sábado, novembro 05, 2005

O mundo está a mudar...

Estudo constata que alterações climáticas estão a mudar as espécies

Uma equipa de cientistas holandeses constatou que as espécies como o papagaio-do-mar, a borboleta Almirante vermelho e o chapim-real estão a responder às alterações climáticas de formas que podem ameaçar a sua sobrevivência. A investigação foi publicada na revista "Proceedings B" da Royal Society.

Nos últimos anos têm sido publicados vários estudos que mostram que o comportamento das plantas e animais - nomeadamente ao nível da migração e reprodução - está a mudar em resposta às alterações climáticas. Mas a adaptação está a ser dificultada pela conjugação do rápido avanço das alterações climáticas e das pressões nos habitats.

As aves estão a migrar em períodos diferentes, as plantas estão a florir mais cedo e os peixes e insectos estão a espalhar-se para novos territórios. Marcel Visser, do Instituto de Ecologia de Heteren, e Christiaan Both, da Universidade de Groningen, analisaram mais de 50 estudos para encontrarem exemplos onde é possível medir a eficácia da adaptação das espécies. Para vários casos, as respostas das espécies não são muito eficazes. As razões ainda são pouco claras. As espécies podem ser incapazes de o fazer, podem não estar sujeitas a pressões fortes o suficiente para induzir à mudança ou as pressões são diferentes e pedem respostas contraditórias. Qualquer que seja a explicação, Marcel Visser acredita que as suas conclusões lançam um claro alerta.

"A conclusão deve ser a de que muitas espécies estão a mudar a um ritmo pouco adequado, pouco sincronizado com os seus recursos alimentares". Visser salientou que "a diferença entre a subida das temperaturas é que agora o ritmo chega a ser cem vezes maior do que dantes"."Onde dantes existiam vastas áreas de habitats naturais, agora os animais têm muito mais dificuldade em migrar. Além disso, há perda de diversidade genética e fragmentação de habitat".

fonte: PUBLICO

O que estamos nós a fazer ao mundo?!

Sem comentários: