domingo, dezembro 31, 2006

Saddam Hussein executado


O antigo presidente iraquiano foi condenado à morte no dia 5 de Novembro pelo Supremo Tribunal Penal Iraquiano por ter ordenado a execução de 148 habitantes da aldeia xiita de Dujail, como represália por uma tentativa de atentado contra a caravana presidencial.

Ontem, a televisão iraquiana divulgou imagens de Saddam Hussein, de mãos atadas e sem capuz, a ser conduzido para o cadafalso por dois algozes que depois lhe passaram a corda pelo pescoço, o que provocou algum espanto na comunidade internacional, pela rapidez com que a sentença foi promovida, atendendo aos restantes processos pendentes contra o antigo ditador.

A sequência de imagens não mostrava a consumação do enforcamento, mas um vídeo de fraca qualidade, provavelmente captado com uma câmara de telemóvel por uma das testemunhas, foi hoje colocado na Internet e mostra toda a execução. (Cliquem aqui para verem o vídeo)

Saddam Hussein mostra poucas emoções e parece bastante calmo. Algumas pessoas gritam “Moqtada, Moqtada, Moqtada!", em referência ao líder xiita radical Moqtada Sadr, filho de Mohammed Baqer Sadr, assassinado em 1999 pelo regime de Saddam. O condenado recita a “chahada”, a profissão de fé dos muçulmanos (“Não há outro deus além de Allá; Maomé é servo e mensageiro de Allá”). Antes de se abrirem os alçapões começa outra declamação e grita o nome do profeta.

Menos de 24 horas após a execução, o corpo de Saddam Hussein foi hoje sepultado na sua terra natal em Awja, perto de Tikrit, depois de as autoridades iraquianas o terem entregue aos chefes da sua tribo e à sua família.

Sem comentários: