domingo, dezembro 31, 2006

Sydney acolhe 2007

(Foto: Mark Baker/AP)

Enquanto que nós ainda estamos a sensivelmente 4 horas e meia de receber o 2007, na contagem para 2007, este já chegou a outras partes do mundo. Sydney foi a primeira cidade a celebrar com pompa a entrada do Ano Novo. No porto da cidade australiana, junto ao famoso edifício da ópera, os organizadores apresentaram o que dizem ter sido o maior espectáculo pirotécnico alguma vez realizado no local.

Aguardemos pelo nosso...

Saddam Hussein executado


O antigo presidente iraquiano foi condenado à morte no dia 5 de Novembro pelo Supremo Tribunal Penal Iraquiano por ter ordenado a execução de 148 habitantes da aldeia xiita de Dujail, como represália por uma tentativa de atentado contra a caravana presidencial.

Ontem, a televisão iraquiana divulgou imagens de Saddam Hussein, de mãos atadas e sem capuz, a ser conduzido para o cadafalso por dois algozes que depois lhe passaram a corda pelo pescoço, o que provocou algum espanto na comunidade internacional, pela rapidez com que a sentença foi promovida, atendendo aos restantes processos pendentes contra o antigo ditador.

A sequência de imagens não mostrava a consumação do enforcamento, mas um vídeo de fraca qualidade, provavelmente captado com uma câmara de telemóvel por uma das testemunhas, foi hoje colocado na Internet e mostra toda a execução. (Cliquem aqui para verem o vídeo)

Saddam Hussein mostra poucas emoções e parece bastante calmo. Algumas pessoas gritam “Moqtada, Moqtada, Moqtada!", em referência ao líder xiita radical Moqtada Sadr, filho de Mohammed Baqer Sadr, assassinado em 1999 pelo regime de Saddam. O condenado recita a “chahada”, a profissão de fé dos muçulmanos (“Não há outro deus além de Allá; Maomé é servo e mensageiro de Allá”). Antes de se abrirem os alçapões começa outra declamação e grita o nome do profeta.

Menos de 24 horas após a execução, o corpo de Saddam Hussein foi hoje sepultado na sua terra natal em Awja, perto de Tikrit, depois de as autoridades iraquianas o terem entregue aos chefes da sua tribo e à sua família.

Déjà Vu


Déjà Vu
Título original: Déjà Vu
De:
Tony Scott
Com:
Denzel Washington, Paula Patton, Val Kilmer e James Caviezel
Género:
Acç, Thr
Classificacao:
M/12
EUA, 2006, Cores, 128 min.


Doug Carlin (Denzel Washington) é destacado para uma investigação sobre um rebentamento. É então que é inserido num programa especial do FBI que usa tecnologias inovadoras que permitem uma análise surpreendente do passado. Enquanto perseguem o autor da explosão, Carlin interroga-se sobre os fins com que essa nova tecnologia pode ser usada. E deixa-se dominar e conduzir por uma estranha sensação de "déjà vu"...

Comentário: "Déjà Vu" não inventa nada, nem aspira a grandes voos. É, no entanto, um exercício bem carpinteirado de acção. Apimentado por uma rábula de um extremista de direita estereotipado (excelente Jim Caviezel) e alicerçada numa impecável actuação de Denzel Washington, no papel de um detective com a missão de fazer a reconstituição do percurso de vida de uma jovem, da qual recebera um misterioso telefonema, e que o colocava no local de acção, e ainda utilizando um sofisticado mecanismo que desafia as regras físicas da organização temporal, dá-nos a garantia que não sairemos defraudados.
Nota: 6,5/10

O homem mais alto do mundo

(Foto: André Luiz Mello/AP)

Chama-se Xi Shun e mede dois metros e 36 centímetros. É o homem mais alto do mundo. Esta fotografia foi tirada na baixa do Rio de Janeiro, no Brasil, onde Shun lançará a edição de 2007 do livro Guinness World Records.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Já há título...

Com os fãs já em grande ansiedade sobre o que vai acontecer a Harry Potter - especula-se que poderá morrer -, a escritora J.K. Rowling anunciou ontem, através do seu site, o título do sétimo e último livro do aprendiz de feiticeiro:

Harry Potter and the Deathly Hallows

Agora é só aguardar pela publicação para ver o que acontecerá em Hogwarts... será que Dumbledore morreu mesmo? Que papel tem Snape? Quem morrerá: Harry, Ron, Hermione? São muitas as perguntas que assolam os fãs da saga e que pacientemente esperam pelas respostas, neste que será o último livro.

Um adeus a James Brown

Muitos tratavam-no como o "padrinho do soul", mas James Brown era muito mais do que isso. Os seus ritmos revolucionários e a sua voz fizeram dele, de certa maneira, o fundador do rap, do funk e da música disco.

"Mr. Dinamite" encerrou a sua digressão pelo mundo, precisamente no dia de Natal, aos 73 anos, após o seu coração decidir deixar de bater. Foi-se o homem, mas ficou a obra. Ficou James Brown.



"Shur'tugal" sem redenção


Eragon
Título original: Eragon
De:
Stefen Fangmeier
Com:
Edward Speleers, Sienna Guillory, Garrett Hedlund
Género:
Acç, Fantasia
Classificacao:
M/12
EUA, 2006, Cores, 104 min.


Quando Eragon, um rapaz de 15 anos que vive com o tio, encontra na floresta uma pedra azul polida, pensa que é só isso: uma pedra. Mas quando descobre que esta transporta uma cria de dragão, depressa se apercebe que está perante um antiquíssimo legado mítico. De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente e Eragon entra num mundo novo, cheio de magia e poder. Tendo apenas uma espada lendária e os conselhos de um velho contador de histórias, Eragon irá aventurar-se por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, juntamente com a jovem dragão Saphira, sua protectora, num Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. "Eragon" é uma adaptação do primeiro livro da "Trilogia da Herança", escrita pelo norte-americano Christopher Paolini quando tinha apenas 15 anos. Inicialmente publicado pelo autor, tornou-se rapidamente um livro de culto e os seus direitos foram comprados por uma grande editora.

Comentário: Quando o filme terminou o meu primeiro pensamento foi "ainda bem que li o livro primeiro". Sim, porque, da história escrita pelo jovem Paolini, apenas se mantêm as personagens e mesmo assim, a muito custo. O resultado não podia ser mais penoso. Falta de coerência na história e na ligação de cenas, pouca profundidade das personagens e diálogos que mais parecem tirados de um qualquer episódio dos "Power Rangers" (que o diga John Malkovich - que penoso Galbatorix). Para além de não respeitarem o livro, ainda por cima assassinam qualquer possibilidade de redenção numa sequela, visto que, o rumo que o filme levou torna praticamente impossível a continuação através de "Eldest", o segundo livro da trilogia literária. Muito fraco.
Nota: 4/10

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Reforma antecipada para... Cão!

(Foto: David Samson/The Forum/AP)

Bailey, o cão do departamento de narcóticos do condado de Cass, no estado norte-americano do Dakota do Norte, mostra um ar resignado na cerimónia que marca a sua reforma antecipada. O labrador achocolatado de cinco anos de idade sofre de várias alergias aos produtos que farejava.

Site Oficial do Contigo-Teatro


Depois de muito esforço, trabalho e dedicação, ao longo de 2 meses, finalmente abriu oficialmente o novo site da Associação Companhia Contigo-Teatro. A "inauguração" decorreu no passado dia 22 no Café do Teatro, na presença de convidados e amigos que quiseram comparecer e dar o seu apoio e reconhecimento.

O site está totalmente operacional e poderão visitá-lo em:

domingo, dezembro 24, 2006

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Dinarte Freitas na Antena 3

Não sei se já tiveram oportunidade de ver os novos "promos" da Antena 3. Para além de estarem bastante divertidos, há um em particular que tem um interesse extra: a presença do madeirense de gema Dinarte Freitas, que já tive o prazer de um breve conhecimento quando estávamos em ensaios para uma peça do Contigo-Teatro.


Para além deste divertido "promo", ainda poderão ver o Dinarte no novo filme do realizador português Joaquim Leitão, "20,13 - Purgatório", no papel de Larga Larga.

terça-feira, dezembro 19, 2006

Borat... só vendo mesmo!


Borat: Aprender Cultura da América Para Fazer Benefício à Gloriosa Nação do Cazaquistão
Titulo Original: Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan
De: Larry Charles
Com: Sacha Baron Cohen, Ken Davitian e Luenell
Género: Com
Classificação: M/12
EUA, 2006, Cores, 84 min.

Hilariante, anti-semita, inconsequente, louco, ultrajante são apenas alguns dos adjectivos que quem ama e odeia Sacha Baron Cohen usa para classificar a estrela de um dos mais famosos programas de televisão da HBO, o actor de "Da Ali G Show" e a sua personagem Borat, repórter do Cazaquistão. Borat é enviado aos Estados Unidos para fazer uma reportagem sobre um dos maiores países do mundo e os seus hábitos para a Televisão do Cazaquistão. Mas, chegado a Nova Iorque, Borat está mais interessado em encontrar a actriz Pamela Anderson que em estudar os hábitos dos nova-iorquinos. Apesar de ter sido um sucesso de bilheteiras em todos os países em que já estreou, a exibição comercial de "Borat" foi proibida na Rússia, algo que acontece pela primeira vez no país desde o fim do regime comunista. Também um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão alerta as distribuidoras para não exibirem um filme "insultuoso para o povo do Cazaquistão".

Comentário:
Por onde começar? Francamente, nem sei! Borat foge a tudo o que é convencional. Espalha a sua ignorância, misoginia, xenofobia, sexismo e escatologia para melhor confrontar os seus interlocutores com os seus preconceitos profundos. Aquilo que pode chocar (e choca), é apresentado de forma quase cruel, ridicularizando a banalidade de um país que sofre para esconder estes mais básicos instintos. Muito simplesmente: ou se gosta ou se odeia. Mas, na senda de Andy Kaufman, tem o mérito de não deixar ninguém indiferente.
Nota: 7/10

Hanna-Barbera reunidos novamente


Joseph Barbera, um dos grandes nomes do desenho animado, parceiro de William Hanna, morreu ontem, em Los Angeles, aos 95 anos de idade.

A dupla Hanna-Barbera foi responsável pela criação de vários personagens famosos da animação mundial. O primeiro grande sucesso da dupla foi alcançado com os cartoons de "Tom & Jerry". Desde aí, Hanna e Barbera entraram no imaginário de várias gerações de crianças, com as séries animadas "Os Flintstones", "Urso Yogi", "Os Jetsons" e "Scooby-Doo".

A dupla está novamente reunida, depois de William Hanna, sócio de longa data de Barbera, ter falecido em 2001.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

YOU

(Foto: Time Inc./AP)

Desta vez não há nomes próprios, apelidos ou caras risonhas. Simplesmente “You”. É a tradicional escolha da revista Time para "Person of the Year", que este ano não é bem uma, mas muitas pessoas. Com esta escolha, cujo critério é de âmbito muito alargado, a Time quer destacar qualquer pessoa que usa ou produz conteúdos para a Internet, como nós.

Rats on a plane


Os passageiros do voo 1563, das linhas aéreas sauditas, nunca mais vão esquecer a viagem que efectuaram entre Riade e Tabuk, graças a algumas dezenas de ratos que decidiram dar um passeiozito pela cabine, quando o aparelho voava a cerca de 8.500 metros, provocando o pânico entre a centena de passageiros a bordo.

Mas tudo acabou em bem, com o avião a aterrar em segurança e o dono do ratos a ser detido pela polícia para interrogatório. Adivinha-se um novo filme?

sexta-feira, dezembro 15, 2006

"Le Grand Blue" na Madeira

Um dos megaiates do milionário, bilionário (sei lá... tem muito dinheiro o homem) russo Roman Abramovich, esteve esta semana ancorado no Porto do Funchal, para reabastecimento de combustíveis do iate e descanso da tripulação.

"Le Gran Bleu", que ocupa actualmente o 12.º lugar na lista dos maiores iates do Mundo, foi construído em 2000 no estaleiro naval 'Vulcan', em Stettin na Alemanha, em Hamburgo, sob encomenda do, igualmente, bilionário John McCaw. Das suas principais características são de realçar, além dos seus 112,78 metros de comprimento, os dois barcos que transporta no seu interior, um deles um veleiro com cerca de 21 metros de comprimento.

Este excelente navio fez-se ao mar na passada quarta-feira, pelas 13 horas, rumo a Philipsburg, nas Antilhas Holandesas.

Ficam aqui algumas fotos do "Le Grand Bleu" ancorado no Porto do Funchal:

quinta-feira, dezembro 14, 2006

A Dama do Apito

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, afirmou hoje que Maria José Morgado é a escolha para coordenar os processos relacionados com a operação Apito Dourado, uma nomeação que a procuradora-geral adjunta já aceitou.

A justificação para a criação desta equipa única, é que o processo Apito Dourado engloba situações, factos e eventuais ilícitos muito diversificados e de grande complexidade processual, que terão ocorrido em várias comarcas, e essa dispersão territorial torna difícil a análise, enquadramento e obtenção de resultados no que toca à investigação.

Maria José Morgado ganhou notariadade quando se assumiu como uma das primeiras vozes a denunciar a corrupção no futebol português. Conhecida como a "dama-de-ferro", a magistrada assumiu entre 2000 e Agosto de 2002 a chefia da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da Polícia Judiciária. Actualmente é procuradora-geral adjunta no Tribunal da Relação de Lisboa.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Um aborto nacional

Os resultados do estudo encomendado pela Associação Portuguesa para o Planeamento da Família (APF) a uma empresa de estudos de mercado (a Consulmark) - e que hoje vão ser apresentados na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa - indicam que cerca de 350 mil mulheres em idade fértil já terão abortado em Portugal.

É o primeiro estudo de base científica que tenta traçar uma fotografia do fenómeno do aborto clandestino em Portugal. E permite perceber, sem margem para dúvidas, a dimensão do problema. Entre 346 e 363 mil mulheres em idade fértil já terão interrompido voluntariamente a gravidez e, só no ano passado, o número de abortos oscilou entre os 17.260 e os 18 mil.

Em contagem decrescente para o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, e a crer nos números da APF, a "fotografia" que daqui resulta põe em causa tanto a imagem de que este fenómeno afecta sobretudo as pobrezinhas e jovenzinhas, como aqueles que defendem que é um problema pouco relevante no panorama nacional.

Mais um número para a polémica ou o espelho de uma realidade escondida?

A conferência do Holocausto

(Foto: Oded Balilty/AP)

Um judeu ultra-ortodoxo visita uma exposição no museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. O Irão organizou uma conferência que teve como objectivo lançar as bases para um grupo de trabalho que se propõe a negar o genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, que já mereceu a condenação das autoridades israelitas e alemãs.

Qual é objectivo disto tudo? O que quer Ahmadinejad atingir com esta insanidade? Os credos e crenças ocidentais? Abrir a ferida europeia e a discórdia entre os aliados europeus? Será apenas para consumo interno?

A conferência conta com 67 "peritos" oriundos de 30 países e que, na grande maioria, negam o Holocausto. Entre estes está o antigo líder do "Ku Klux Klan" e ex-congressista norte-americano David Duke e o ex-académico francês Robert Faurisson, este último condenado em várias ocasiões pela justiça francesa por negar o Holocausto - prática que constitui crime em 11 países incluindo a França, Alemanha, Áustria e Holanda.

Francamente, é de muito mau tom e, sobretudo serve para distrair de outros assuntos mais importantes...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Morreu Pinochet


O antigo ditador general Augusto Pinochet, que entre 1973 e 1990, impôs ao Chile uma das ditaduras mais repressivas da América Latina, morreu ontem em Santiago. A morte do velho autocrata, de 91 anos, ocorreu eram 14h15 locais (17h15 em Lisboa), na unidade médica militar onde fora internado há quase uma semana na sequência de um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar.

Terá umas quantas pessoas à sua espera...

Há dias de azar...


Esta vem da Bélgica, via Marco. O diário belga "La Derniére Heure" conta a história uma "sociedade" de frequentadores de um café naquela cidade, que habitualmente jogavam uma sequência de números no Euromilhões.

A história é mais ou menos assim: na sexta-feira passada, à noite, enquanto assistiam ao sorteio dos números e das estrelas pela televisão, os nossos amigos acreditaram realmente que a sorte lhes tinha sorrido, pois possuíam os cinco números e as duas estrelas necessárias para ganhar o "jackpot". Gritos de alegria, canções e muita euforia foram a nota dominante, pois haviam ganho o fantástico prémio.

Mas estavam redondamente enganados.

A explicação é que funcionária da tabacaria vizinha, sem avisar o grupo de jogadores, decidiu nesta semana não registar o boletim com os números seleccionados e deixou à máquina a tarefa de escolher aleatoriamente, validando assim outra combinação. A justificação da mulher: faltavam 30 euros para completar o custo da aposta habitual.

Desconhece-se do estado de saúde da referida funcionária...

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Noddy, Lord of the Darkness

Por esta é que ninguém estava à espera. Moonspell ao vivo, no Gato Fedorento a cantar... bem... só vendo, de outra forma ninguém acredita! Simplesmente brutal! Brutal...


Galinhas modernas

(cliquem para aumentar)

Ah pois é...

(nota: dedicado à minha amigo cujo "pineco" tá quase, quase a nascer...)

domingo, dezembro 10, 2006

Será que o seu pé direito é inteligente?


O que se segue é tão engraçado que desafia qualquer compreensão lógica. E aposto que irão tentar, pelo menos cinquenta vezes, só para ver se conseguem contrariar o vosso pé. Mas sem sucesso!!!

Experimentem então o seguinte:
  1. Sentem-se. Concentrem-se. Levantem o vosso pé direito do chão. Uma vez o pé no ar, façam círculos com o mesmo, no sentido dos ponteiros de um relógio (da esquerda para a direita);
  2. De seguida, e sempre a rodar o pé, desenhem com a sua mão direita o número 6 no ar.
Resultado: o vosso pé muda de direcção!!! E não há nada que possam fazer...

Matrix - versão animal

Não faço ideia de onde é que isto veio ou quem o fez. Mas está simplesmente hilariante! (apesar de não ser verdadeiro - eis a razão);

(cliquem para aumentar)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Um apalpão vale 4 anos de prisão


Esta vem da Colombia. Um homem colombiano foi sentenciado a quatro anos de prisão por dar um "tapa" nas nádegas de uma mulher enquanto andava de bicicleta. A decisão aconteceu em Fevereiro de 2006, no distrito de Bogotá. A sentença provocou uma enorme discussão no país sobre a severidade das penas, tendo até a televisão feito uma reconstituição do incidente.

O futebol de presidiários

Cada vez mais o futebol nacional está parecido com o torneio inter-prisões, tal é o aumento do número de arguidos e possíveis detidos. Muitos deles com um denominador em comum... o SL Benfica.

Depois de Damásio (com problemas com o fisco), Vale e Avezedo (condenado), José Veiga, é a vez agora do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que foi constituído arguido no "Caso Mantorras", como noticia hoje o "Jornal de Notícias".

A transferência do avançado angolano do Alverca para o Benfica está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ), que quer descobrir o paradeiro de uma parte importante dos cinco milhões de euros que, em 2000, foram pagos pelo Benfica ao Alverca, e que não constam das contas do clube.

Durante a transferência, Luís Filipe Vieira surge inicialmente como vendedor, enquanto presidente do Alverca, e depois como comprador, quando tomou posse como gestor do futebol do clube da Luz.

Já estou a ver a defesa. É uma cabala, perseguição, blá, blá, blá... é mais uma "virgem impoluta" que anda pelo futebol português.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

E depois falam em perseguição...

Há realmente coisas do "arco-da-velha". Reparem no logótipo da Casa Pia de Lisboa. E depois admiram-se da fama. É caso para dizer... "não havia necessidade!".


Ou estaria o director de marketing a querer dizer-nos alguma coisa?

terça-feira, dezembro 05, 2006

É o 1820!!

Mais uma do quarteto do Gato Fedorento. A PT encontrou aqui uma mina de ouro. Esta está simplesmente divinal. "Vou fazer-te uma virilha... muahahahahah"! Lindo! Ora vejam lá...



segunda-feira, dezembro 04, 2006

Restaurar o passado

(Foto: Mike Nelson/EPA)

Em Medinet Habu, perto de Luxor, encontra-se um dos vários tesouros do Egipto: o templo funerário de Ramsés III. No interior do túmulo, um dos maiores do país, repetem-se hieroglíficos que contam histórias faraónicas, mas que o tempo desgastou. Para reavivar as marcas do passado, equipas de restauro trabalham numa operação intensiva e extensa de limpeza.

Venezuela a votos

(Foto: Fernando Llano/AP)

Em Caracas, milhares de venezuelanos responderam à chamada ao voto para as eleições presidenciais, que reelegeram o actual chefe de Estado, Hugo Chavez, o polémico Presidente, entre muitas coisas, conhecido pela voz crítica contra a política externa norte-americana. Agora ficará até 2013.

Perseguição em "Casino Royale"

O vídeo que vão ver, é um pequeno excerto retirado do novo filme do agente secreto britânico mais famoso de todos os tempos, James Bond. "Casino Royale" está repleto de cenas espectaculares, mas esta é para mim uma das melhores. Simplesmente fenomenal. Ora espreitem e digam de sua justiça.



domingo, dezembro 03, 2006

“Wrestling” polémico

(Foto: Trisnadi/AP)

Crianças indonésias vieram para as ruas de Surabaya, na ilha de Java, para se manifestarem contra os programas de “wrestling” exibidos na televisão do país. O protesto surge após alegações de que um rapaz de nove anos morreu quando brincava com outras crianças a imitar movimentos praticados pelos musculados praticantes de “wrestling”.

Voltamos ao velho debate: é culpa da televisão ou será culpa dos pais que não acompanham os filhos?

Tragédia nas Filipinas

(Foto: Dennis M. Sabangan/EPA)

A passagem do tufão Durian pelas Filipinas deixou um rasto de destruição na zona leste do país, provocando deslizamento de terras, lamas e cinzas vulcânicas. Com perto de 500 mortos ou desaparecidos, resta apenas aos que sobreviveram recuperar as suas casas e os poucos bens que ficaram intactos.

O tufão apagou do mapa pelo menos oito aldeias do sopé do vulcão Mayon, nas Filipinas. As buscas continuam mas a esperança de encontrar sobreviventes na lama diminui a cada hora que passa.

Alerta para a sida

(Foto: Ahn Young-Joon/AP)

Em Seul, a capital da Coreia do Sul, um grupo de voluntários distribuiu panfletos e doces durante uma campanha de alerta para a sida, uma das várias que decorreram um pouco por todo o mundo, neste ano em que anuncia mais um Dia Mundial da Sida.

A SIDA continua a ser o mais preocupante problema de Saúde Pública. A ONUSIDA refere que existem actualmente no mundo, cerca de 40 milhões de infectados, dos quais 5,3 milhões foram infectados só ano de 2000. Os números são igualmente negros em Portugal, que entre os países da União Europeia, tem um lugar destacado com maior número de casos de SIDA por milhão de habitantes.

Natal em Nova Iorque

(Foto: Justin Lane/EPA)

Uma patinadora passa por cima de um foco de luz em forma de floco de neve, durante a 74ª cerimónia anual de iluminação da árvore de Natal gigante no Rockefeller Center, em Nova Iorque.