quinta-feira, julho 07, 2005

Ataques Terroristas em Londres

Explosões em Londres fazem pelo menos dois mortos e 90 feridos

Pelo menos duas pessoas morreram e 90 ficaram feridas na explosão que hoje de manhã abalou a estação de metro de Aldgate, no centro de Londres. As autoridades já confirmaram seis rebentamentos em vários locais da capital. A circulação de transportes foi interrompida.

A médica Diane Keith estava a trabalhar na zona de Aldgate quando ouviu os rebentamentos. "As pessoas estavam a sair pelo seu pé de dentro das estações e iam sendo tratadas na rua. Algumas das vítimas apresentavam ferimentos graves, havia pessoas por todo lado", contou a médica.

A maior parte do feridos queixava-se dos tímpanos e tinha feridas na cara e no corpo, disse a médica à agência Reuters. Para além das explosões em várias estações da rede de metro houve três rebentamentos em autocarros da capital britânica. As autoridades falam em seis explosões no total.

Encontrados restos de explosivos num dos locais atingidos

O chefe da Polícia Metropolitina de Londres, o comissário Ian Blair, afirma que foram encontrados restos de explosivos num dos locais atingidos por uma série de ataques que esta manhã abalaram a capital britânica. O primeiro-ministro Tony Blair referiu-se a "ataques terroristas" para classificar os rebentamentos desta manhã em Londres.

Em declarações ao canal de televisão Sky News, Ian Blair afirmou que está preocupado com o facto dos ataques desta manhã terem um carácter coordenado.

Tony Blair confirma "série de atentados terroristas em Londres"

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, iniciou a sua declaração sobre as explosões registadas esta manhã em Londres com a afirmação de que hove "uma série de atentados terroristas" na capital do Reino Unido. Blair anunciou que vai abandonar a Cimeira do G8 para ajudar a coordenar a acção das forças de segurança e socorro na capital britânica.

O primeiro-ministro revelou que, depois de uma conversa com os outros líderes do G8, ficou decidido que o encontro vai prosseguir. Ao fim do dia, Tony Blair deverá regressar a Gleneagles, na Escócia, para continuar a acompanhar as negociações do G8.

"É particularmente bárbaro que estes ataques aconteçam hoje, num dia em que se está a discutir a pobreza e os problemas ambientais no mundo", sublinhou Blair, com um semblante muito carregado. O primeiro-ministro referiu-se à existência de "vários mortos e feridos graves" em consequência das seis explosões registadas esta manhã na rede de transportes públicos de Londres.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: