segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Exploração com "Horários" certos


Começo por dizer que a realidade que vou ora falar é algo distante de mim há já alguns anos (bendito carro e lugar para estacionar na cidade do Funchal)...

Há muito que não ando de autocarro, isto se descontarmos uma viagem pela cidade que fiz no pequeno "ECO" por 50 cêntimos. Por isso não estou equipado com passes ou bilhetes electrónicos e afins. Pelo que não foi sem supresa que fiquei a saber que, se quiser andar de autocarro (imagine-se, dos Barreiros ao centro do Funchal, numa distância que não tem mais que 1 quilómetro), e não possuíndo qualquer título de transporte acima indicado, teria que desenbolsar a módica quantia de 2 euros! Sim... 2 euros!! Mais precisamente € 1,50 pela viagem e ainda € 0,50 por um cartão que representa o bilhete dos Horários e que tenho que obrigatoriamente ter se quero viajar de autocarro (mesmo que aquela vez seja a única vez que irei andar nos Horários).

Desculpem-me mas não consigo pensar noutra palavra que "chulice"... estamos a falar de praticamente 400 escudos na moeda antiga para andar "meia-dúzia" de metros! E é assim que querem incentivar o uso dos meios de transporte públicos na cidade do Funchal? Só a título comparativo, um bilhete de bordo em Lisboa pela Carris custa € 1,35 (e garanto que em Lisboa galgamos muito mais terreno). Com os preços que os autocarros e taxis praticam na Madeira, não admira que sejamos ricos!! Mais vale ir a pé mesmo... sempre fica o exercício e poupamos a mensalidade no ginásio.

13 comentários:

Anónimo disse...

O teu artigo está incompleto:


A viagem custa € 1,50 e, se não tiveres um suporte físico (o bilhete), tens de pagar mais € 0,50.

O que se calhar não sabes é que podes levar o bilhete (o pedaço de papel sem viagens) à Horários do Funchal e devolvem-te os € 0,50 do suporte físico.

Em alternativa, podes carregar esse bilhete com mais viagens, ao preço de € 0,85 cada. Podes carregar entre 2 e 31 viagens.

E, sempre que tiveres o cartão vazio (e em bom estado), podes ir à H.F. receber os € 0,50 de volta.

Portanto, em relação ao valor do suporte, estás a efectuar um adiantamento.

As viagens podem ser caras, mas também temos de ser justos. Na prática, acabas por pagar € 1,50 por viagem (ou ainda menos, se recarregares o bilhete que compraste - para incentivar as pessoas a não recorrerem aos bilhetes de bordo, que atrasam as viagens).

Também convém dizer que o argumento da H.F. para os bilhetes de autocarro na Madeira serem mais caros que na Carris e outras congéneres do continente é que, devido à orografia do Funchal, a empresa gasta mais na manutenção dos autocarros (travões, etc.) e na compra de novos autocarros (os que fazem as carreiras nas Zonas Altas têm de ter tracção às 4 rodas, por exemplo).

Achei que devia acrescentar esta correcção.

Disclaimer: não trabalho na Horários do Funchal :-)

MMV disse...

Cá na Éire... Todos os autocarros urbanos são 1,45 €... Por isso é qu eando de bike...

Unknown disse...

Essa é uma lógica que eu não percebo. Se me devolvem o dinheiro, por carga de água que tenho de pagar à partida? Muito francamente é algo que me faz confusão...

E se não querem perder tempo com aquelas pessoas que compram bilhetes no próprio autocarro, equipem-nos com pequenas máquinas que vendem os bilhetes, tal e qual os autocarros da Carris.

Quanto à questão da orografia apenas digo que é uma desculpa que serve para encarecer tudo, quer sejam transportes públicos ou outra actividade qualquer - o que atendendo ao equipamento usado actualmente, não faz qualquer sentido.

Apenas quero recordar também que na ilha temos uma taxa de IVA 6 pontos percentuais mais baixa - o que significa que, no caso dos bilhetes da "Horários" (que não é bem importado), somos cobrados acima dos 21% do Continente... mais a "prenda adiantada" que oferecemos à partida.

Anónimo disse...

Alguns esclarecimentos:

1) A lógica de teres de pagar à partida o suporte físico é que a emissão de bilhetes com RFID (identificação por rádio frequência) tem um custo.

Enquanto utilizares os serviços da empresa, tens que pagar pelo papel com o chip RFID. Logo que deixes de utilizar os serviços, devolves o bilhete e és reembolsado;

2)Já existem máquinas automáticas de venda de bilhetes. Estão espalhadas por toda a Avenida do Mar, no Anadia Shopping, na Loja do Cidadão e no Hospital. Também podes comprar/recarregar bilhetes nas lojas Payshop (tabacarias, hipermercados, mini-mercados, etc.);

3)Existe realmente um certo aproveitamento da orografia para os preços de tudo, mas basta andar de autocarro e seguir viagem até às zonas (mesmo) altas e ver os "caminhos de cabras" em que por vezes eles têm de passar. E não é com um autocarro qualquer que passam lá. É necessário autocarros com mais cavalos e com tracção às 4 rodas, que são muito mais caros que os normais; e

4) o preço base é que é mais caro, não o IVA ;-)

Unknown disse...

Pronto, está bem... vai lá receber a tua comissão. ;)


PS. Quando falei do IVA referia-me ao preço base evidentemente...

Anónimo disse...

Eu agora "vivo" em Lisboa e sou madeirense tendo orgulho na minha região, mesmo quando acontecem coisas que não estou a favor.

A situação dos Transportes na região está a ficar descontrolada, e vai desde até o transporte aéreo, o transporte marítimo e o transporte terrestre.

Vejamos então no transporte aéreo que para residentes o custo da passagem aérea já chega a um valor perto dos 210€ na tarifa mais baixa e com restrições. Para um estudante universitário vir até à sua região para estar perto da sua família, custa perto de 200€.

Visto que por 35€ podemos ir até Barcelona a partir de Lisboa(comparação semelhante à distância Lisboa-Madeira), o custo das viagens aéreas agora cobradas é um ABSURDO!

(Grande comparação!)

Em relação ao transporte terrestre, mais concretamente aos transportes públicos, se querem incentivar o transporte público, têm:
1º que pensar em MELHORES TRAJECTOS, LEVAR o transporte público a todos sítios (há muitas carreiras que no seu maior trajecto de percurso coincidem-se com outras carreiras);
2º falta de sensibilidade ambiental por parte das companhias de autocarros (!!) [em lisboa e no porto, já não existem autocarros a combustivel, USAM uma coisa nova que parece que ainda não chegou à Horários do Funchal, que é GÁS NATURAL!], e os preços dos bilhetes mesmo com essas mudanças ainda conseguem ser mais baratos que na HF;
3º Acho exorbitante o valor dos bilhetes e dos passes, e ainda mais grave (talvez) os estudantes universitários da UMa, não serem considerados estudantes!

Enfim...
A situação dos Transporte na RAM tem que ser repensada!

Anónimo disse...

Em relação aos transportes aéreos, estamos realmente a ser enra**dos. Mas a concorrência está ao virar da esquina, quando o Sócrates decidir aprovar os mecanismos de reembolso do subsídio de residente.

Em relação ao transporte terreste, não podemos ter autocarros à porta de casa de cada um...

A idéia do gás natural era muito bem pensada e mais amiga do ambiente.

Em relação aos estudantes da UMa, isso é o Governo Regional quem define, não a H.F. Mas é uma coisa que já devia ter sido resolvida há muito tempo!

Anónimo disse...

Para o Socrates 20€ já deve chegar de subsídio... os miseros 60€ que estão a ser propostos também não me convencem nada.

Os estudantes da UMa estão há anos a pedir o passe de estudante, mas nada é feito. Secalhar também a HF nos seus encontros com o Governo não se recorde do assunto, mas é um assunto que estará sempre na revolta dos estudantes universitários da UMa.

A HF há poucos aninhos adquiriu viaturas novas, porquê já não optaram por gás natural? (é + barato, e visto que têm tado a aumentar cada vez + os preços, bem que podiam optar pela valorização do meio ambiente). AH! É preciso recordar também que a HF também já beneficiou de apoios europeus...

Portanto na minha optica, uma melhora gestão quer administrativa, quer no serviço ao público deveria ser seriamente pensado.
Em questão aos cartoes magnéticos, enfim...vamos ver um exemplo, os estrangeiros que visitam a nossa ilha, precisam de adquirir o tal cartao de 0.5€ + bilhete, achas que é comodo para um turista ter que ir reclamar os seus 0.5€?
Poderiam continuar a vender os bilhetes, mas só em papel, sem picar,tal como a carris e a STCP faz por cá.

MMV disse...

fábio correia...

Diga qual é o passe que a Carris, o metro?! tem para os estudantes das universidades?! ahh.. Pagam o mesmo... Isso dos estudantes da UMa serem uns coitadinhos já farta... Mete-me nojo... Porra... Tem cursos de merda, qualidade merda de ensino, pagam o mesmo que as melhores universidades do país e nunca reclamaram por isso... Agora vem falar de transporte?! Que crescam, tomem juizo esses meninos mimados... Por mim a UMa fechava-se, nao se perdia nada, os madeirenses só ganhavam em ter os estudantes no continente com um ensino de qualidade. Quando houver dupla tutela penso que tudo se irá alterar... Estou farto de demagogia a defender algo que nada vale.

E isso do gás resume à cidade de Lisboa e nao à Grande Lisboa, porque o Eco utiliza outro tipo de combustivel...

Aconselho-lhe a ir à margem sul ou apanhar um TST e verá que precos irá pagar e depois diga-me... "Afinal os HF sao bem melhores..."

Tenho um amigo meu que mora 2 paragens antes de mim na Charneca de Caparica e paga perto de 70 euros por mes de passe... e eu pagava perto de 25 euros por mes... Eu sinceramente acho que pagamos pela qualidade de transporte que temos...

Anónimo disse...

Eu em Lisboa pago unicamente 16 euros por mês e ando as vezes que quiser de metro. Antes pagava 26 euros apenas e podia andar em todos os autocarros, metros e eléctricos. A diferença é bem grande do Funchal. Os HF são uma merdinha. Desde atrasos imensos, poucos autocarros e um balurdio dos passes e bilhetes. É UM ABSURDO.

Engraçado é que sou capaz de levar MEIA HORA para ir da AJUDA ao centro do FUNCHAl e em Lisboa pelo mesmo tempo vou da Pontinha, junto ao centro comercial Colombo até Santa Apolónia no mesmo tempo (quer agora, quer antes quando tinha que sair do metro e ainda apanhar um autocarro).

Vergonhoso. Não há desculpas! Quanto ao outro lado do rio...isso como é o deserto, nem é bem Lisboa, o presidente da câmara está-se literalmente a cagar...

MMV disse...

Que xenofobia pela margem sul...

Em Lisboa! Quantas são as pessoas que vivem no "centro" de Lisboa? Comparado com aquelas que vivem nos arredores e trabalham no "centro" de Lisboa?

Lisboa têm imenso transito, tem a vantagem de ter faixas de rodagem para os autocarros e etc... E digo que os HF não são tão maus como descritos aqui...

A presidenta da CMA não está a cagar se olhares para o investimento que o Governo faz na margem sul, olha metro sul do tejo que anda em média 100 pessoas por dia... E foi um grande investimento.

E quantos assaltos há nos autocarros, electricos, metros e estações em Lisboa? Isso também é muito interessante constatar...

Anónimo disse...

Bem, acerca dos transportes da Margem Sul, principalmente a do Metro do Sul, veio dar uma nova reformulação urbanística a toda uma grande área, isto porque eu já viajei nos TST's e no Metro. Digo, por experiência que compensa muito mais ir de Metro do que Autocarro, quando estes têm trajectos similares. Um bilhete de bordo no autocarro são 1.70€ (se já não aumentou!), e no metro 0.85€+suporte chega a ser bem compensador, mesmo quando temos o suporte pagar só .85 ja leva uma diferença de quase 1€ sobre o autocarro. É bom referir que pagam menos e têm melhor qualidade de transporte.

(Boa Filosofia hein!)

Não sei se dá pra entender, mas com isto pode-se atingir o tal objectivo de incentivar os utentes a utilizarem tranportes públicos com qualidade, ao contrário das existentes com já média de vida perto dos 15 anos.
Eu sempre vi a HF com os mesmos tipos de autocarro, mudando só o interior...acho que com o dinheiro que vão chulando, bem poderiam investir num design apelativo nos autocarros, amigos do ambiente... etc.

A linha ECO, são uns autocarrozinhos, 5 a 8 por aí. Quantos é que circulam da HF pelo o Funchal? Vejo aos montes...

ex. Quando temos 100 e tal a poluir, de que vale 5/10 amigos do ambiente?

MMV disse...

Quais são da Margem Sul que não poluem... Esse preço do metro é só porque não anda ninguém.

Então se apanhar o Fertagus até ao Pragal e apanhar o autocarro até à Costa ou Trafaria sabe o preço? Só da viagem de autocarro? Acho que está a fazer contas só para uma pequena viagem, que aquilo funciona tipo zonas. E sabia que na Margem Sul nunca poderá comprar um bilhete (isoladamente) terá que comprar uma carteira de 5 bilhetes... E como aumenta os preços de 3 em 3 meses, esses titulos de transporte só tem uma validade de 5 meses.

Eu "vivo" na Margem Sul, sei como funciona... Já fiquei várias vezes parado a meio da estrada nos TST, pela falta de qualidade. E melhor sabia que os autocarros nem tem um "Parar" mas sim está em Alemão... Há quem diga que aquelas são os autocarros que transportavam os judeus na Alemanha Nazi, de tão maus que o são!

Eu sinceramente dou-me por satisfeito e sei que vão voltar a melhorar os autocarros na Madeira. E sabe que os autocarros não poluidores não tem "tanta" potência para subir e descer tantos caminhos... E já agora o "GPS" que os HF têm, não é aumento de qualidade? Acho formidavel...