sábado, julho 30, 2005

Afinal são 10...

Astrónomos afirmam ter descoberto um décimo planeta no sistema solar

Astrónomos norte-americanos anunciaram ter descoberto um décimo planeta no sistema solar. É maior que Plutão e está a 14,5 mil milhões de quilómetros do sol.

"É o primeiro corpo descoberto neste sistema solar que é maior que Plutão", afirmou Michael Brown, um cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), classificando a descoberta como o "décimo planeta do sistema solar".

O planeta tem o nome provisório de 2003-UB313 e foi descoberto no passado dia 8 de Janeiro através do Telescópio Samuel Oschin, no observatório de Monte Palomar (Califórnia). De acordo com os astrónomos, o corpo celeste será visível dentro dos próximos seis meses, na constelação Cetus.

Michael Brown adiantou ainda que o corpo celeste é um membro típico do cintura de asteróides Kuiper, mas que se pode classificar de planeta devido ao seu tamanho, mais do dobro do tamanho de Plutão, o planeta mais afastado do sol descoberto até agora, em 1930.

Esta descoberta foi levada a cabo por Michael Brown, Chad Trujillo (do Observatório Gemini, Havai) e David Rabinowitz (Universidade de Yale) e financiada pela agência espacial norte-americana NASA.

O novo planeta já tinha sido fotografado no dia 31 de Outubro de 2003, mas estava muito distante e só foi possível determinar o seu movimento através da análise de novas imagens, em Janeiro.

Olá, caros amigos "2003-UB313zianos"...

Sem comentários: