sábado, janeiro 07, 2006

Telemóveis aumentam conflitos familiares

A vida profissional e familiar em estudo

A banalização dos telemóveis e dos pagers poderá estar a alterar as relações familiares. De acordo com um estudo da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, publicado em Dezembro de 2005, as pessoas que usam constantemente estes aparelhos manifestam mais sinais de insatisfação relativamente à família.

Os investigadores, que durante dois anos acompanharam 1300 adultos, notaram ainda que, pela mesma razão, a vida profissional e familiar mistura-se cada vez mais. A partir do momento em que as pessoas começam a receber em casa chamadas ligadas ao emprego, os problemas profissionais podem invadir o domicílio. O contrário, contudo, também acontece. Também a actividade profissional é perturbada pela introdução de assuntos familiares e pessoais durante o horário laboral.

Neste contexto, as questões mais triviais podem ser destabilizadoras. O mero telefonema do filho para a mãe, a informar que o micro-ondas explodiu, pode ter um efeito negativo na produtividade e no grau de satisfação familiar, explica Noelle Chesley, professora de Sociologia e uma das autoras do estudo, publicado no Journal of Marriage and Family.

As mulheres que trabalham são as mais afectadas pelo advento das telecomunicações: não só os assuntos familiares se intrometem na vida profissional, como as questões familiares profissionais irrompem, igualmente, durante o expediente. Relativamente aos homens, são menos solicitados, quando se encontram no emprego, mas quando estão em casa sucede serem interpelados por colegas ou assuntos ligados às suas profissões.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: