e expresso, estando em execução os restantes 27,5 km de uma rede que terá 135,7 km de extensão.
Resultando de um investimento de 1.814,6 milhões de euros, as novas vias da Madeira foram construídas graças a uma opção de engenharia que levou à construção de 135 pontes e viadutos e mais de cem túneis, estruturas de grande complexidade e elevado custo.
De entre as obras de arte construídas, destaque-se a ponte dos Socorridos, com o seu vão principal de 106 metros e pilares que atingem os 120 metros de altura, bem como a ponte de João Gomes, com um vão principal de 125 metros e altura de 140 metros, estruturas que integram a via rápida Ribeira Brava/Machico que foi implantada graças à diversidade das soluções estruturais e do significativo número de obras de arte especiais, que no seu conjunto representam cerca de 46% da mesma.
Na via entre Machico e o Caniçal foi construído o maior túnel duplo de Portugal, com 2.100 metros, embora na Região existam túneis com maior comprimento, como é o caso da Encumeada (3.080 metros) e do Faial/Cortado, com 3.167 metros.
Na zona Oeste encontra-se a ponte da Ribeira Funda, com a particularidade de ser a que tem maior vão central (135 metros), uma extensão de 279,5 metros e uma altura a meio vão de 110 metros.
Para terem uma melhor ideia, a própria concessão à "Vialitoral", a empresa encarregue da manutenção da via rápida, é cheia de particularidades e especificidades pois trata-se de uma via com 44 km de extensão, dos quais 15 em túnel e sete em ponte ou viaduto, ou seja, apenas 50% é traçado corrente de plena via.
E andam os lisboetas a gemer por causa de um tunelzito... haja paciência!
2 comentários:
Tunelzinho??
é no meio da cidade... maior cidade de portugal, nem toda a madeira tem metade da populaçao da capital.
Um tunel no meio da cidade, tem custos bem maiores do que fora dela, como é o vosso caso.
Depois só para calar, temos muitas outras coisas... maior ponte da europa 17km, 2ºmoior oceanário do mundo, metro....queres mais?voces tem? não pois não! então pronto, cada um tem o que tem e mais nada!
Ass:CaMi
A melhor resposta só pode ser dada com uma visita à cidade do Funchal. E aí sim, poderão ver com facilidade as obras (túneis com pontes incluído) dentro da cidade - que para todos os efeitos tem cerca de 120 mil habitantes.
Lisboa conheço eu muito bem. De trás para a frente, felizmente. De certo que a Ponte Vasco da Gama (sobretudo esta) é uma obra de engenharia notável. O resto não tem nada de extraordinário.
Têm metro? Paris, Madrid, Barcelona, NY, Londres, também o têm! Que tem essa obra de notável em cidades planas? Fantástico mesmo, é o metro em pleno Amesterdão, que os holandeses estão a construir. Estamos a falar de uma cidade construída em cima de um pântano, cujo solo era leito de mar. Isso sim é uma obra brutal.
Tudo isto para dizer... sim, é paranóia. Mais nada.
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