sábado, junho 02, 2007

O Programa que era "mentira"...


O reality show holandês The Big Donor Show (O Grande Dador), em que uma mulher deveria escolher um concorrente para doar um rim, afinal foi uma farsa da estação de televisão BNN que teve como objectivo chamar a atenção para o problema da falta de órgãos para transplante no país. A mulher que iria doar o seu rim em directo é afinal uma actriz, mas os três candidatos estão mesmo na lista de espera para receber um rim. "Queríamos chamar a atenção para as vidas deles e para os seus problemas", disse o apresentador do concurso, Patrick Lodiers.

O suspense foi mantido até ao último momento, pouco antes da hora marcada para o anúncio do vencedor do concurso. Em vez de ficarem a saber quem iria ficar com o rim, os telespectadores foram surpreendidos com a revelação de que a vítima de cancro era afinal uma actriz e que o programa servira apenas para chamar a atenção dos holandeses para o problema.

À margem da discussão ética há um mérito a reconhecer à estação, que é o facto de pôr na boca do mundo ocidental, a problemática do transplante de orgãos, mais precisamente, à sua falta. Numa sociedade cuja população está cada vez mais "poluída", com o mau uso do nosso organismo, e confira-se, algum egoísmo na hora da morte associado a crenças religiosas ou filosóficas, há uma escassez de dadores, facto do qual não poderá estar dissociado ao incremento de um número maior de pessoas a precisar de orgãos novos!

Só a título de curiosidade, a transmissão do programa foi marcada para o dia do 5º aniversário da morte do fundador do canal BNN, que morreu à espera de um órgão durante sete anos.

Sem comentários: