domingo, junho 19, 2005

Tiago Monteiro faz história na F1



O piloto português Tiago Monteiro fez história no Grande Prémio dos Estados Unidos ao terminar o circuito em terceiro lugar, o que lhe permite somar 6 pontos e ascender à 13.ª posição da classificação geral.

A corrida no circuito de Indianápolis foi disputada por apenas seis monolugares, depois de os 14 pilotos com carros equipados com pneus Michelin terem desistido ainda antes da partida, por razões de segurança.

O piloto alemão Michael Schumacher foi o mais rápido dos seis concorrentes ao fazer o tempo de 1:29:45,181 horas. O seu companheiro de equipa, o brasileiro Rubens Barichello, precisou de mais 1.522 segundos para terminar o circuito. Narain Karthikeyan terminou na quarta posição, à frente dos Minardi de Christijan Albers e Patrick Friesacher, e deu à Índia os primeiros pontos no Mundial de fórmula 1.

Após o início da prova, em versão bastante reduzida, o público seguiu o exemplo dos pilotos equipados com pneus Michelin e começou a abandonar o mítico circuito norte-americano, não sem antes arremessar alguns objectos para a pista.

«Estou a viver um dia incrível na minha vida» (Tiago Monteiro)

«Tenho as emoções misturadas, mas estou muito satisfeito». Foi desta forma que o piloto português se estreou na sala de Imprensa, depois de ter alcançado o seu primeiro lugar no pódio na Fórmula 1.

«Este é um momento incrível para mim, apesar de este Grande Prémio ter sido muito estranho. Nós também temos os nossos problemas», referiu o piloto luso da Jordan-Toyota.

Para Monteiro quem ficou a perder com a desistência de 14 carros «foi a Fórmula 1 e o espectáculo. Nós demos o máximo foi um Grande Prémio, muito difícil. Tentei afastar-me ao máximo do meu companheiro de equipa, apesar de ter um carro mais pesado mas conseguiu do que o Narain Karthikeyan, mas acabei por conseguir ganhar vantagem e fazer um excelente resultado», referiu após a conquista do terceiro lugar no circuito em Indianápolis.


Sem comentários: