terça-feira, agosto 02, 2005

Como uma notícia nunca vem só...

Mais de 350 fetos e corpos de recém-nascidos encontrados num hospital de Paris

Mais de 350 fetos e corpos de recém-nascidos foram descobertos na câmara mortuária do Hospital Saint-Vincent-de-Paul, em Paris, anunciou hoje o ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, que adiantou ter sido ordenada a abertura de vários inquéritos.

Em conferência de imprensa, a direcção da Assistência Pública-Hospitais de Paris (AP-HP) confirmou que “351 fetos, alguns conservados desde 1985”, foram encontrados no hospital parisiense, onde está situada uma das maternidades mais reputadas da capital francesa. Foi um funcionário administrativo da AP-HP que denunciou o caso às autoridades.De acordo com Xavier Bertrand, foi descoberto “um número importante de fetos e de corpos de bebés nado-mortos, conservados à margem de todo o quadro jurídico na câmara mortuária do hospital”.

O ministro da Saúde foi alertado ontem para a descoberta e hoje deslocou-se ao local, onde manifestou a sua “profunda emoção e indignação” e afirmou que a situação “exige o dever da verdade”. Questionado sobre a responsabilidade sobre os corpos dos bebés nado-mortos, Bertrand explicou que “se o corpo não for reclamado num prazo de dez dias pelos pais, deve ser incinerado a cargo do hospital”.

O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, diligenciou, "sem qualquer demora, um inquérito administrativo para esclarecer o caso e determinar responsabilidades", adiantou ainda Bertrand. O chefe de Governo ordenou também "uma inspecção ao conjunto as unidades hospitalares de França que disponham de uma câmara mortuária com ligação a uma maternidade".

Em 2000, um caso semelhante foi detectado num hospital de Liverpool, no noroeste de Inglaterra. A unidade admitiu ter cerca de 400 fetos na sequência de um escândalo de armazenagem de 800 órgãos de crianças mortas, conservados sem a autorização dos pais.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: