terça-feira, outubro 31, 2006

O Dia das Bruxas


O "Halloween" ou "Dia das Bruxas" é uma festa típica da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de Outubro. Embora sem grande expressão em Portugal, a sua origem é um tópico de conversa interessante.

Por exemplo, as bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que o nome anglo-saxónico "Halloween" é traduzido para o "Dia das Bruxas" em português.

O nome Bruxa surgiu ainda na Idade Média quando a Igreja condenava com a Santa Inquisição as pessoas culpadas por desrespeito às leis de Deus. Essas pessoas, ditas hereges, eram torturadas ou queimadas numa grande fogueira em praça pública. Descreveu-se então um perfil de mulheres que possuíam esses poderes mágicos por terem pacto com o demónio.

Segundo várias lendas, as bruxas reuniam-se duas vezes por ano, durante a mudança das estações: uma vez no dia 30 de Abril e outra no dia 31 de Outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam numa festa cujo anfitrião era o próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de patifarias.

Assim, esta era a altura em que elas ficavam mais expostas e que podia ser vistas. Diz a lenda que para encontrar uma bruxa era preciso colocar as roupas do corpo "do avesso" e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, seria possível ver uma bruxa!

Alguém quer tentar?

segunda-feira, outubro 30, 2006

Água Oxigenada

Recebi um e-mail a dizer maravilhas do "peróxido de hidrogénio". Quem, perguntam vocês? Ai Jesus... para os menos cultos, o peróxido de hidrogénio é um composto químico (H2O2), na forma de um líquido viscoso e poderoso oxidante. Em solução aquosa, é incolor, à temperatura ambiente com um característico sabor amargo, e é conhecido comercialmente como... água oxigenada.

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena nos soldados na frente de batalha. A pesquisa procurava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfectantes que existem. No entanto, esta sua caracteristica é pouco divulgada e facilmente entende-se porquê. Um produto desta natureza, barato e simples de usar, concorre com os outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Logicamente, não há um interesse comercial no seu uso em larga escala.

Estive à procura na net, de informações que confirmassem estas características da água oxigenada. E, para meu espanto, encontrei muita informação sobre a mesma, desde sites científicos a blogues vários.

Segundo estes, a água oxigenada permite variadíssimos usos, como por exemplo:
– Uma colher de sobremesa do líquido, bochechando e cuspindo, durante alguns minutos, é suficiente para eliminar a maioria das bactérias da boca, branqueando inclusive os dentes! Convém não engolir, no entanto.
– Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas orais.
– Um pouco de água oxigenada num pano é capaz de desinfectar superfícies várias. É excelente para usar em cozinhas e/ou casas de banho.
– Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfectados após o uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
– Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro.
– Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos reportados de gangrena regrediram com o seu uso.
– Roupas que precisem de desinfecção (lençóis, fraldas, etc...), ou aquelas em contacto com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfectadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.

Já agora, como nota final, "água oxigenada a 3%" (de peróxido de hidrogénio) e "água oxigenada a 10 volumes", são designações usadas para identificar a água oxigenada que se encontra geralmente no mercado, que se compra em farmácias, super-mercados, etc.

Bem... nada como testar. Quem é o voluntário?

O Sahara Norte


Aparentemente o aumento da temperatura do planeta trará mais efeitos nefastos que o degelo da Gronelândia. Segundo um relatório britânico divulgado hoje, Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus que mais devem se preocupar com o aquecimento global.

O relatório Stern, encomendado pelo Governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, evidencia as grandes variações climáticas na Europa, salientando que as regiões vão ser afectadas de maneira diferente, e aponta consequências como a falta de água, ondas de calor e fogos florestais.

"O Mediterrâneo vai assistir a um aumento do 'stress' hídrico, ondas de calor e fogos florestais. Portugal, Espanha e Itália serão os países mais afectados. Isto poderá levar a uma mudança para Norte no que respeita ao turismo de Verão, agricultura e ecossistemas", refere o documento.

Para terem uma pequena ideia, as ondas de calor, como a que aconteceu na Europa em 2003, que provocou a morte de 35 mil pessoas e prejuízos a rondar os 11,7 mil milhões de euros na agricultura, serão comuns em meados do século.

Acham que está um calorzinho anormal para esta altura do ano? Pois bem, vão-se habituando. Meus amigos, aí vem o Sahara...

domingo, outubro 29, 2006

TGV já tem rota...

(imagens TVI)

Aparentemente já há traçado delineado para o futuro TGV - "Train à Grande Vitesse", que ligará Lisboa a Madrid (com ramificação para o Porto).

Independentemente das fantásticas características do TGV, com este também vêm acopladas uma série de exigências, em particular a construção de uma linha especial, conhecida como LGV (linha de alta velocidade), bem como o mega custo deste aparelho.

Logo, a minha pergunta é: pelo que o estado vai pagar (ou seja, todos nós), o TGV trará rentabilidade adequada ao seu custo? Se sim, óptimo. Se não, já basta os vários "elefantes brancos" por esse país fora.

Switching faces...


Pessoas cujas caras ficaram destruídas em resultado de incêndios, acidentes e infecções, têm agora uma nova esperança de tratamento.

Depois do primeiro transplante de cara parcial foi feito no ano passado, em França, o comité de ética do Royal Free Hospital de Londres, aprovou o primeiro transplante total de cara, numa operação que, embora ainda sem data marcada, será realizada pela equipa liderada pelo médico-cirurgião Peter Butler.

Já estou é a imaginar outros "interessados" nesta particular cirurgia. E para muitos, o valor de 37 mil euros, preço estimado das operações de transplante de cara, não será problema.

O poço (sem fundo) dos desejos

Nesta última semana, o "jackpot" do Euromilhões era de 113 milhões de euros. Uma quantia fabulosa que levou a maioria dos madeirenses a comprar os seus números da sorte.

Foi também nesta semana que saiu no DN Madeira, uma notícia muito curiosa. Segundo os dados oficiais do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desde que o Euromilhões foi lançado em Portugal, há precisamente dois anos, os madeirenses já investiram mais de 44 milhões de euros em apostas. Este valor quase que chega para cobrir o montante das verbas que o Estado quer reduzir na transferência para a Região Autónoma da Madeira, estimada na ordem dos 47,8 milhões de euros, de acordo com os dados da Secretaria Regional do Planeamento e Finanças.

Para terem uma ideia mais concreta, este valor corresponde, por exemplo, ao quíntuplo daquilo que o Governo Regional concedeu, através de subsídios, ao sector da Educação na Madeira, em 2005. Dava para subsidiar durante 5 anos: 27 estabelecimentos de ensino público e privados, associações académicas, transporte a estudantes e crianças que residem em zonas isoladas e desfavorecidas, bolsas de estudo a alunos no estrangeiro, além de pagar a fornecedores e outros beneficiários.

Os 44 milhões de euros investidos nestes dois anos de vida do Euromilhões, são também superiores ao global das verbas concedidas pelo Governo Regional (ao abrigo de contratos-programa de cooperação técnica e financeira) às onze câmaras municipais madeirenses que, em 2005, ano de eleições, não foram além de 37 milhões de euros.

E apesar da probabilidade de um jogador adivinhar na chave sorteada ser de um em 78 milhões, aparentemente isso não é suficiente para retirar a esperança aos apostadores madeirenses que, no cômputo nacional, até estão bem cotados na lista dos que mais perseguem a sorte europeia. Um sinal dos tempos.

quinta-feira, outubro 26, 2006

O gelo da Gronelândia está a derreter rapidamente


A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou hoje que a vasta camada de gelo que cobre a Gronelândia está a derreter rapidamente, com perdas de 155 gigatoneladas de gelo por ano entre 2003 e 2005.

Esta informação foi obtida através de um estudo, publicado ontem na "Science Express", que se baseia-se num novo método de análise de dados dos dois satélites Grace (Gravity Recovery and Climate Experiment), lançados em Março de 2002, que revela informação detalhada sobre onde e quando ocorreram alterações à massa de gelo da Gronelândia.

Andamos literalmente a dar cabo do planeta. Enquanto não nos entendemos, continuamos a brincar aos sinais de fumo (poluente)...

quarta-feira, outubro 25, 2006

Um num milhão

(Foto: EPA/NNP)

Os gémeos Layton (à dir.) e Kaydon Richardson, de Middlesbrough, em Inglaterra, são um caso raro. Devido a uma determinação genética raríssima, nasceram com cor de pele diferente, o que os especialistas consideram ser um caso num milhão. É isto e ganhar o Euromilhões... chiça!

Tempestade em Portugal

Leiria (Foto: Paulo Cunha/Lusa)

Coimbra (Foto: Paulo Novais/Lusa)

Pombal (Foto: Paulo Cunha, Lusa)

Lisboa (Foto: PortugalDiário)

Coimbra (Foto: Paulo Novais/Lusa)

Ceira (Foto: Tiago Madeira)

Que confusão! Cá na Madeira choveu imenso, mas felizmente não causou danos de maior e, segundo consta, os planos de prevenção funcionaram bem. Ao menos isso, vá lá...

Ai quando o George fala...

(Foto: Richard Drew/AP)

Quarta-feira: A conferência do presidente George W. Bush passa nos ecrãs de televisão da cabine do Credit Suisse situada no rés-do-chão do New York Stock Exchange (aka, bolsa de valores). Os títulos estiveram incertos nas primeiras horas, enquanto o mercado aguardava o relatório da Reserva Federal sobre o estado da economia.

A expressão do homem é impagável. Até parece dizer: "ai, valho-nos Deus, senhor! Quando este homem fala, coisa boa não acontece!... ai Jesus... lá se vão as minhas acçõezinhas pelo cano abaixo!".

terça-feira, outubro 24, 2006

Atelier de Dança Música e Arte

(a pedido da minha amiga Vanessa)


O Atelier de Dança Música e Artes é um projecto dedicado ao ensino das Artes do Espectáculo.

No Atelier pretende-se formar crianças desde a mais tenra idade, possibilitando-lhes o contacto com diversas actividades ligadas às Artes do Espectáculo. Com este projecto, crianças, jovens e adultos têm a possibilidade de se dedicarem a uma ou até mesmo a várias actividades em paralelo, de acordo com o seu gosto e vocação natural.

Pretende-se oferecer um ensino de qualidade que possibilite uma futura carreira neste ramo ou simplesmente desenvolver o gosto e apreço pelas Artes do Espectáculo.

Todos os professores que colaboram neste projecto são devidamente qualificados e dedicados à Arte que ensinam. Em conjunto pretendemos trabalhar para formar jovens adultos capazes de socializar, valorizar o seu próprio trabalho, de estar e agir em qualquer situação com autonomia e confiança.

Reunindo a Dança, o Canto, o Teatro e as Artes Plásticas, o projecto deste Atelier é um projecto original e inovador, que poderá ter um papel muito importante para o desenvolvimento do Ensino Artístico na Madeira, nomeadamente no ramo das Artes do Espectáculo.

Já abriu no Funchal. Aproveitem.

O adeus do "Barão Vermelho"


Como já havia anunciado, Michael Schumacher decidiu retirar-se definitivamente do volante e disse adeus ao cockpit do seu Ferrari, após o GP do Brasil, no passado domingo (embora leve o carro para casa como prenda).

É o fim da era Schumacher. Um dos maiores pilotos de sempre, deixa para trás um legado constituido por 7 títulos mundiais, inúmeros recordes, milhares de troféus, e um exemplo a seguir pelos mais novos.

A carreira de Michael Schumacher tem muitos episódios edificantes e igualmente muitos episódios polémicos. Mas é indiscutivelmente vitoriosa e, ao mesmo tempo, humana, polvilhada de erros e fantásticas condições. Amado por uns, odiado por outros, a sua retirada deixa um sentimento comum: vai deixar saudades, o "Barão Vermelho".

As raias voltam a atacar...


Um homem na Florida, nos Estados Unidos, está em estado crítico, após uma raia de cerca de metro e meio de comprimento, ter saltado para o barco onde aquele se encontrava e de o ter apunhalado no peito, segundo relatos da Associated Press.

O ataque a James Bertakis, de 81 anos, ocorreu na passada quarta-feira, quando este passeava de barco juntamente com a sua neta e uma amiga. Este insólito acontecimento deixou Berkatis com um "arpão" de 40 centímetros enfiado no peito. A raia acabou por morrer no barco e, mais tarde, foi mantida em gelo e transportada para a instituição "Florida Fish and Wildlife Conservation".

Apesar de os cientistas reclamarem que estes casos são raros, é já o segundo ataque de raias a humanos no espaço de um mês, sendo que o primeiro ataque provocou mesmo a morte do famoso "caçador de crocodilos" australiano Steve Irwin.

A Galeria "Espaço Recordação"


Uma galeria vazia, sem sequer uma "instalação" entre as suas quatro paredes totalmente nuas, parece ser o "último grito" da moda na arte conceptual, a julgar pela "exposição" agora inaugurada no Chapter Artes Centre, em Cardiff, País de Gales.

Explicam os organizadores que a ideia é "existir em dois espaços ao mesmo tempo": o espaço vazio onde, nesse momento, se encontra o visitante (da exposição) e o outro, o da sua memória. Para que tal aconteça, os visitantes são convidados a recordar as suas experiências noutras galerias.

O seu autor, Simon Pope, de 40 anos, professor da Escola de arte e desenho de Cardiff, assegura que o seu projecto, é absolutamente sério. Para comprovar esse seriedade, assegurou a colaboração do dr. Vaughan Bell, neuropsicólogo cognitivo do hospital Maudsley, de Londres.

E qual o objectivo desta curiosa associação? Supostamente uma maior e melhor compreensão das neuroses, em particular de um transtorno conhecido como "paramnésia reduplicativa", que é a crença ilusória de que um determinado lugar foi "duplicado", isto é, que existe noutro ponto simultaneamente.

Ah... diga-se ainda que o artista obteve financiamento público e privado para o seu projecto, concretamente do Conselho para as artes de Gales e a Fundação Wellcome para a colaboração entre as artes e a ciência.

Ok... ok... apesar de tudo, já ouvi desculpas piores.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Mãos pintadas com henna

(Foto: EPA)

Raparigas paquistanesas mostram as suas mãos decoradas com henna, em Multan, Paquistão. As pinturas, às quais se dá o nome de Mehdi, celebram o Eid al-Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadão.

Onde cabe um panda...

(Foto: Color China Photo/AP)

Os pandas gigantes são uma espécie endémica da China, que durante largos anos esteve fortemente ameaçada de extinção. A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocaram o panda em rápido desaparecimento.

Mas se há coisas em que os Chineses são bons, é a fazer-se respeitar dentro do próprio território. A lei chinesa é extremamente rígida e protectiva. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter disparado sobre um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados à morte, depois de terem sido presos transportando peles de panda. A partir de 1997 passou-se a punir os infractores com uma pena de 20 anos de prisão.

O número de pandas selvagens na China está estimado em 1596. Em 2000 contavam-se 1114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de DNA coletado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade.

Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão num centro especializado em Sichuan. Este ano já nasceram 25 destes ursos em cativeiro na China, o que já é considerado o "baby boom" desta espécie. O número recorde fez com que os jovens pandas tivessem companhia para brincar nesta árvore do Wolong Giant Panda Protection Center, na província chinesa de Sichuan.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Que belo exemplo...

Alguém quer tentar advinhar a conversa entre os presidentes?

O presidente Vladimir Putin está envolvido novamente em polémica. O jornal russo Kommersant publicou frases supostamente ditas pelo presidente russo, antes da sua reunião de terça-feira com Olmert, e após a troca de cumprimentos entre as duas delegações, quando a imprensa já abandonava a sala e o presidente achava que os microfones tinham sido desligados.

«Transmita as minhas saudações ao seu presidente. Vai, garanhão! Violar 10 mulheres! Não esperava isso dele. Surpreendeu todo a gente. Todos nós estamos com inveja», disse Putin, citado pelo jornal.

Francamente, não me admira nada que o presidente russo tenha proferido tais declarações. Putin é uma das personagens mais complexas e polémicas do início deste século. É uma espécie de evolução do novo político russo, uma mistura entre padrinho mafioso e ex-dirigente do KGB.

E o outro tem um currículo "invejável" de facto. Presidente israelita desde 2000, Moshe Katsav é suspeito, aos 61 anos, de violação de funcionárias, agressão sexual, assédio, prevaricação, obstrução à justiça, escutas telefónicas dos seus funcionários, má gestão de fundos públicos e violação de confiança. No entanto, insiste em continuar à frente da Presidência.

Que dupla...

Referendo sobre o Aborto (outra vez)...


Li no jornal o "PÚBLICO" que se o referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) até às dez semanas fosse hoje, o "sim" ganharia com 72% dos votos válidos, contra 28% para o "não". Estes foram os resultados finais da consulta popular, numa sondagem feita pela Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1.

Apesar destes valores indicativos do "sim", quanto à intenção directa de voto para o "sim" é de apenas 53 por cento, contra 21 por cento para o "não" e 10 por cento de indecisos. A estes juntam-se ainda 16 por cento de eleitores que não tencionam ir votar.

Seja como for, promete esta nova tentativa de referendar a despenalização da interrupção voluntária da gravidez (ié, o aborto). Numa sociedade prominantemente católica como a nossa, é um tema demasiado polémico, roçando às vezes o irrealista. Toda a gente sabe que nada impede uma mulher de terminar com uma gravidez, a não ser a própria. Ao menos que tomem estas decisões de plena consciência e em que as façam em ambientes protegidos. Admire-se a vontade e coragem política de submeter a decisão ao povo.

A invisibilidade


A invisibilidade sempre foi uma espécie de desejo secreto da humanidade - numa manifestação máxima de poder. O que é somos capazes de fazer, quando as únicas limitações estão na nossa cabeça? Quando ninguém nos consegue ver e por consequência, não sabe que somos nós? Quem nunca sonhou em poder ser invísivel? Pois, esse desejo já esteve mais longe de ser realidade.

Uma equipa de cientistas britânicos e americanos testou com sucesso um "manto de invisibilidade", ao tornar um pequeno cilindro de cobre imperceptível aos sinais de um radar. O "manto", na verdade um objecto circular feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre, fez com que as ondas emitidas pelo radar se desviassem dele e se reencontrassem do outro lado, tal como faz a água de um rio quando passa por uma pedra.

O experimento é parte de um projecto do físico John Pendry, do Imperial College de Londres, iniciado há cinco meses. Pendry usou o laboratório e a colaboração de cientistas americanos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte para fazer o "manto" funcionar.

No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Para tornar um objecto invisível diante dos olhos de alguém, seria preciso fazer aos raios de luz, o mesmo que foi conseguido com as ondas do radar. E há outro problema maior que a invisibilidade acarreta, que é o alto interesse bélico que o "manto da invisibilidade" do Harry Potter pode despertar em organizações militares.

O regresso a casa

(Foto: Larry W. Smith/EPA)

Hanna abraça o pai, Brandon Addington, um dos 151 soldados norte-americanos que estão de regresso a casa em Topeka, no Kansas, após um ano ao serviço do Exército norte-americano no Iraque, no âmbito da operação liderada pelos Estados Unidos naquele país.

Como é que se explica a uma criança que o pai tem que ir para o outro lado do mundo, para um país desconhecido, combater contra gente que nunca viu, numa guerra que ninguém sabe explicar? A uma criança cuja noção de felicidade é meia dúzia de brinquedos, amigos para brincar e os pais perto dela.

Pois é, pois é...

Say "cheese"...

(Foto: Baard Ness/EPA)

Uma foca encontra uma abertura no gelo do Árctico, na ilha de Svalbard, a Norte da Noruega. Esta imagem valeu o segundo prémio ao fotógrafo Baard Ness na categoria Retratos de Animais da competição Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, instituído pelo Museu Nacional de História britânico.

quinta-feira, outubro 19, 2006

O novo Estádio do CS Marítimo

Esta foi a reportagem da RTP Madeira sobre a apresentação do novo estádio do Marítimo, na zona da Praia Formosa. Finalmente pudemos espreitar aquela que será a futura casa do nosso clube. Segundo a reportagem, o estádio terá uma capacidade perto de 10 mil lugares, todos sentados e cobertos, um parque de estacionamento de 1500 automóveis, mais restaurante, lojas e alguns institutos do Governo Regional, tal como o Instituto do Desporto (IDRAM). O primeiro jogo do Marítimo no novo estádio está marcado para a época 2008/2009.



PS. Peço desculpa pelos barulhos de fundo, mas o video foi gravado à pressa e não foi editado.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Apanhados no Acto


"Apanhados no Acto", texto original de Michael Fryan, agora com produção de Roberto Costa do grupo Teatral de São Gonçalo, estará em exibição a partir do dia 25 deste mês, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Aos meus amigos participantes desejo "muita merda".

terça-feira, outubro 17, 2006

Coreia do Norte "declara de guerra"


O ministério norte-coreano dos Negócios Estrangeiros classificou hoje as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas como "uma declaração de guerra". O ministério norte-coreano garante que o país pretende a paz mas sublinha que não teme a guerra. Por isso, vai "atacar sem piedade" se a sua soberania for violada, prometendo que vai observar as movimentações dos Estados Unidos e adoptar "as medidas adequadas".

Bonito. Vamos ter dois países psicóticos a brincar com armas nucleares. Depois da crise dos mísseis, aí vem a crise do nuclear.

O regresso dos inquisidores


O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou hoje uma lei que autoriza o recurso a "métodos agressivos" nos interrogatórios a suspeitos de terrorismo e que permite o seu julgamento por tribunais militares. A nova lei concede ao Presidente o poder de interpretação das regras internacionais sobre o tratamento de prisioneiros, autoriza o julgamento de suspeitos de terrorismo em tribunais militares e não exige que qualquer deles seja defendido por um advogado.

Tudo com a desculpa já gasta do fatídico 11 de Setembro de 2001. Bush rejeita a ideia de que a nova lei vá permitir a tortura de suspeitos de actos de terrorismo, mas alguém ainda acredita nisso? Bye, bye "Convenção de Genebra"...

Professores em greve

A greve nacional de dois dias foi decretada conjuntamente pelos 14 sindicatos do sector a 5 de Outubro, Dia Mundial do Professor, durante a marcha nacional de protesto, que reuniu em Lisboa mais de 20 mil docentes.

Esta é a segunda paralisação nacional convocada para contestar a proposta de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), depois da greve de 14 de Junho, que contou com uma adesão de 70 a 80 por cento, de acordo com a Federação Nacional dos Professores, e inferior a 30 por cento, segundo o gabinete da ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

A divisão da carreira em duas categorias (professor e professor titular), a imposição de quotas para aceder à mais elevada e o modelo de avaliação de desempenho (que inclui critérios como a apreciação dos pais, as taxas de abandono e insucesso escolar dos alunos) são alguns dos aspectos mais criticados pelas organizações sindicais.

E justamente, pergunta-se? Para todos os efeitos o plano a aplicar pretende implementar um sistema que distinga os competentes dos incompetentes, num sector específico de função pública.

Um sistema que a maioria dos professores não quer. E em vez de considerarem dignificante para a sua classe, que exista uma política governamental que a expurgue de uma "minoria" de incompetentes que por lá andam a dar mau nome a uma classe que merece maior dignidade e prestígio, seguem os chamamentos dos sindicatos.

E o que pretendem? Ora, o acesso automático ao topo da carreira a todos os docentes, pela sua mera antiguidade e independentemente do mérito profissional demonstrado no exercício da sua profissão. A avaliação do seu desempenho é logicamente prejudicial.

Quem nunca apanhou um mau professor? Incompetente? Autoritário e ditatorial? Até quando será permitido que a incompetência forme as novas gerações? Se o professor foi bom e competente não terá receio do seu trabalho. Só os maus trabalhadores temem uma diferenciação ou uma progressão nas suas carreiras baseadas no mérito.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Conan nos "Emmy Awards"

Os Emmy Awards são os prémios conhecidos como os "óscares da televisão", que todos os anos premeiam os melhores da tv norte-americana. Este ano, a cerimónia foi apresentada pelo Conan O' Brian, conhecido apresentador do "Late Night" da NBC. O sketch que vamos ver a seguir, foi a introdução à 58º cerimónia dos "Emmy Awards", onde o Connan faz uma paródia a vários programas de sucesso da tv, entre os quais os nossos conhecidos "Lost - Perdidos", "The Office", "House MD" e "South Park". É superdivertido e vale a pena os minutos gastos na sua visualização.

Nota aos chineses

Novo desenvolvimento no dossier "Coreia do Norte". A China colocou arame farpado numa parte da sua fronteira com a Coreia do Norte, depois de Pyongyang ter anunciado a realização de um ensaio nuclear. O objectivo dizem, é impedir a saída de refugiados norte-coreanos para a China.

Nota para os chineses: uma barreira de arame não pára um míssil.

A corrida dos patinhos

(Foto: Roberto Escobar/AP)

Milhares de patinhos de borracha flutuam no rio Suchitlan, em Suchitoto, nos arredores de San Salvador. Os habitantes locais compraram patinhos por cinco dólares - os que chegaram mais depressa à meta deram prémios aos seus donos. Os lucros da corrida de patinhos de borracha foram entregues às famílias de polícias que morreram no cumprimento da sua profissão.

A voz da menina Bianca Ryan

A música tem um poder devastador de emocionar sem cobrar, de fazer rir, chorar, alegrar ou apenas recordar. É capaz de deixar uma marca indelével de um determinada época ou simplesmente de um pequeno episódio das nossas vidas. E tocados por Deus são aqueles que possuiem o dom da música e, com ele, fazer encantar o mundo.

Bianca Ryan tem 12 anos. Com apenas 11 anos, e 296 concorrentes depois, esta menina de Filadélfia, arrasou no programa da cadeia NBC "America's Got Talent". Pura emoção, vale cada minuto da sua audição.

domingo, outubro 15, 2006

Será verdade?

Ontem, uma colega minha contou-me um caso que me deixou algo perplexo e que vou relatar aqui, mas omitindo os nomes e locais como é óbvio.

A história resume ao seguinte: um edifício em condomínio mandou fazer uma auditoria às suas contas e descobriu que a empresa que lhes fazia a administração do condomínio, durante dois anos desviou fundos para proveito próprio. O sr. Administrador do condomínio dirigiu-se a esta minha colega e expôs-lhe o assunto, pelo que ficou decidido apresentar uma queixa-crime contra essa empresa.

E assim foi feito. Recolhidos que foram os documentos, facturas, o relatório da auditoria, tudo foi entregue ao Ministério Público. Como sabemos, a posterior investigação de matéria criminal, cabe a esta instituição do estado. Há duas semanas sensivelmente, a minha colega foi contactado pelo advogado da tal empresa de condomínio. Informou este que, estava marcada uma acareação (para quem não sabe é um confronto de testemunhos de duas pessoas, face a face, para esclarecimentos), e que como tal, queria que a minha colega lhe informasse do que se tratava. Esta minha colega, para insatisfação do advogado, limitou-se a dizer o óbvio: que se tratava de uma queixa-crime e que, como deveria perceber, o resto encontra-se em investigação pelo MP, logo em segredo de justiça.

Entretanto, ontem, a minha colega contou-me que a acareação havia sido feita e que, no final, a sra. Procuradora do MP, havia pedido ao seu cliente, para que fornecesse as informações que o advogado da empresa havia pedido antes! Mais uma vez, o meu queixo foi ao chão. A justificação foi de que, esta estava cheia de trabalho, que aquele caso implicava muitos papéis, e que assim facilitaria a resolução do litígio!

Eu nem pude acreditar no que ouvia. Que eu saiba, não há em parte nenhuma, qualquer obrigação de ceder à parte contrária informação vital para o caso. Sobretudo quando estamos perante uma queixa-crime. Qual o objectivo da procuradora? Um acordo? Um acordo sobre o quê? Em que termos?

Não nos esqueçamos que estamos perante um processo criminal, meus senhores. Que o MP tem a obrigação legal de investigar. E que, no final dessas investigações, o MP tem duas acções possíveis: ou considera que há matéria factual suficientemente indiciadora do crime e que há grandes possibilidades de condenação, ou então, não considera existirem esses requisitos, e ordena o arquivamento.

Não tem que haver acordos de qualquer espécie. Aliás, esta é a situação onde não há (ou não deveria haver) qualquer intervenção dos mandatários das partes. Onde impera o segredo de justiça (ou deveria imperar). Onde o MP investiga o caso, ouve testemunhas, analisa documentos e tudo o mais que seja necessário para existir ou não uma acusação.

Não compreendo esta posição da procuradora do MP. Não compreendo, nem quero compreender. Espero francamente que isto seja apenas um grande mal-entendido. Porque, a ser verdade, que conclusão é que poderei tirar deste caso em particular?

A arte da graffiti

(Foto: Inácio Rosa/Lusa)

Historicamente, o termo graffiti originariamente referia-se às inscrições, figuras e desenhos, encontrados nas paredes de antigas estátuas os ruínas, como as catacumbas de Roma ou Pompeia. Actualmente é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua.

Por altura do Império, os romanos tinham o hábito de carvavam graffiti nas paredes dos seus edifícios, e ainda hoje existem vários exemplos do seu trabalho, em várias cidades gregas, Egipto e actual Turquia. Em Itália, por exemplo, a erupção do Vesúvio preservou os graffitis carvados nas paredes de Pompeia, incluindo os comuns insultos em latim, receitas mágicas, declarações de amor, os alfabetos, frases políticas e citações literárias, oferecendo-nos um particular "insight" da vida nas ruas romanas.

No entanto, a maioria das pessoas não gosta de ver as suas paredes violadas. E as acusações de vandalismo andaram de mãos dadas com a arte do graffiti. Pelo que, um bairro "graffitado", normalmente era considerado como um bairro pobre, de risco, lar de assassinos e ladrões, e portanto a evitar.

Apesar do estigma associado ao graffiti, tem havido ultimamente várias iniciativas para mudar essa imagem. Como podemos observar na foto, um jovem faz um graffiti, autorizado, no muro de uma antiga fábrica de cortiça do Seixal. Este projecto local, que junta vários jovens, pretende mostrar que o graffiti, muitas vezes considerado vandalismo, também é uma forma de arte.

A arte da tatuagem

(Foto: Paulo Cunha/Lusa)

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e praticadas do Mundo. Pode assumir várias formas, desde desenhos a frases, icónes ou arte abstracta, de natureza permanente ou temporária, utilizando a pele humana como local de aplicação. Tecnicamente trata-se de uma simples aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos de tinta, utilizando agulhas específicas para o efeito.

Embora esta arte já exista desde os primórdios da humanidade, ela nem sempre foi vista com bons olhos. Por exemplo, em meados de 787 d.C., a Igreja Católica baniu a tatuagem, com o argumento de que era "coisa do demônio", assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes, introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial.

Desde então que as tatuagens passaram a estar associadas a grupos marginais (desde os marinheiros, piratas, prostitutas, traficantes, aos jovens deliquentes e membros de gangs na América e na Europa, em pleno séc. XX, à máfia russa e japonesa que se identificava pelos símbolos na pele) contribuiu bastante para a disceminação de preconceitos e discriminação desta arte, gerando um estigma de arte marginal que perdurou até à bem pouco tempo.

Nos dias actuais, a tatuagem voltou à moda, por entre as gentes dos "subúrbios". Esta arte popularizou-se entre os famosos (desde actores de cinema a desportistas famosos), promovendo a sua popularidade rápida entre as novas gerações. E agora, nem a própria Igreja escapa. Na foto podemos ver uma devota da Nossa Senhora de Fátima que reza junto ao Santuário, com uma tatuagem da Virgem gravada no braço.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Boicote aos produtos franceses

(Foto: EPA)

Um comerciante turco retira produtos franceses das prateleiras da sua loja, em cumprimento do apelo ao boicote motivado pela aprovação de uma lei polémica pelo Parlamento de França. Paris aprovou ontem um projecto de lei que torna crime a negação do genocídio arménio na Turquia, no início do século XX.

"Apple Mecca", o novo insulto ao Islão

Recebi hoje uma notícia que me deixou francamente de queixo caído. A notícia foi publicada pelo jornalista Lester Haines, no "The Middle East Media Research Institute" e tomei a liberdade de traduzir o seu conteúdo.

Segundo o site, a nova loja da "Apple" na famosa 5ª Avenida de Nova Iorque, foi conotada por um site Islâmico como o "novo insulto ao Islão".

A razão? Bem, porque a loja da Apple assemelha-se com a sagrada Ka'Ba dos Muçulmanos, situada na mesqueita de Masjid al-Haram, em Mecca:


O tal site islâmico adianta que como a estrutura ofensiva é conhecida como a "Apple Mecca", e "contém bares que vendem bebidas alcoolicas", constituir portanto "um insulto gritante ao Islão". O site pede a todos os Muçulmanos para espalharem a palavra na esperança que estes "possam impedir a continuidade o projecto".

Um representante da Apple, que não se quis identificar, comentou que "infelizmente é tarde demais para tal, visto que a loja já está aberta desde Maio. No entanto temos boas notícias. Pelo que sabemos a loja não se chama "Apple Mecca", não serve bebidas alcoólicas, e nem Jack Straw, nem Salman Rushdie trabalham na loja".

Isto anda tudo doido... francamente!

quarta-feira, outubro 11, 2006

Dia maldito

Cada vez mais o dia 11 é o dia maldito para os nova-iorquinos. Depois do fatídico 11 de Setembro de 2001, eis que hoje, 11 de Outubro, um infeliz aprendiz de voo, jogador de basebol Cory Lidle, enfaixou o seu avião de asas fixas Cirrus SR-20, num arranha-céus em Manhattan.

O aparelho embateu o edifício nos pisos 40º ou 41º, causando a morte imediata do seu piloto e do instrutor de võo, ferindo outras 16 pessoas, e obrigando à evacuação do prédio, bem como ao encerramento da Rua 72, no Upper East Side.

O fantasma de bin Laden foi, claro, chamado ao barulho, mas desta vez, quis o destino que se tratasse de uma casualidade cruelmente irónica.

Regionalismos...

A propósito do tema que a Luisa propôs no Folhas Soltas, vou partilhar convosco este texto de uma escritora madeirense, e que os alunos do 7º ano tiveram de interpretar numa aula de Português.

Neste trabalho, para além da interpretação normal (escritora, acção, espaço, tempo verbal, etc.), foi pedido aos alunos que identificassem as expressões madeirenses (regionalismos), e que, ao mesmo tempo reescrevessem esses termos madeirenses no português padrão. Será que são capazes? Força.

A mãe do Bertoldinho foi à ribeira lavar roupa e avisou-o:
– Cuida da galinha choca que está no canto da lenha em cima dos ovos. Olha que se ela caminha de lá, os ovos arrefecem e já não nascem os bisalhos.
– Sim senhora, pode ir descansada para a ribeira.
Naquele tempo toda a gente lavava a roupa na ribeira, tinha de ser porque não havia poço em casa.

Acontece que a galinha fugiu e ele decidiu sentar-se em cima dos ovos para eles continuarem quentes. Ora, quando a mãe chegou com a roupa lavada, estavam os ovos todos partidos e o Bertoldinho com o cu das calças amarelo. A mãe deu-lhe uma malha e mandou-o à venda comprar outros ovos. Ele foi e trouxe-os nas algibeiras. Claro que os ovos se partiram. Quando chegou a casa apanhou mais uma malha e a mãe disse «Então, rapaz, isso não se trazia num cesto?»

Doutra vez, a mãe mandou-o à venda buscar cinco tostões de colorau. Ele trouxe o embrulhinho dentro de um cesto de vindima. Quando a mãe viu aquilo disse-lhe «Ah! Rapaz, isso trazia-se mesmo no seio, uma coisa assim tão pequena.»

Vai daí, outro dia a mãe mandou-o comprar um porco.

(In Histórias do Bertoldinho, de Lília Mata)

Tá lindo!!

Bravo Portugal

João Moutinho provou (novamente) que é um extraordinário jogador

Na primeira "mão", a Rússia tinha vencido Portugal por 4-1 em Moscovo. Esta noite a os sub-21 mostraram a sua garra e o seu valor e bateram os russos pelos 3-0 tão desejados. Este resultado valeu o apuramento para o Campeonato da Europa de 2007, na Holanda. João Moutinho, Yannick Djaló e Taranov (este na própria baliza), fizeram os golos da partida.

Um café e um cigarro

(Foto: Oliver Weiken/EPA)

Para quem não sabe, a partir de 1 de Fevereiro de 2007, em França passa a ser totalmente proíbido fumar em locais públicos. Portanto, aquele ritual do café e cigarrinho, pelo que sei muito apreciado, tem os dias contados. Muitos parisienses já choram. Por enquanto esta medida ainda não chegou a Portugal. Mas mesmo longe, já oiço vozes que se erguem desesperadamente contra a sua chegada.

terça-feira, outubro 10, 2006

Outra vez a GNR


Decididamente este mês de Outubro tem sido madastro para a GNR. Depois dos acontecimentos deste fim de semana, eis que o Publico dá a conhecer um relatório elaborado pela consultadoria Accenture para o Ministério da Administração Interna, onde é preconizado o fim dass brigadas de Trânsito e Fiscal da Guarda Nacional Republicana, bem como os seus regimentos de Cavalaria e Infantaria, poderão desaparecer até final de 2008.

O relatório aponta várias razões para a concentração da força, entre as quais o aumento da eficácia na actividade operacional com menos recursos. O modelo proposto pela Accenture propõe uma diminuição dos quadros relativos ao apoio geral e serviço administrativo e um aumento da área operacional. Neste particular, a principal novidade é a integração dos efectivos da BT, BF, Brigadas Territoriais e Cavalaria e Infantaria em grupos que passarão a depender do comando-geral.

Os serviços agora efectuados por estas forças especiais passam a ser desempenhados por um efectivo total que terá ainda como funções o policiamento de proximidade e a intervenção. Na prática, os guardas deixam de ter funções específicas e passam a ser escalados para qualquer tipo de actividade.

Ainda domingo passado tinha manifestado uma opinião, um pouco mais radical até. Tinha sugerido à total extinção da GNR e a integração dos seus operacionais, nos quadros de uma força única, fosse esta a PSP ou a PJ (ou mesmo o exército). Num país com a extensão do nosso, e até pelas nossas especificidades, vejo com pouco interesse e utilidade prática, a separação dos meios policiais, por várias forças independentes (e conflituantes) entre si.

Eles andam com o "dedo leve"...


Um responsável do Governo da Coreia do Norte, citado pela agência sul-coreana Yonhap, afirmou hoje que o regime de Kim Jong-il admite efectuar o lançamento de um míssil com uma ogiva nuclear se os Estados Unidos se recusarem a fazer concessões durante as negociações com Pyongyang.

Enquanto o conselho de Segurança da ONU se reune e decide o que fazer com a Coreia do Norte, eu faço a seguinte pergunta: para onde vão lançar o míssil?

segunda-feira, outubro 09, 2006

Protesto contra a Coreia do Norte

(Foto: Ahn Young-joon/AP)

Uma criança sul-coreana olha para um cartaz com uma caricatura do líder norte-coreano, Kim Jong Il, durante uma manifestação perto da área desmilitarizada de Panmujom. A Coreia do Norte realizou hoje um ensaio nuclear que já motivou a indignação da comunidade internacional. O Conselho de Segurança das Nações Unidas já prometeu uma "resposta firme e rápida" à Coreia do Norte.

O Japão na China

(Foto: Qin Li/AP)

Manequins exibem quimonos durante uma passagem de modelos de vestuário tradicional japonês que decorreu em Hangzhu, na província chinesa de Zhejiang. Ontem, durante a visita histórica do primeiro-ministro nipónico à China, a delegação japonesa organizou em Hangzhou uma mostra cultural que envolveu mais de 100 pessoas.

Pinto Monteiro toma posse

O novo procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, tomou finalmente posse, hoje no Palácio de Belém, e dedicou a maior parte do seu discurso cerimonial, ao combate à corrupção que, segundo este, precisa de "uma maior colaboração entre os vários órgãos do Estado" por ser um crime de "especial gravidade" e "enorme repercussão".

O novo responsável realçou a necessidade de uma maior participação dos cidadãos e um maior dispêndio de tempo e de meios na investigação deste tipo de crime. Ao Ministério Público dirigiu a recomendação de que "deve empenhar-se seriamente no combate a corrupção", e desde já, aproveitando os meios de que dispõe, e não esperando por novas leis, antes fazendo o uso das que já existem.

Começou bem e o discurso foi bom. Que tenha mais sorte e sucesso que o seu antecessor, o polémico Souto Moura.

A "guerra" Madeira-Continente

Estalou o verniz entre Alberto João Jardim e José Socrates, presidente do Governo Regional da Madeira e Primeiro Ministro da República Portuguesa, respectivamente. Pelo meio anda metido o ministro da pasta das finanças, Teixeira dos Santos. E tudo por causa de 150 milhões de euros "não declarados".

O Governo de Sócrates decidiu atacar a todo o vapor e em toda a linha o bastião do PSD em Portugal - a Madeira. Aproveitou a imagem de riqueza que a ilha transmite para fora, através de um PIB falseado pelo Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), e que não espelha a verdadeira realidade da ilha, que no entanto, também não é o buraco humano que a oposição PS quer passar para fora.

Rigor deve existir sempre. Sobretudo quando cada vez mais se pede às pessoas para apertar o cinto e pagar mais impostos. Mas tem que haver rigor nesse rigor. E não ataques indiscriminados a uma economia. O Governo de Sócrates, bem como a oposição na Madeira, sabem e conhecem perfeitamente as condições da ilha. Sabem até que ponto o PIB apresentado não representa o poder de compra da população. Sabem-no e escondem-no, permitindo-se "poupar uns trocos" e servir ainda mais os Açores.

Não quero entrar em teorias da conspiração, mas francamente não vejo esta a estratégia correcta para ganhar as autárquicas ao PSD na Madeira.

Google compra "You Tube"

A Google Inc. acordou hoje a compra do site de partilha de vídeo You Tube Inc por 1650 milhões de dólares (1310 milhões de euros), num acordo que catapulta o líder das buscas na Internet para o topo da revolução do vídeo on-line.

A aquisição junta uma das empresas-bandeira da Internet com uma das suas estrelas em rápida ascensão. O preço faz da You Tube, uma “start up” que não é ainda lucrativa, a mais cara compra feita pela Google durante a sua história de oito anos. A Google atribuiu assim um novo e elevado valor aos sites de media com conteúdo fornecido pelos utilizadores.

A Google está a apostar em que o site da You Tube, muito popular, lhe vai fornecer um veículo de “marketing” muito lucrativo, à medida que mais espectadores e anunciantes se mudam da televisão para a Internet. A You Tube vai manter a sua marca, bem como os seus 67 empregados, incluindo os co-fundadores Chad Hurley e Steve Chen. (Publico)

domingo, outubro 08, 2006

Ah pozé!!

(clique para aumentar)

As polícias...

Este foi um fim de semana tramado para a GNR. Ainda na sexta-feira ficamos a saber que o comando da GNR tentou evitar a detenção do militar suspeito de homicídio. Foram mesmo omitidas diligências importantes ao Ministério Público de forma a evitar que o soldado, que havia atingido mortalmente um jovem e ferido outro com gravidade, durante uma perseguição automóvel, não fosse apresentado a juízo.

A GNR atrasou a diligência, tendo afirmado, por mais do que uma vez, que o soldado estaria a receber apoio psicológico e que não podia deslocar-se às instalações da PJ para prestar declarações. O pior veio depois. Quando a PJ finalmente deteu o soldado da GNR, António Costa, ministro da Administração Interna, foi pedir satisfações a Alberto Costa, ministro da Justiça, sobre aquilo que dizia ser uma prisão ilegal. Alegava mesmo que o GNR só podia ser preso por outro GNR, o que causou a estupefacção geral quer na PJ quer no MP, por não haver nada na lei que o determine.

Ainda hoje, de madrugada, a GNR feriu a tiro em Grijó, em Gaia, um jovem de 22 anos e um rapaz de 17, após o furto de uma viatura e uma hora de perseguição pelas freguesias do concelho. O jovem terá roubado uma viatura Toyota Hiace cerca das 23h00 de sábado na freguesia de Carvalhos, cujo proprietário apresentou queixa no posto da GNR. A Polícia Judiciária foi de imediato chamada, e coordena agora as investigações. A GNR abriu um inquérito interno.

O primeiro episódio (e suspeito que o segundo irá gerar ainda mais polémica), insere-se num clima de tensão entre as polícias tuteladas por diferentes ministérios, o da Administração Interna e o da Justiça, que têm dificultado a comunicação entre os diferentes órgãos de polícia criminal. Discute-se competências, ingerências em jurisdições e sobretudo ineficácia.

Creio que esta situação é por demais evidente que o sistema assim não funciona. Cria-se concorrência entre serviços, que em nada beneficia o público. Francamente nem consigo muito bem compreender o porquê deste sistema. Já está na altura de uma vez por todas acabar com a GNR (último resquício dos tempos salazaristas), e de reformar e/ou transferir os seus operativos para um único orgão policial, sob a tutela de um único ministério.

sábado, outubro 07, 2006

Quem quer comprar um castelo?

O Castelo de Guimarães, berço de D. Afonso Henriques, será provavelmente um dos mais valiosos

Os castelos portugueses se fossem postos à venda teriam dezenas de compradores, incluindo estrangeiros, o que podia ajudar a manter este património, afirmou hoje o presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo. Estes monumentos "vêem-se de longe, marcam a paisagem e atraem as pessoas", disse.

Sousa Lobo lembrou que em Portugal os castelos são quase todos do Estado, contando-se pelos dedos das mãos o número de castelos, fortalezas ou torres que são propriedade privada. A sua concessão a privados podia "ajudar a manter esse património".

Era bom ter um castelo. Eu gostava de ter um castelo. Até já tenho banda sonora... "King of My Castle"...

Mais professores para o mundo


A UNESCO disse hoje que o mundo vai precisar de 18 milhões de novos professores até 2015 e instou as autoridades a promoverem o respeito pelos educadores, de modo a aumentar o perfil da profissão prevenindo que no futuro haja falta destes docentes.

Segundo dados da UNESCO, é na África Sub-Sariana que há mais falta de professores, que terá que aumentar a sua força docente em 68% até 2015. No Sul da Ásia e no Médio Oriente, vão ser necessários mais 325 mil professores. A América do Norte e a Europa Ocidental também vão ter no futuro falta de professores. “Os professores mais velhos estão a reformar-se enquanto os novos estão menos preocupados com um carreira de longo prazo no ensino”, aponta o director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura.

É curioso que, numa altura de grande debate sobre a profissão, onde claramente há excedentes, em particular no nosso país, que surja este alerta ao mundo. Agora, também temos de perceber que há motivos diferentes por detrás desta possível falta de professores no futuro. Enquanto que os continentes africano e asiático, debatem-se constantemente com falta de condições sociais, conflitos permanentes, que tornam a profissão difícil e perigosa, assistimos na Europa um movimento de descrédito da profissão, resultado de uma maior concorrência entre os próprios professores, com a consequente perda de qualidade.

Em Portugal assiste-se a uma luta aberta entre professores e o governo. Discute-se carreira, mobilidade, colocações, direitos, deveres, etc. A melhoria e qualidade do ensino fica de parte. Assim, cada vez mais temos professores sem qualidade, cientificamente mal preparados, autênticos déspotas na sala de aulas, preocupados em garantir o melhor salário possível, o mais rápido possível. Discute-se quebra de notas, maus resultados, falta de condições, salários congelados, medidas persecutórias, avaliações. Discute-se tudo menos o que mais interessa: os alunos. Especialmente quando no final do dia são estes os mais prejudicados.