terça-feira, julho 12, 2005

Mais de dois terços dos alunos do nono ano "chumbaram" na prova de Matemática

Mais de dois terços dos alunos do nono ano "chumbaram" na prova de Matemática

Apesar dos resultados maioritariamente negativos a Matemática, 74 por cento dos alunos conseguiram "passar" à disciplina, obtendo uma nota positiva no final do ano, uma vez que o exame nacional conta apenas 25 por cento para a classificação final.

Das duas uma: ou é do malho ou é do malhadeiro. Será possível que os jovens deste país sejam uma nódoa em matemática? Que apenas meia-dúzia sejam capazes de perceber o que se dá nas aulas? Serão os estudantes portugueses... burros?

Ou será afinal culpa dos professores? Do programa? Será muita matéria dada a correr impossibilitando uma melhor compreensão dos alunos? Os professores serão incapazes de dar uma atenção personalizada aos alunos em virtude de cada vez mais as turmas serem maiores?

As perguntas são muitas e ficam quase sempre por responder. Este é um problema nacional. A matemática não é um bicho papão. Mas, devido às suas especificidades, requer uma maior atenção dos responsáveis pelo ensino em Portugal, de forma a que se consiga evitar um congestionamento de matéria e um maior acesso aos alunos.

Sem comentários: