quarta-feira, junho 20, 2007

As Palavras de Severn Suzuki

A ECO-92, Rio-92, Cúpula, ou Cimeira da Terra, nomes pelos quais é mais popularmente conhecida a Conferência das Nações unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizou-se de 3 a 14 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objectivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-económico e industrial com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra.

Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e preservar a existência de outras gerações.

A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Desse encontro saiu a Carta da Terra, documento oficial da RIO-92, um conjunto de três convenções (Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas), uma declaração de princípios e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente). Dos 175 países signatários da Agenda 21, 168 confirmaram sua posição de respeitar a Convenção sobre Biodiversidade.

A ECO92 também foi o palco de uma menina de 12 anos. Severn Sukuzi, uma jovem canadiana, subiu ao palco e falou sobre o futuro com os homens mais poderosos do mundo. Na ECO'92, o seu discurso ficou para a história e conseguiu arrancar aplausos daqueles que controlavam o planeta. Sinceros? Vejam o vídeo...


Embora a Convenção de Mudanças Climáticas, estabelecida a partir da Eco-92 e da Agenda-21, tenha sido ratificada pela maioria dos países, o mesmo não aconteceu com o Protocolo de Kyoto de 1997 (que estabeleceu metas para a redução da emissão de gases poluentes que intensificam o "efeito estufa", com destaque para o CO2). A ratificação do Protocolo de Kyoto pelos países do mundo esbarrou na necessidade de mudanças na sua matriz energética. Os elevados custos recairiam, principalmente, sobre os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos e a Rússia. Foi o próprio presidente George W. Bush que declarou que não iria submeter o avanço da economia norte-americana aos sacrifícios necessários para a implementação das medidas propostas.

Na ECO92 Severn fez exactamente o que toda aquela conferência não conseguiu produzir: mostrar que ainda havia pessoas que se preocupavam com o futuro do nosso planeta. Que, ao contrário da imagem que se quer passar para o mundo, afinal ainda importa o local em que nascemos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenho nem palavras pro discusro dessa garota! Ela devia se candidatar a presidência!
Achei seu blog no google, quando fui procurar informações sobre Severn Sukuzi, e vi que não tinha nenhum cometário! Achei importante mostrar que isso deve ser comentado, mesmo que eu fique sem palavras.

Abraços