quinta-feira, agosto 04, 2005

Agora é oficial...

Reformas antecipadas suspensas até ao final de 2006

Os pedidos de reforma antecipada antes dos 65 anos de idade ou dos 40 anos de serviço estão suspensas a partir de hoje e até ao final de 2006, determina uma lei publicada ontem em Diário da República.

A medida, que constava do Programa do Governo, foi aprovada no Conselho de Ministros de 2 de Junho. O decreto-lei prevê a suspensão da "vigência das normas que prevêem a flexibilização da idade da pensão de velhice por antecipação" e obriga que "até ao final do ano de 2006" sejam feitos "estudos actuariais" e a "avaliação da evolução da conjuntura económica e social e da sustentabilidade da segurança social".

Durante o próximo ano o Governo deverá divulgar um estudo sobre a sustentabilidade do sistema de apoio social, como prevê a Lei de Bases da Segurança Social.

Já eramos o país na UE que mais horas dispendia a trabalhar... agora somos aquele que mais anos irá trabalhar! Mas, pelos vistos, continuaremos a ser o menos produtivo da UE... ou seja, não se resolveu o problema mais grave, mas optou-se pela via do poupar uns tostões no orçamento de estado... brilhante! Algum dia ainda irão pedir para trabalharmos de borla.

Sem comentários: