sábado, agosto 06, 2005

Luis Figo muda-se para o Inter de Milão

Figo assina pelo Inter de Milão até 2007

Luís Figo assinou hoje um contrato com o Inter de Milão válido até 30 de Junho 2007, depois de ter realizado esta manhã os habituais exames médicos, anunciou o clube italiano no seu sítio oficial na Internet.

Com o vínculo formalizado hoje, o internacional português encerrou uma fase de dez anos da sua carreira vivida em Espanha, dividida entre o Barcelona e o Real Madrid. A sua saída do clube da capital espanhola, presidido por Florentino Pérez, é o culminar de um conjunto de atritos com o técnico da equipa, o brasileiro Vanderlei Luxemburgo, que remeteu o primeiro dos “galácticos” para o banco de suplentes.

Cinco anos depois da polémica transferência do “Barça” para o Real – a mais cara do mundo do futebol até então –, Figo vai voltar a vestir a camisola 7, mas agora ao serviço do Inter. Apesar do clube não revelar os números que envolveram a operação, a imprensa italiana refere que o português vai receber 3,5 milhões em cada uma das temporadas que vai permanecer em Milão – o ano que ainda o vinculava ao Real valer-lhe-ia 6 milhões de euros.

Figo, de 32 anos, iniciou a sua carreira profissional ao serviço do Sporting, em 1989, onde esteve seis anos. Contudo, depois de pré-acordos assinados com os italianos da Juventus e do Parma, que lhe valeram o impedimento de alinhar em Itália, o seu destino acabou por ser o Barcelona, clube onde se impôs profissional e sentimentalmente, tornando-se uma peça fundamental para Cruyff e Van Gaal. Ao serviço dos catalães, Figo conquistou duas Ligas espanholas (1997/98 e 98/99), duas Taças do Rei (96/97 e 97/98), uma Supertaça de Espanha (95/96), uma Taça das Taças (96/97) e uma Supertaça Europeia (96/97).

Em 2000, deu-se a segunda mudança de clube do internacional português – ainda mais polémica que a primeira. A campanha eleitoral para a presidência do Real Madrid – arqui-rival do “Barça” –, tornou Figo o trunfo que levou o candidato Florentino Pérez à direcção do clube, através do pagamento da sua cláusula de rescisão (cerca de 60 milhões de euros) aos catalães e alvo do “ódio” dos adeptos do “Barça”, para quem a notícia da sua transferência para Madrid significou traição. Na capital espanhola, Figo renunciou ao seu número talismã (Raul era o dono da camisola 7 do Real Madrid), para vestir a camisola 10 dos “merengues”, ao serviço de quem conquistou mais duas Ligas espanholas (00/01 e 02/03), duas Supertaças de Espanha (00/01 e 02/03), uma Taças dos Campeões Europeus (01/02), uma Supertaça Europeia (01/02) e uma Taça Intercontinental (2002).

Depois de cinco anos de futebol e de uma novela que durou as últimas semanas, Figo vai voltar a envergar novamente o “seu” número 7 ao serviço de um clube, tal como aconteceu no Sporting e em Barcelona.

A apresentação do jogador vai acontecer amanhã, pelas 11h00, no centro de estágios do Inter de Milão e a estreia pode acontecer daqui a duas semanas, na partida agendada para 20 de Agosto, frente à Juventus, na Supertaça italiana.

Sem comentários: