quinta-feira, junho 29, 2006

Relâmpagos em Zurique

(Foto: Alessandro della Bella/EPA)

Uma trovoada consiste num conjunto de fenómenos intensos associados a cumulonimbus: relâmpagos, trovões, rajadas de vento, inundações, granizo e, em algumas circunstâncias, tornados. Na foto podemos ver uma trovoada carregada de relâmpagos, que derramou luz branca sobre três igrejas de Zurique, na Suíça, entre elas a icónica Fraumuenster e a Igreja de São Pedro.

Mas afinal, o que é um relâmpago?

Os relâmpagos são descargas eléctricas que ocorrem dentro de uma nuvem, entre duas nuvens, entre uma nuvem e a atmosfera, ou entre uma nuvem e o solo (os chamados «raios», que representam tipicamente 20% das descargas). Os relâmpagos verticais normalmente predominam na parte da frente de uma trovoada (tempestade) e os horizontais na parte de trás.

Quando a atmosfera está estável, o seu campo eléctrico é caracterizado por uma carga negativa na superfície e uma carga positiva na alta atmosfera. Os raios ocorrem quando dentro de um cumulonimbus surgem regiões separadas com cargas eléctricas opostas. As partículas de carga positiva mais leves são elevadas para o topo pelas correntes de ar ascendentes e as de carga negativa, que são maiores, caiem para a base da nuvem.

Tipicamente, o fulgor (flash) de um raio dura cerca de um segundo mas contém pelo menos três ou quatro descargas descendentes seguidas de descargas de retorno de que os nossos olhos só se podem vagamente aperceber. É isso que o faz parece tremer.

Os relâmpagos, que estão sempre presentes em qualquer trovoada, aquecem localmente o ar até temperaturas muito elevadas (podem chegar aos 30000°C). Esse aquecimento causa a expansão explosiva do ar ao longo da descarga eléctrica, resultando numa violenta onda de pressão, composta de compressão e rarefacção, que os nossos ouvidos ouvem como um trovão. Uma trovoada típica produz três ou quatro descargas por minuto.

E os trovões? Qual a sua origem?

Os trovões são o ruído que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre o pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.

Nas proximidades do ponto de contacto do raio com o solo regista-se um nível sonoro de 120 dB. A proximidade do trovão pode produzir surdez temporária e até mesmo rotura da membrana do tímpano e consequentemente, surdez permanente.


Aquilo que toda a gente gosta de saber: como saber a distância da trovoada?

Uma vez que o som e a luz se deslocam através da atmosfera a velocidades muito diferentes, pode estimar-se a distância da trovoada através da diferença de tempo entre o relâmpago (luz) e o trovão (som). A velocidade do som é de aproximadamente 332 m/s. A velocidade da luz é tão elevada (± 300 000 km/s) que pode ser ignorada nesta aproximação. Portanto, a trovoada estará a 1 km de distância por cada 3 segundos que passem entre o relâmpago e o trovão.


fonte: www.wikipedia.org

Torrente de areia

(Foto: Zhang Xiaoli/EPA)

Um grupo de turistas observa a torrente de água com e sem terra durante uma operação de remoção de areia na barragem de Xiaolangdi, na China. A operação, que se realiza todos os anos, vai permitir o envio de milhões de toneladas de areia para o mar, antes do início da época de cheias.

O Instinto


Instinto é uma palavra usada para descrever disposições inatas em relação a acções particulares. Geralmente são padrões herdados de respostas ou reacções a certos tipos de situações, ou características de determinadas espécies. Nos humanos, estes são mais facilmente observados em respostas a emoções.

Os instintos geralmente servem para pôr em funcionamento mecanismos que evocam um organismo para agir. As acções particulares executadas podem ser influenciadas pelo aprendiz, pelo ambiente e pelos princípios naturais, mas não descrevem uma condição social existente ou um "status quo".

Podemos observar vários exemplos de "instinto" no comportamento animal que, na durante a sua vida, executam várias actividades, com maior ou menor complexidade, mas que não têm por base qualquer experiência anterior, de onde se destacam a reprodução e o acto de se alimentar.

Muitos sócio-biólogos e etólogos têm tentado compreender o comportamento social humano e animal em termos de instinto. Sigmund Freud argumentava que o princípio do prazer, na verdade, exprimia impulsos primitivos, animais. Para seus contemporâneos vitorianos, a idéia de que o comportamento humano fosse no fundo governado por compulsões sem nenhum propósito mais nobre que a auto-realização carnal era simplesmente escandalosa. E embora o escândalo tenha atenuado-se nas décadas seguintes, o conceito freudiano do homem como animal foi sempre mantido em segundo plano pelos cientistas cognitivos.

Não querendo meter-me numa área que não é minha especialidade, mas querendo lançar a discussão, segundo um artigo publicado numa edição mensal da conceituada "Scientific American" consta que este conceito freudiano está de novo a ganhar popularidade no meio científico.

Neurocientistas como Donald W. Pfaff, da Universidade Rockefeller, e Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de Bowling Green, acreditam hoje que os mecanismos instintivos que regem a motivação humana são ainda mais primitivos do que imaginava Freud. Afirmam que os nossos sistemas básicos de controle emocional são iguais aos dos nossos parentes primatas bem como aos de todos os mamíferos. No fundo, defendem que, no nível profundo da organização mental a que Freud chamou "Id", a anatomia e a química funcionais do nosso cérebro não são muito diferentes daquelas dos animais que vivem nos currais ou dos nossos bichos de estimação.

Em sumemos, a minha pessoa, livre dos meus condicionalismos / enriquecimentos sociais, está equipada com o mesmo "set" de instintos que os restantes animais deste planeta.

quarta-feira, junho 28, 2006

High Definition TV

Apesar de só agora chegar à Europa, a HDTV no Japão já está a evoluir para o Super High Definiton

Chama-se High Definition e é o último grito no que diz respeito às novas tecnologias audiovisuais.

Aproveitando o Mundial 2006 este novo sistema transporta o telespectador para o estádio. A sua alta definição permite que se observe os mais pequenos pormenores e detalhes do jogo. O sistema é dos mais completos e permite acesso total ao satélite directamente da sua casa.

Este novo sistema permite aos espectadores quase interagir com o próprio ambiente que envolve o jogo dada a qualidade extrema da imagem que transmite, já que é possível vislumbrar o mais pequeno pormenor de tudo o que se passa ao nível do estádio e de todo o ambiente que rodeia um jogo de futebol.

Os canais são captados com câmaras de Alta Definição desde o satélite e retransmitidos pelas respectivas antenas parabólicas. A televisão digital ou TV digital usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal). Os padrões em operação comercial são capazes de transportar até 19 Mbps. Tendo em atenção que um programa em alta definição ocupa 15 Mbps, em detrimento dos programas em definição padrão, que consomem em média 4 Mbps, o espaço que ocupam ao nível de satélite é três vezes superiores do que um canal normal.

O HDTV é distribuído num sistema denominado “FI” que recebe directamente os sinais do satélite para a “sua” casa. Agora, é recomendável que, quando da colocação da antena, quer em edifícios, quer noutros sítios, a mesma seja feita de forma cuidada, pois, dadas as dimensões da mesma, pode destoar da arquitectura do prédio.

O grande inconveniente actual prende-se inevitavelmente com os custos, já que, como só agora este sistema começa a chegar à Europa, ainda não está ao alcance de qualquer bolso.

terça-feira, junho 27, 2006

Quem irá morrer?


A escritora britânica J.K. Rowling, criadora da personagem Harry Potter, poderá matar o jovem feiticeiro no próximo e último livro da saga, segundo noticiou a agência Lusa, citando uma entrevista dada pela autora ao canal de televisão Channel 4, na noite da passada segunda-feira.

Na entrevista, J.K. Rowling deu algumas pistas acerca de uma possível morte do jovem mago, ao anunciar que dois dos protagonistas poderiam morrer, mas que salvaria um terceiro do grupo. «Um personagem vai salvar-se, mas dois vão morrer, apesar de, no início, não ter pensado matá-los», disse.

Apesar de ter sempre dito que a saga de Harry Potter seria composta só por sete volumes, a escritora nunca deixou claro se o feiticeiro sobreviveria até ao fim. Quando questionada sobre se as personagens que vão morrer são as mais queridas dos leitores, respondeu: «Há que pagar um preço porque estão a lidar com seres de pura maldade que não perseguem as personagens secundárias, mas sim as mais importantes».

fonte: Agência Lusa

segunda-feira, junho 26, 2006

Uma questão de fé


Ontem foi um dia especial na vida do meu primo. Então não é que o rapaz crismou-se? Pois é. Deu, por sua livre e espontânea vontade, um passo importante na sua vida religiosa.

Para quem não sabe, o Crisma ou Confirmação é um dos sete sacramentos da igreja cristã, em que o fiel recebe, através da acção do bispo, uma unção com o "óleo da crisma" e os "sete dons" do Espírito Santo.

Para receber o Crisma a pessoa necessita de um padrinho, que é a pessoa que deve orientar o crismado na fé e servir de modelo de vida cristã para o mesmo. E advinhem quem o rapaz escolheu? Pois... eu mesmo! Que responsabilidade! Agora sou lá algum modelo de vida a seguir? Ai rapaz... onde tu foste te meter.

Aparte destas considerações, a cerimónia até correu bem. O senhor Bispo fez o favor de "politizar" o seu discurso, vociferando contra os "Códigos Da Vinci" deste mundo, alertando para a necessidade da prática cristã, dos rituais católicos, da defesa da Igreja contra os seus detractores; falou de Israel, de um lago com marés, a barca de São Pedro, de Jesus que dormia enquanto vinha a tempestade, de Pedro (antes de ser santificado) duvidar das intenções de Cristo, dizendo que este não se importava que estes morressem, da forma como Cristo fez amainar a tempestade (estilo a Storm dos X-Men)... e sei lá que mais. Pelo meio, lá se ouvia a voz do pároco da Igreja celebrante, que mais parecia que tinha uma batata na boca (lembram-se do Muggles do Dick Tracy?... anda lá perto), a ditar os procedimentos que se seguiam na celebração desta festa.

Estava eu em "controlo-remoto" quando, de repente, uma frase despertou-me da minha letargia: "quem quiser contribuir para a Igreja ou oferecer agradecimentos ao senhor Bispo, que o faça agora". Abri os olhos muito admirado! Já há muito tempo que não partilho da experiência da celebração da missa, é verdade. E havia esquecido desta fase da cerimónia que, sem dúvida, muito tem de religioso e santificado. Por outras palavras: toca a dar um pouquito do dinheirito que ganham se faz favor.

Dei por mim a olhar à volta. Via as pessoas compenetradas naquilo que estavam fazendo. Sorrisos largos e olhares satisfeitos pela oportunidade de dar uma esmola à senhora que passava com um cesto vermelho nas mãos, que ia recolhendo a generosidade dos fiéis presentes. Naquele instante veio-me à memória o Vaticano. O luxuoso Vaticano. O Vaticano dos espólios de guerra, o Vaticano das obras de arte de valor incalculável, o Vaticano das riquezas doadas, expoliadas, outras recuperadas. Veio-me à memória o invejável património da Igreja Católica.

Esfreguei os olhos na vã esperança de acordar. Notei as vestes impecavelmente dispostas do sr. Bispo e seus adidos. Reparei nos vitrais, nas paredes generosamente ornadas, na excelência da modesta casa do Senhor. Na senhora da recolha das esmolas e no seu olhar reprovador pela minha recusa em partilhar o vil metal naquele solene momento.

Fiquei a pensar: a tua casa Senhor... É paga?

Francamente, mas porque raio precisa esta gente de ainda pedir dinheiro? Mais dinheiro! Quando deveriam ser eles próprios os primeiros a distribuir - e não a pedir. Alienassem metade (apenas metade) do que possuem, e resolviam de uma vez só com toda a fome deste mundo. Ah é verdade... que estupidez a minha... a fome é ateia. Lamento caros senhores, mas ainda sou muito novo para comprar um "T2" no Céu.

Mas que não fiquem com dúvidas. Percebi finalmente que tudo na vida é mesmo uma questão de fé.

À procura de um oásis no Líbano

(Foto: Mohammed Zaatari/AP)

Uma mulher libanesa é levada pelo seu marido para as águas do Mediterrâneo, na cidade portuária de Sidon, no Líbano. A costa do país tem sido o refúgio de milhares de pessoas nos últimos dias devido ao aumento da temperatura na região.

Portugal já está nos 8 melhores !!!!

Maniche marcou o único golo da partida (Foto: AFP)


Foi uma verdadeira batalha! Uma batalha desiquilibrada por um elemento da arbitragem que usou e abusou dos cartões estragando por completo um jogo que já se mostrava muito interessante. Portugal resistiu a tudo e todos. Primeiro com 10, depois com 9 elementos. Os jogadores portugueses mostraram garra, união, força e coragem. Por isso mereceram vencer o jogo!

E o mérito deste feito vai inteirinho para Scolari. O seleccionador nacional construíu à sua volta uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, unida em prol de um objectivo comum, com espiríto de sacrifício e vontade de vencer. Podemos não ser os melhores. Mas somos os "maiores"!!!


FORÇA PORTUGAL! VIVA PORTUGAL!

sábado, junho 24, 2006

Brinde ao Verão

(Foto: Armin Weigel/EPA)

Dois jovens alemães brindam ao solstício de Verão durante umas fogueiras, comemorando o dia mais longo do ano. Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia.

Mas orgulho do quê?


Antes que me batam, amaldiçoem-me, insultem-me, deixem-me esclarecer que a crítica que vou fazer, em nada tem a ver com quaisquer opções de vida que as pessoas têm ou deixam de ter. Tem a ver com a atitude que se tem perante essas mesmas escolhas.

Pois bem, hoje é o "Dia do Orgulho Gay", que é assinalado com uma Marcha Nacional, entre o Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa, e um Arraial, organizados por várias associações de gays e lésbicas.

A minha pergunta é muito simples: orgulho do quê? De quê? Que raio de orgulho se pode ter perante uma escolha sexual? Alívio, ainda vá lá. Conforto e bem-estar, por assumir a sua natureza e vontade. Tudo bem. Agora orgulho?

Eu sou heterossexual. Mas não ando por aí feito parvo a dizer: "tenho muito orgulho, vejam como sou heterossexual"! Que raio de pensamento é este? Se todos nós, pessoas que pensam, racionais, defendemos a liberdade de escolha sexual, encarando a homossexualidade como algo perfeitamente natural, que apenas se prende com uma questão de gosto e de escolha, agora vamos para aqui andar a apregoar o "orgulho" dessa mesma naturalidade?

Perdoem-me a comparação, mas se existe o dia do "orgulho gay", também quero o dia do "Opel Astra GTC". Tenho muito orgulho no meu carro. Vamos nós, orgulhosos possuidores de um Astra GTC, manifestarmo-nos nas ruas, em marcha. Será que dá para perceber o ridículo da situação? Eu percebo...

Portugueses são os que menos acompanham os jogos do Mundial


Segundo um estudo realizado em 40 países espalhados pelo mundo pela agência internacional Carat, na primeira semana do Mundial, entre 9 e 15 de Junho, Portugal foi o país que menos acompanhou os jogos das outras selecções da prova que se realiza na Alemanha. A razão? A larga maioria dos encontros é transmitida numa televisão de acesso pago, a Sport TV, ao passo que no resto da Europa a esmagadora maioria dos países recebe o Mundial em canais de sinal aberto.

Como em Portugal a larga maioria dos jogos é transmitida pela Sport TV, apenas quando a SIC transmite algum encontro isso se reflete verdadeiramente nas audiências. Assim, quando joga a sua equipa, os portugueses estão entre os maiores apoiantes, com uma audiência média de 32,8 por cento, apenas atrás dos italianos (34,9) e dos holandeses (36,2), os grandes aficionados pela sua selecção.

É o sinal dos tempos e mais uma acha para a fogueira da contestação à Sport Tv.

sexta-feira, junho 23, 2006

Em memória das vítimas do Holocausto

(Foto: Uwe Lein/AP)

Elementos de uma comissão anti-racismo constituída por adeptos de futebol cumprem um minuto de silêncio no antigo campo de concentração nazi de Dachau. Vários grupos de adeptos de futebol provenientes de Inglaterra, da Alemanha, da Polónia e de Israel prestaram homenagem às vítimas do Holocausto.

quinta-feira, junho 22, 2006

O quadro mais caro do mundo...


O magnata nova-iorquino da indústria da cosmética, Ronald Lauder, adquiriu por um preço recorde o famoso retrato de Adele Bloch-Bauer, pintado por Gustav Klimt em 1907.

“Este é o quadro mais caro de sempre a ser vendido”, disse Steven Thomas, advogado da parte vendedora que não avançou qual o preço. Segundo o jornal “New York Times”, Lauder terá oferecido 135 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).

Até ao momento, preço mais elevado atingido por um quadro tinha sido de 104,1 milhões de dólares (82 milhões de euros) por um Picasso de 1905, em leilão em 2004, na Sotheby’s.

Eu confesso que não percebo muito de arte. No entanto, já vi, revi e voltei a rever este quadro. E continuo a não gostar dele. É verdade... eu não gosto de uma coisa que custa 106 milhões de euros!!! Devo estar a ficar doente...

quarta-feira, junho 21, 2006

Portugal bate México e vence o grupo

(Foto: REUTERS/Alex Grimm)

No terceiro e último jogo da fase de grupos do Mundial, Portugal venceu a selecção mexicana por 2-1, acabando no primeiro lugar com 9 pontos. Mesmo sem Deco, Cristiano Ronaldo, Pauleta, Nuno Valente e Costinha, Portugal bateu-se bem e alcançou a vitória com muito mérito e brio, mercê de uma excelente primeira parte.

No próximo Domingo, pelas 20 horas, a selecção portuguesa defronta a Holanda nos oitavos-de-final. BOA SORTE PORTUGAL!

"A verdade das imagens" (ou a resposta do Governo)

Enquanto a já tão badalada acção judicial encomendada pelo Executivo madeirense contra o documentário que fala sobre o "fim das ondas do Jardim do Mar", devido às obras de protecção marítima e à luta de um grupo de surfistas e ambientalistas contra um "governo guiado pela corrupção e pela ganância", ainda se encontra em preparação, já foi dada uma resposta no site oficial do Governo Regional da Madeira.

O vídeo da autoria de Rui Martins, que poderá visualizar mais abaixo, quer mostrar que afinal o enrocamento não causou estragos às grandes ondas do Atlântico, no Jardim do Mar.

Com o sugestivo título "A verdade das imagens", o vídeo mostra um surfista a desfrutar das ondas, enquanto a imagem vai passando sucessivamente das ondas para o enrocamento e, deste, de novo para as ondas, numa tentativa de demonstrar que o surf no Jardim do Mar está bem e recomenda-se.

Curioso como sou, falei com pessoas amigas minhas ligadas ao "surf". Todas disseram-me a mesma coisa. As obras realmente quebraram as ondas. No entanto, continua bom para a prática do "surf".

Assim sendo como ficamos? Enquanto pensam nisto, vejam lá o vídeo "governamental"...


terça-feira, junho 20, 2006

Do outro lado da fronteira

(Foto: Nasser Nasser/AP)

Todas as segundas-feiras, dezenas de mulheres atravessam a fronteira do Chade com o Sudão para ir ao mercado da aldeia de Adi Kong, a este da cidade de Al-Geneina, na região do Darfur. Milhares de sudaneses estão refugiados no Chade, devido à guerra civil que dura há três anos no Darfur.

O Ditador


No sentido moderno, quando nos referimos a um governante absolutista ou autocrático, que assume solitariamente o poder sobre o Estado, e apesar de o termo não ser aplicado a monarquias absolutistas, estamos a falar de ditadura e de um ditador.

Mas nem sempre foi assim.

Ditador era o título de um magistrado da Roma antiga apontado pelo senado para governar o estado em tempo de emergências. Os ditadores romanos eram geralmente apontados por um consul e eram investidos de avassaladora autoridade sobre os cidadãos, mas era originalmente limitados por um mandato de seis meses e não possuiam poderes sobre as finaças públicas. Lucius Cornelius Sulla e Júlio César, entretanto, aboliram estas limitações e governaram sem estas restrições. Apenas após o assassinato de César é que os romanos abandonaram a instituição da ditadura.

Ditadores modernos geralmente vieram ao poder em tempos de crise. Muitas vezes tomaram o poder através de um golpe de estado, mas noutras, como os casos de Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, ascenderam ao cargo através de meios legais e, uma vez no poder, gradualmente dissolveram as suas restrições constitucionais. A concentração de poder do Partido Comunista da União Soviética em Joseph Stalin se desenevolveu numa ditatura pessoal, mas após a sua morte emergiu um sistema de ditadura coletiva. Diversas nações latino-americanas e africanas passaram por diversas ditaduras, muitas sob o comando de uma junta militar.

Num Portugal em crise, em pleno século XX, António de Oliveira Salazar ascendeu à pasta das Finanças em 1928 e entre 1932 e 1968 foi o ditador que dirigiu os destinos do nosso país, com o cargo de Presidente do Conselho de Ministros. Na imprensa, especialmente a que lhe era favorável, Salazar seria muitas vezes retratado como salvador da pátria. O prestígio ganho, a propaganda, a habilidade política na manipulação das correntes da direita republicana, dos monárquicos e dos católicos consolidavam o seu poder.

A Ditadura dificilmente o podia dispensar e o Presidente da República consultava-o em cada remodelação ministerial. Enquanto a oposição democrática se desvanecia em sucessivas revoltas sem êxito, procurava-se dar rumo à Revolução Nacional imposta pela ditadura. Salazar, recusando o regresso ao parlamentarismo da 1ª República, dá a solução: cria a União Nacional, movimento nacional (na prática um partido único) aglutinador de todos quantos quisessem servir a pátria.

segunda-feira, junho 19, 2006

Contra Guantánamo, contra Bush

(Foto: Lilli Strauss/AP)

Activistas do grupo Austrian Greens vestidos como os prisioneiros de Guantánamo protestam em frente à chancelaria federal de Viena. Os activistas manifestaram-se contra a visita do Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, que se reúne na quarta-feira com os líderes europeus na capital austríaca.

Luto no Sri Lanka

(Foto: Manish Swarup/AP)

Em Pesalai, no norte do Sri Lanka, realizam-se as cerimónias fúnebres daqueles que foram mortos durante um ataque do Exército à igreja da aldeia onde se encontravam refugiados perto de 200 civis tamil. Cinco pessoas morreram e 47 outras ficaram feridas.

domingo, junho 18, 2006

O "Eterno Retorno"


Ainda falando no Universo, todos já ouvimos falar no teoria do "Big Bang" como criação de toda a vida. É uma teoria que parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria se esfriam.

Nesta altura é ainda impossível garantir que o Universo continuará a expandir-se infinitamente, levando à desagragação de toda a matéria e à sua morte, ou se eventualmente essa expansão abrandará e se iniciará um processo de condensação.

Esta última hipótese, que sustenta a possibilidade da ocorrência de um fenómeno inverso ao "Big Bang", o "Big Crunch", leva à conclusão de que este Universo poderá ser apenas uma instância distinta, de um conjunto mais vasto, a que outros 'Big Bangs' e 'Big Crunches' deram origem.

Partindo desta hipótese, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, propôs na sua teoria do Eterno Retorno ("Ewige Wiederkunft"), que o Universo e todos os acontecimentos que contém, se repetem ou repetirão eternamente da mesma forma.

O "Eterno Retorno" é um conceito filosófico, em que a vida e todos os conflitos que lhe são inerentes, toda sua tragédia, onde dor e prazer muitas vezes se misturam, é, por Nietzsche, considerada extremamente valiosa justamente por tal multiplicidade, que é vista como uma riqueza. Afirmar a existência implica, portanto, em ser capaz de saborear todas as suas nuances.

Dessa forma, Nietzsche coloca a seguinte questão: se, por acaso, um demônio aparecesse diante de ti, dizendo-te que tudo o que foi por ti vivido será repetido infinitamente, de maneira cíclica, o que você faria?

Se o víssemos como uma benção, significa dizer que mesmo com todas as dores a que podemos estar sujeitos, a vida vale a pena ser vivida e revivida, pela pura intensidade dos raros momentos de prazer. Tal é a visão daquele que é afeito ao jogo, tem sede de lutar, e prazer no combate.

Considerando uma maldição, por outro lado, Nietzsche diria tratar-se de alguém de vontade fraca, ou mesmo incapaz de encontrar "aquilo que lhe dá o mais elevado sentimento", aquilo que o motiva verdadeiramente.

Desta forma, voltando à pergunta formulada por Nietzsche: o que fariam se soubessem que tudo o que haviam vivido e iriam viver, já tinha acontecido e iria ciclicamente voltar a acontecer?

Uma questão de tamanho

(Por ordem de tamanho: Sol, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Terra, Marte, Vénus, Mercúrio e Plutão)

O Universo na sua definição cosmológica é conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros objetos celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis físicas conhecidas. Esta definição, embora bastante vasta, é ainda incompleta frente aos avanços do conhecimento e da agregação cada vez maior de estruturas antes desconhecidas e que passam a ter comprovação científica.

No infinito seio deste vasto Universo, existimos nós algures. A Via Láctea é a nossa morada espacial, e é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de duzentos mil milhões de estrelas e tem uma massa de cerca de 750 biliões e um trilião de massas solares. A idade da Via Láctea está calculada entre treze e vinte biliões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze biliões de anos.

O nosso bairro é o Sistema Solar. Este é constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos que o rodeia, em que se destacam os planetas. Mas existem outros pequenos corpos tais como os planetas menores (asteróides e transneptunianos), cometas, os satélites naturais dos planetas e até pequenos meteoros.

Por fim temos a Terra, a nossa casa. A Terra é o terceiro planeta em órbita do Sol, depois de Mercúrio e Vénus, e anterior a Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão. Possui um satélite natural, a Lua. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida, na forma como a reconhecemos - entre os quais estamos nós, os humanos.

Como dá para perceber, no infinito do Universo, somos apenas um pontito. Um ponto especial é certo. Mas apenas um ponto. Para dar uma noção, se desaparecemos hoje, ninguém daria pela falta deste planeta. Portanto caríssimos, pensemos verdadeiramente em nós e pensemos em preservar a nossa casa. Porque é a única que temos.

Nem o copianço nos vale!

Estudo mostra que maioria dos universitários portugueses admite copiar

Um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto concluiu que, após analisar estudantes de 21 países, há uma "forte correlação" entre a corrupção e a prática da cábula nas universidades. Em Portugal 62,4 por cento dos universitários admitem copiar nos exames.

Isto deixa-me a pensar. Se os resultados escolares são maus. Se a maioria dos estudantes admite copiar (só fizeram o teste aos universitários, mas descendo a anuidade o resultado creio que seria idêntico). Só se pode concluir que o problema português não é de certeza resolvido pelo copianço.

sábado, junho 17, 2006

Portugal nos "oitavos"

(Foto: AFP/afp.com)

Portugal venceu merecidamente a selecção do Irão, por duas bolas sem resposta, com golos do "mágico" DECO e do madeirense CRISTIANO RONALDO, de regresso às boas exibições. Com esta vitória, Portugal já tem o lugar nos oitavos de final garantido, onde jogará contra a Argentina ou a Holanda. Sinceramente venha o diabo e escolha. Mas primeiro à que pensar no México.

Scolari, apesar de todas as criticas que é alvo, a maior parte incompreensíveis, voltou a bater recordes. É o único treinador em campeonatos do mundo a conseguir 9 vitórias consecutivas e é, a partir de hoje, o seleccionador nacional com mais vitórias.

FORÇA PORTUGAL

quinta-feira, junho 15, 2006

O concurso...

"HE SAID, SHE SAID" é um concurso de televisão americano, de 10 episódios, que nunca chegou a ser transmitido, devido a múltiplos processos legais contra o mesmo. Aquilo que vão ver são provavelmente as únicas imagens disponíveis do concurso, enquanto decorrerem os referidos processos.

Perguntam vocês: e depois? Que importa? Vejam as imagens e depois digam-me qualquer coisa...


O maior buraco do mundo

O Poço de Udachnaya (em russo: "Трубка Удачная") é praticamente desconhecido da maioria da população do mundo. Fica em Yakutia, na Rússia, já dentro do círculo polar, e é o maior depósito do mundo de diamantes. Tem hoje 525 metros de profundidade e seu diâmetro atinge os 1,25 km.

Os veículos que lá operam estão entre os maiores do mundo, atingindo comprimentos de 13,36 m, largura de 7,78 m e altura de 6,65 m.

Inclusive, por motivos de segurança, os sobrevoos do buraco foram proíbidos. Em datas anteriores houve acidentes com helicópteros, porque a enorme força de sucção do buraco puxou-os para dentro.

Vejam as fotos e verifiquem a magnitude do dito "buraco":


(cliquem para aumentar)

A evolução da dança

Ainda por explicar está o motivo que leva os humanos a mexer-se de forma estranha quando ouvem um som ou um conjunto de sons ritmados. Por muito que a ciência tente explicar ainda está por aparecer uma justificação que faça sentido. A verdade é que simplesmente a maioria das pessoas gosta de "abanar o capacete" e "levantar o pé do chão".

Vejam este pequeno e divertido clip sobre a evolução da música dos tempos modernos, pelo cómico Judson Laipply.


quarta-feira, junho 14, 2006

Professores em greve

Hoje é dia de greve nacional dos professores (mais uma), a terceira desde que este Governo tomou posse. Convocada pela Fenprof, a jornada de protesto inclui mais duas acções durante a tarde: um plenário nacional, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, seguido de uma manifestação junto ao Ministério da Educação.

No centro da discórdia estão as propostas apresentadas pela tutela para a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), apresentadas pela ministra Maria de Lurdes Rodrigues no final de Maio, e que a Fenprof considera inaceitáveis.

As mais polémicas são a avaliação dos professores pelos encarregados de educação, a entrada mais selectiva na profissão (através de um exame nacional), para além de um estágio acompanhado por um professor supervisor, e a imposição de quotas para progressão na carreira é outro dos pontos polémicos.

Obviamente caiu o "carmo e a trindade". Os professores, tais quais "prima donnas", sentem-se ofendidos, prejudicados, perseguidos e ameaçados. Embora concorde com algumas das suas reivindicações, também quero crer que existem medidas muito importantes nesta revisão.

O que os professores têm de entender (tal como noutras profissões), é que eles próprios têm de se fazer respeitar. Existem óptimos, excelentes professores, alguns que tive o prazer de serem tutores na minha aprendizagem. Mas existem outros, que não o são. Que são péssimos, seja na vertente técnica, seja na vertente humana. E são esses que têm de ser erradicados do ensino.

Eu sei que o exercício do professorado é complicadíssimo. Uma tarefa ingrata e muitas vezes pouco correspondida. E por esse mesmo motivo, há que criar bases de sustento desta digna profissão. Concordo em absoluto com a existência de exames técnicos e psicológicos de acesso a esta profissão. Discordo em absoluto com a avaliação dos professores pelos alunos ou pelos seus pais. Mas sobretudo concordo com uma forma de credibilização da profissão. Da restauração de valores e créditos.

Em jeito de comentário "jocoso", creio que a "coincidência" do dia da greve se encontrar entre dois feriados, é extremamente infeliz.

Ébola, Varíola.... quem quer? Vendo baratinho!


De acordo com a edição de hoje do "The Guardian", estão à venda na Internet, sequências de ADN do vírus da varíola e de outros vírus mortais.

Segundo a reportagem este diário britânico encomendou pela Internet uma curta sequência de ADN da varíola. Desde que a doença foi erradicada, há mais de 30 anos, que este virus existe unicamente em laboratórios - e segundo vários estudos mantendo a sua elevada taxa de contaminação e perigosidade. A pedido do jornal, a amostra encomendada sofreu três pequenas modificações para que se tornasse inofensiva e foi enviada para uma morada anónima em Londres.

Há várias razões legítimas para este material possa estar à venda. Permite, por exemplo, o acesso a estes vírus de investigadores que desenvolvem tratamentos ou vacinas contra os mesmos. No entanto, esta é uma indústria nova e pouco ou nada regulada, onde há empresas que vendem os "ADN's standardizados", sem qualquer registo, seja da identidade de quem as compra ou das próprias sequências vendidas.

Imaginando que eramos terroristas e interessados neste género de "armas", para construir um virus do zero, bastava encomendar vários "packs" da sequência de ADN do vírus, e por fim colá-las na ordem certa. Obviamente que este procedimento não pode ser feito numa cozinha dum apartamento nos subúrbios, mas é de reter que uma rede terrorista bem financiada (como a famosa Al-Qaeda), teria acesso a pequenos laboratórios, bem como a pessoal formado para essa finalidade.

Para além da varíola, o "The Guardian" indica ainda que fragmentos de ADN da poliomielite e da gripe espanhola (que matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o Mundo) podem igualmente ser comprados através da Internet.

link da notícia original: The Guardian


As "vítimas" do Katrina


Pelo menos 1,4 mil milhões de dólares destinados à assistência às vítimas dos furacões Katrina e Rita, que devastaram vários estados do sul dos Estados Unidos, serviram, entre outras coisas, para pagar férias no Havai, pelo menos uma operação de mudança de sexo e bilhetes de época para o futebol americano, concluiu uma comissão nomeada pelo Congresso norte-americano, e avançanda pela agência noticiosa Associated Press.

Entre as fraudes descobertas contam-se as histórias de uma alegada vítima que usava o endereço de um cemitério como morada e de uma pessoa que passou 70 dias num hotel do Havai. Os agentes do Gabinete de Contabilidade Governamental descobriram também um homem que usou o dinheiro destinado à assistência para mudar de sexo. Entre alguns dos produtos comprados com o dinheiro da assistência estão artigos e vídeos eróticos e o pagamento de honorários a um advogado de Houston por um processo de divórcio.

Tenho curiosidade em ouvir as justificações: "Meus senhores, eu perdi casa, família, fiquei na rua. Fiquei transtornado. Doente. O furacão mudou a minha vida. O Katrina mudou-me. Tinha de ser mulher em honra do Katrina. Era um caso de vida ou de morte!". Eu cá já vou doar mais algum dinheirinho. E vocês?

A steak please...

(Foto: Matt Rourke/AP)

“Estamos na América. Quando pedir, fale em Inglês”. A frase é clara e polémica e está a ser utilizada em Filadélfia, nos Estados Unidos, pelo proprietário do Geno's Steaks, que decidiu que apenas aceitará o pedido de um dos seus famosos bifes se o cliente o fizer na língua oficial do país. Caso contrário, recusa-se a receber qualquer encomenda.

Estava cá a pensar para os meus botões, o quanto é americano o nome deste senhor tão patriota e defensor da sua língua... Geno!

segunda-feira, junho 12, 2006

X-Men: o fecho da trilogia

X-Men 3 - O Confronto Final
Título original: X-Men: The Last Stand
De: Brett Ratner
Com: Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry e Famke Jansen
Género: Acç, Ave
Classificacao: M/12


Neste terceiro filme da série "X-Men", é descoberta uma "cura" para os mutantes que pode mudar o curso da História. Pela primeira vez, eles têm a oportunidade de escolher entre manter-se como são ou desistirem dos seus poderes, tornando-se humanos. Mas os líderes não concordam com esta cura, o que leva a um confronto, a guerra final para acabar com todas as guerras.

Comentário: Não tem a qualidade dos seus antecessores. Não tem a densidade das suas personagens tão explorada e manifestada como os primeiros dois capítulos. Mas este "X3: The Last Stand", resulta e é capaz de se suportar sozinho, mesmo que sob o estigma da ausência do Brian Singer na cadeira do director. Seja como for, vale bem o bilhete.
Nota: 6/10

Os Simpsons e o Mundial

O mundo já não é mesmo o que era. Nem os tão americanos "Simpsons" são capazes de escapar à febre do Mundial de futebol. Como se esta situação não fosse suficiente, vejam lá então qual o jogo que a família escolheu para ver ao vivo...


domingo, junho 11, 2006

Portugal entra a vencer

(Foto: AFP/afp.com)

Portugal, ao contrário das últimas competições internacionais, entrou a vencer no Mundial, batendo Angola por 1-0, com um golo do "açor" Pauleta, logo aos 4 minutos da primeira parte. Num exibição fraca e sem energia, valeu o resultado e os três primeiros pontos da equipa lusa neste Mundial. Próximo sábado há mais.

Elegância Checa


Ontem foi o segundo dia de pirotecnia do Festival Atlântico. Em competição esteve a República Checa que trouxe-nos um espectáculo muitissimo elegante e comovente. Extremamente bem sincronizado e com uma selecção musical ímpar, granjeou boa reputação para a companhia entre os milhares de espectadores presentes na baía do Funchal. Para mim, foi claramente melhor que a exibição mexicana da semana passada.

Quem quiser votar nos respectivos espectáculos visite: Página oficial do Festival Atlântico

sexta-feira, junho 09, 2006

Começou o Campeonato do Mundo de Futebol

(Foto: AFP/afp.com)

Está dado o pontapé de partida. Durante o próximo mês e alguns dias, este será o evento mais falado em todo o mundo. O Alemanha-Costa Rica abre as hostilidades. Portugal apenas jogará no domingo, frente à estreante Angola.

A todos os participantes desejo as maiores felicidades e que PORTUGAL vá o mais longe que consiga. FORÇA PORTUGAL!

quinta-feira, junho 08, 2006

De que lado do bairro é que vives?

São Paulo, Brasil

O "Magriço" de Portugal


Todos nós quando ouvimos falar dos "Magriços", lembramo-nos da célebre selecção portuguesa de Eusébio, que em 1966, foi a Inglaterra conquistar um brilhante terceiro lugar no campeonato do mundo. Mas de onde vem esse nome? Quem foram os "Magriços"? Ou melhor... quem foi o "Magriço"?

Luís de Camões foi o grande responsável pela divulgação do nome e das proezas do Magriço, ao incluir em Os Lusíadas, (nota: Canto I, capítulo 12, verso sexto), o relato dos feitos dos "doze de Inglaterra".

Consta que, nos finais do século XIV doze damas inglesas, tendo sido injuriadas por palavras proferidas por outros tantos cavaleiros também ingleses, apresentaram queixas ao Duque de Lencaster, pedindo-lhe que, pelas armas, assumisse a defesa da honra ofendida.

O Duque, não querendo afrontar directamente esses cavaleiros, para não agravar um problema interno, logo se lembra de doze cavaleiros portugueses que conhecera, ao lado do rei de Portugal, seu genro, aqui combatera as tropas de Castela.

Cartas são enviadas pelas damas e pelo Duque a cada um dos cavaleiros portugueses e a D. João I, que autoriza a expedição a Inglaterra, onde, em torneio, os portugueses se bateriam contra os ingleses.

É aparelhado um navio que parte da cidade do Porto, levando 11 cavaleiros armados. Esperem lá. 11? mas não eram 12? Efectivamente eram 12 os cavaleiros. No entanto, um tal de Álvaro Gonçalves Coutinho, comunica aos seus colegas de armas que prefere fazer a viagem por via terrestre, a fim de saciar a curiosidade que tem de conhecer novas terras e novas gentes. Por motivos ainda não muito bem conhecidos, este cavaleiro, era conhecido entre as suas gentes como o... "magriço".

Entretanto, chegados a Inglaterra, os onze portugueses preparam-se para o torneio... e do magriço nem novas nem mandados, para grande desgosto da dama que ele iria defender. No preciso momento que iam iniciar o combate, eis que, com grande reboliço, o Magriço entra em campo, pondo-se ao lado dos seus companheiros. O confronto é breve e, com alguns ingleses mortos e outros postos fora do campo, aos portugueses resta celebrar a vitória e receber as homenagens das damas desagravadas, antes de regressarem a Portugal.

Todos... todos não. O nosso Magriço, que, não resistindo à sua curiosidade e espírito aventureiro, por lá se deixa ficar mais uns tempos, ao serviço do Conde de Flandres.

Já anteriormente a Camões, são feitas referências a este episódio no Memorial das Proezas da Segunda Távola Redonda, de Jorge Ferreira de Vasconçelos, editado em 1567.

O tema persistiu e, já depois da morte do autos de Os Lusíadas, Pedro de Mariz, nos Diálogos de Vária História, de 1599, inclui pormenorizada descrição do torneio de Londres.

Quanto ao Magriço e seus feitos, esses existiram mesmo e são atestados por documento existente na Torre d Tombo, uma carta datada de 26 de Dezembro de 1411, em que D. João, duque da Borgonha e conde da Flandres, reconhece os grandes serviços a si prestados por Álvaro Gonçalves Coutinho e, em agradecimento, concede privilégios aos portugueses na Flandres.

A nobilíssima família dos Coutinhos é uma das mais antigas e ilustres de Portugal que atingiu grande brilho pelas suas valorosas acções e alianças que teve com membros da Casa Real.

A "Lost Jewel of the Atlantic"...

"Lost Jewel of the Atlantic" é um filme sobre a destruição de um dos melhores lugares para a prática do surf no mundo, sucumbindo ao desenvolvimento urbano. Esta situação toca-nos em particular porque este lugar situa-se na... Madeira. Mais precisamente no Jardim do Mar.

Para quem não sabe, o Jardim do Mar era um dos paraísos do surf na Europa, afamada pelo mundo, com visitas regulares de surfistas norte-americanos e australianos. Nesta pequena freguesia da zona Oeste, foi construído um pontão que modificou a zona de quebra das ondas.

Esta obra do Governo Regional, foi extremamente polémica, que motivou inclusive algumas manifestações de rua, e uma discussão acessa na própria Assembleia Regional. Mas, apesar dos esforços de várias agências ambientalistas, o projecto avançou, e o muro de protecção foi construído, juntamente com uma nova "promenade", que alterou por completo todo o visual costeiro do Jardim do Mar e, consequentemente, a destruição das ondas.

Trata-se sem dúvida de uma discussão curiosa. Nesta situação, o interesse público (a existir) substituiu-se ao interesse ambiental. A justificação dada foi que as "ondas" não traziam qualquer retorno económico à população e que apenas beneficiavam uma minoria de surfistas.

A questão que eu coloco é outra. Qual foi, neste caso, o custo ambiental do desenvolvimento da zona costeira do Jardim do Mar? É uma consideração que deixo no ar. Entretanto vejam o "trailer" do filme "The Lost Jewel of the Atlantic", patrocinado pela agência internacional "Save The Waves".


terça-feira, junho 06, 2006

A PETA


PETA - People for the Ethical Treatment of Animals, é a maior organização de protecção dos direitos animais do mundo. Fundada em 1980, a PETA tem-se dedicado ao fortalecimento e protecção dos direitos de todos os animais. A PETA opera sob um único propósito: os animais não são nossos para comer, vestir, experimentar ou para serem usados como entretenimento.

A PETA foca a sua acção em quatro áreas consideradas aquelas onde os animais sofrem mais intensamente por maiores períodos de tempo: nas quintas industriais, em laboratórios, no vestuário e na indústria de entretenimento. A PETA manifesta-se através da "educação pública", investigações intensas, pesquisa, salvamento de animais, legislação e, sobretudo, através de campanhas de protesto.

E aqui nasce o grande problema da PETA (e de outras organizações estrangeiras e nacionais que a imitem), onde esta organização comete um erro fundamental: o de justificar os fins com os meios. E, francamente, os fins não justificam os meios.

Embora a maior parte dos objectivos da PETA sejam louváveis, as formas de lutas que têm sido utilizadas é que o não. Se no seu arranque foram cruciais na divulgação do movimento pelos direitos dos animais, as suas campanhas cada vez mais sensacionalistas, irrazoáveis e até mesmo embaraçosas, são em última instância bem mais prejudiciais para os animais do que benéficas.

Ao recorrer constantemente a campanhas cujo intuito é ferir a sensibilidade do espectador, em particular naquelas em que utiliza pessoas nuas ou semi-nuas, a PETA transmite uma ideia distorcida do movimento pelos direitos dos animais, ridicularizando-o. Mais, ao insultar as pessoas que a PETA considera seus "inimigos", demonstra que não respeita ninguém que não lute pela sua causa. O que se retira é que, algures a meio do caminho, perderam a noção dos limites, daquilo que é razoável e daquilo que não é de todo razoável.

No entanto é inegável que a PETA, como maior organização de direitos dos animais a nível mundial, já fez muito pelos animais e pelos seus direitos. No entanto, todo este sensacionalismo e desrespeito exacerbado, também fez com que a PETA tenha afastado muitas pessoas honestas da sua nobre causa. E pior, tem feito com que a PETA seja olhada como uma organização desagrável e arruaceira - sendo que no final, ficam esquecidos os animais.

Contra a clausura

(Foto: Pat Roque/AP)

Activistas da associação de defesa dos direitos dos animais PeTA (People for the Ethical Treatment of Animals) protestam contra a clausura dos animais no Jardim Zoológico de Manila, nas Filipinas. Os membros da PeTA exigem que os animais vivam toda a vida no seu habitat natural e afirmam que os Zoológicos são prisões.

Protesto estudantil em Santiago

(Foto: Ian Salas/EPA)

A polícia chilena detém um estudante em mais uma manifestação realizada na capital Santiago. Mais de 600 mil jovens estudantes exigiram ontem diversas alterações do sistema educativo chileno, entre outras exigências de âmbito social.

segunda-feira, junho 05, 2006

A Dança dos Macacos...

Eis um vídeo que recebi por e-mail que não resisto a partilhar com V. Ex.ªs... macacos como eu. Macacos, perguntam vocês? Sim, meus caros... macacos. Afinal, no fim do dia, não passamos de macacos...

Ora vejam lá:



Dancem macacos, dancem...

Milhares na chegada à Alemanha

(Foto: Paulo Duarte/AP)

Milhares de emigrantes na Alemanha deram hoje as boas vindas à selecção portuguesa, primeiro no aeroporto de Osnabruck, depois em Marienfeld, onde a equipa vai ficar instalada durante o Mundial de futebol. Uma coisa é certa: por falta de apoio a selecção nacional não se poderá queixar. Por isso, toca a honrar todo este povo português que continua a apoiar incondicionalmente a sua selecção!

Incêndio em Lisboa

(Foto: Miguel Madeira/PÚBLICO)

Um corte numa conduta da rede de baixa pressão da Lisboagás foi a causa do incêndio que deflagrou esta noite na zona dos estaleiros das obras do Metro de Lisboa na Avenida da República.

domingo, junho 04, 2006

Bessy deu à luz Arny

(Foto: Vassil Donev/EPA)

Arny, um lince euroasiático ou boreal (Lynx lynx) que como o nome indica se distribui por grande parte da Europa e Ásia (excluindo a Península Ibérica), aconchega-se no ventre da mãe, Bessy, que deu à luz há oito dias no Jardim Zoológico de Sofia. É o primeiro lince a nascer num zoo búlgaro.

sexta-feira, junho 02, 2006

A criança maratona


Buddhia Sing é uma jovem criança indiana que recentemente bateu o recorde do seu país dos 65 quilómetros, percorrendo a distância entre as cidades indianas de Puri e Bhubaneshwar, em sete horas e dois minutos consecutivos a correr. O feito deste jovem prodígio, já considerado o mais novo maratonista do mundo, apenas espera oficialização para entrar no "Limca Book of Records".

Nascido no seio de uma família podre, Buddhia foi vendido pela sua mãe Sukanti, que não tinha capacidade para alimenta-lo, nem criá-lo. Ironicamente este foi o ponto de viragem na vida de Buddhia.

O seu talento, resistência e indomável espírito foi descoberto na forma de castigo corporal. Num certo dia, como castigo, Buddhia foi obrigado a correr continuamente até não poder mais. Buddhia apenas parou 5 horas depois, sem qualquer sinal de cansanço. Nas suas próprias palavras: «gosto muito de correr; posso correr durante o tempo que quiser».

Foi nesta altura que Buddhia foi adoptado pelo seu actual treinador, Biranchi Das. As suas invulgares capacidades tornaram-no uma celebridade na Índia, aparecendo em revistas e em programas de televisão e rádio. Actualmente Buddhia Sing treina todos os dias, tendo em vista a sua participação nos jogos olímpicos de 2012.

Ah, é verdade. Buddhia tem 5 anos de idade.

O Cantinho das Fotos está aberto


Decidi criar um espaço alternativo, puramente dedicado à fotografia. Ou seja, às minhas fotos! eheh! Seja como for, espero que aproveitem a boleia e dêm lá um pulito.




Gracias.

quinta-feira, junho 01, 2006

O dia dos mais pequenos


Hoje é o dia da criança. Um dia especial, onde por todo o mundo se relembra que o maior tesouro da humanidade é a sua prole, os seus "adultos em miniatura", que são todo o seu futuro.

Toda a criança merece ser feliz, merece crescer em condições dignas. Merece ser acarinhada pelos pais, protegida e aconselhada. A criança tem o direito a brincar, a se divertir, a cometer asneiras, a ser "chata como o diabo"... a ser criança.

Infelizmente, este dia serve para lembrar que não é isto que acontece no mundo. Neste momento há uma criança a morrer à fome ou por doença. Neste momento há uma criança a morrer numa guerras fútil e insensata. Neste momento há uma criança a servir de saco de pancada das frustrações dos pais ou familiares. Neste momento há uma criança a ser violentada.

Estas crianças também crescem...