quarta-feira, agosto 03, 2005

Acidente em Toronto

Avião da Airbus incendeia-se no aeroporto de Toronto

Um avião de passageiros da Air France despistou-se no aeroporto Pearson, em Toronto (Canadá), depois de ter saído de pista, na sequência de problemas registados durante a aterragem. As agências internacionais adiantam que cerca de 297 pessoas seguiam a bordo do aparelho.

Em declarações à AP, uma fonte da empresa responsável pela venda de bilhetes da transportadora aérea francesa adianta que o aparelho fazia a ligação entre o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e Toronto, com o código de voo AF358. Segundo a Air France, entre os 297 passageiros estavam 101 franceses, 104 canadianos, 19 italianos, 14 norte-americanos, oito indianos e sete britânicos.

O avião da companhia aérea francesa fazia a ligação Paris-Toronto quando derrapou ao aterrar, saindo da pista, partindo-se e incendiando-se, ao que parece devido ao mau tempo, uma vez que o acidente ocorreu num momento em que chuvas fortes e trovoadas se registavam na região. O avião, dividido em duas partes, aterrou junto da auto-estrada 401 canadiana, um dos mais importantes eixos rodoviários nos arredores de Toronto, a principal cidade do país.

De acordo com uma testemunha citada pelo canal de televisão CNN, o Airbus aterrou normalmente, antes de se partir em dois ao longo da pista, deixando-a de seguida e parando numa vala profunda coberta de vegetação. Logo que o avião se imobilizou na ravina, a tripulação abriu um dos lados do avião, de onde não se podiam ver as chamas, e disseram aos passageiros para saírem rapidamente, relatou um dos ocupantes do aparelho, Olivier Dubois..

Os números oficiais indicam que o número de vítimas é de 43 feridos ligeiros. Em conferência de imprensa, Steve Shaw, um dos responsáveis pelo aeroporto de Toronto, onde ocorreu o incidente, disse que tinham sido hospitalizadas 43 pessoas, mas nenhuma delas se encontra em estado grave. Não há vítimas mortais a registar.

Sem comentários: