sexta-feira, março 28, 2008

Ainda há quem ajude...


Tomei conhecimento do que vos vou falar por intermédio de um amigo meu e refere-se a uma belíssima iniciativa para ajudar a vila de Inharrime e o seu projecto de apadrinhamento.


Antes que digam "quem", "onde", Inharrime é uma pequena vila a 90 km de Inhambane, capital de distrito do mesmo nome, e a 400 km do Maputo, capital de Moçambique. Em 2000 devido às cheias que ocorreram naquela província, bem como ao alastramento de doenças como a SIDA, muitos ficaram sem casa e família.


Em 2002 as Irmãs Salesianas ocorreram a um grito de socorro e foram ajudar meninas órfãs em Inharrime. A Irmã Lucília, a responsável pelo projecto que estendeu as mãos brancas para acariciar as faces negras, abriram várias campanhas e ao longo do tempo, e pouco a pouco, foi-se construindo a instituição.


Um dos seus projectos é o "Apadrinhamento das Crianças de Inharrime" que, em termos muito simples, permite que qualquer pessoa que manifeste o desejo de apadrinhar uma criança de Inharrime possa fazê-lo através da instituição, contribuindo como puder para auxiliar o seu afilhado. O objectivo é permitir que estas tenham uma infância mais feliz, uma educação, melhores cuidados de saúde e, principalmente, amor e carinho de uma Madrinha ou Padrinho especiais, só delas.


No programa "Antes Que Se Faça Tarde" da RDP África, o jornalista João Pedro Martins, dedicou os dias 7, 8, 9 e 10 de Fevereiro, a Inharrime e ao seu projecto de apadrinhamento. Igualmente na revista do Jornal de Notícias, Notícias Magazine, do dia 26 de Fevereiro, também abordou este assunto.


Mas a parte mais curiosa que descobri é que existe um blogue na internet, chamado de "Amigos do Inharrime" que nos vai mostrando os acontecimentos na vila, as ajudas que têm sido feitas, com reportagens, poemas e textos das próprias crianças que são ajudadas pelos padrinhos.


Por isso, quem quiser ajudar, siga os links neste texto. E façam alguém feliz.

Sem comentários: