quarta-feira, julho 20, 2005

A Viagem (dos Japoneses) ao centro da Terra

Investigadores japoneses vão descer sete quilómetros no interior da Terra

Cientistas japoneses vão explorar o interior da Terra, a uma profundidade nunca antes alcançada, com o objectivo de compreender melhor o funcionamento das placas tectónicas e procurar as origens da vida.

"Uma grande profundidade subterrânea, sob alta pressão e fortes temperaturas, com pouco oxigénio: este é o ambiente que predominava no momento da formação da Terra", explicou Jun Fukutomi, responsável do centro de exploração das profundezas da Terra (CDEX, na sigla em inglês). "Nas amostras geológicas que vamos recolher poderemos encontrar organismos biológicos que terão existido durante o nascimento do planeta", adiantou Fukutomi.Segundo o investigador, este estudo fornecerá também indicações sobre as evoluções climáticas passadas e futuras.

A partir do final deste mês, o CDEX terá à sua disposição um novo navio de exploração dos fundos marinhos, o "Chikyu" (terra, em japonês). Os investigadores esperam que o "Chikyu" consiga perfurar até aos quatro mil metros de profundidade e, a partir daí, chegar aos sete mil metros. "Até ao momento, os cientistas apenas conseguiram chegar aos dois mil metros de profundidade", lembra o investigador.

Apoiado pelo Governo japonês, este projecto insere-se num programa internacional de exploração oceanográfica dirigido pelo Japão e pelos Estados Unidos, no qual participam a China e doze países europeus.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: