Há coisas que vêm mesmo a propósito. Na semana passada estava eu à conversa com uns amigos sobre a última peça da Contigo Teatro, em particular de custos e receitas, quando ao baile veio a "estória" dos subsídios.
No caso concreto, reclamava eu que não havia propriamente uma igualdade de tratamento entre os vários grupos de teatro. Que, e a título de exemplo, apesar de nosso bom trabalho nos últimos anos e reconhecido publicamente (Birra do Morto, Despertar da Primavera, La Nonna, Sonho de Uma Noite de Verão), nós recebiamos uma miséria anual, enquanto que outros, recebiam autênticas "fortunas". Claro que fui contestado e, inclusive sugiram-me um tratamento ao osso intermédio do braço.
Na segunda-feira passada (e juro que não foi a pedido), o DN publicou uma reportagem intitulada a "Roda dos Milhões", onde publicava uma lista com os subsídios atribuidos às vários instituições e, em particular, na área da cultura, aos grupos, casas do povo, etc.
As constatações são no mínimo hilariantes. Fiquei a saber por exemplo que a o TEF em 2006 recebeu 155 mil euros. Que a "Geringonça" recebe 103 mil e a "Caneca Furada", 19.500 euros. Isto sem falar em outras "instituições" que nunca ouvi falar como o "José Manuel de Freitas" (68 mil), "Alice Rodrigues" (58 mil), entre outros.
Já agora... sabem quanto recebe o Contigo Teatro? Eu digo-vos: € 1.532,00. Repito: mil quinhentos e trinta e dois euros. Anuais. Tomei a liberdade de copiar parte da tabela para vossa consulta. Espreitem aqui. A versão integral podem ver aqui.
Mas é bom que isto seja assim, por um lado. A Associação Contigo Teatro orgulha-se de ter as suas contas em dia, graças a um controlo de despesas apertado, a uma boa gestão das receitas e investimentos nos trabalhos e pessoas. Por outro lado, é triste ver o que o facilitismo faz por outras bandas.
Como todas as obras, também esta fica à consideração do público. Nós por cá continuaremos a contar os tostões e a produzir qualidade.
5 comentários:
Caro (neste caso até seria melhor "barato") amigo, já deves ter percebido que vives numa ilha com muitas afinidades com África. Não é por acaso que na lista que publicas existem muitos que estão bem "lapados" ao regime. Alguns até andam bem curvadinhos de tanto lamber botas...
touché boris...
P.S. Parabéns pelo novo espaço...está 5 estrelas ;)
Quem é a Alice Rodrigues e o José Manuel de Freitas?
Parece-me uma situação semelhante à da Fundação Mário Soares, que recebe muito dinheiro do Governo da República para fazer... nada de nada. Zero. Nicles.
Espero que estes subsídios sejam bem aproveitados e que não sejam para eventos aos quais vão 4 pessoas (e isso nos dias bons...)
Subsidios mal distribuidos...
Como o disseste: "Candidaram-se..."
Para mim certas instituicoes nao merecem receber nadinha...
O Boris tem toda a razao...
Fiquei realmente especada ao ver a Roda dos Milhões, a serio.., com uma estúpida sensação de ter assistido a um filme surrealista, (no qual eu fazia parte) muito antigo e desfocado, devido à antiga tecnologia utilizada...
Preciso de alguém que faça as contas comigo. Será que vi bem?
Como é que acabará este filme?
Enviar um comentário