terça-feira, dezembro 31, 2013

O Top de 2013 do YouTube (ou que mais vimos...)




Há mais de 6 biliões de horas de vídeos assistidos no YouTube a cada mês, por isso é certamente um barómetro do que pode ser viral ou popular no mainstream. Com isso, o site de vídeos, propriedade da Google, mais uma vez fez o seu balanço anual, divulgando a sua lista anual dos principais vídeos e canais de 2013.

Talvez sem surpresa, o vídeo da dupla de comediantes noruegueses Ylvis, formada pelos irmãos Vegard e Bård Ylvisåker, The Fox (What Does The Fox Say?), assume o top "trending" de 2013 no YouTube, enquanto que o Gentleman do sul coreano Psy é o vídeo da música mais visto do ano. 

Então, quais são os outros vídeos mais populares do ano? YouTube completa o top 10 da seguinte maneira:

Não há dúvida que vídeos musicais tornaram-se extremamente populares no YouTube e por isso a empresa decidiu criar uma lista separada para esta categoria. Miley Cyrus não só aparece perto do topo, ainda tem dois de seus vídeos em destaque: Wrecking Ball e We Can’t Stop. Katy Perry com Roar (Official), e P!Nk com Just Give Me A Reason compõem os cinco mais populares de 2013. 

Por fim, o YouTube listou os 20 melhores canais que ganharam o maior número de subscrições este ano. Os canais mais populares deste ano foram PewDiePie, HolaSoyGerman, Smosh, RihannaVEVO, e OneDirectionVEVO

E como sempre, aqui está o vídeo da revista do ano de 2013 pela equipa do YouTube: 

 


BOM ANO!!!

domingo, dezembro 29, 2013

We lived!!!



E correu bem! Ou melhor, dentro daquilo que era expectável para a nossa primeira participação na prova de S. Silvestre no Funchal. Acima de tudo, sobrevivemos aos quase seis quilómetros de prova no centro da cidade do Funchal.

O clima estava bom e, apesar do sofrimento, foi divertido. Possivelmente a repetir nos próximos anos e, preferencialmente, a melhorar o nosso tempo:



Até para o ano!!

(Já agora, a quem interessar, podem consultar todos os resultados aqui.)

sábado, dezembro 28, 2013

Prova de S. Silvestre é hoje!




É hoje a 55ª edição da Volta à Cidade do Funchal, a prova de São Silvestre cá do burgo. E pela primeira vez da história aqui o vosso amigo irá participar. Finalmente, após muita consideração e pouco treino, lá calcarei as sapatilhas e vou correr para a avenida. Não tenho grandes expectativas, apenas ficar à frente dos velhotes de 80 anos que irão participar!!

A prova até nem me parece ser muito complicada. O trajecto, como podem ver no mapa, atravessa as obras na Avenida do Mar, sobe até ao Campa da Barca (a palavra "subir" dói aqui um bocadinho), vira à esquerda e passa pela Francisco Franco, pelo Tribunal e Câmara Municipal (tão fechados, nem pensem coisas...), até descer (ufa!!!) a Avenida Zarco. Dá uma voltinha à rotunda do Infante, cumprimenta o Sr. Bispo ao passar pela Sé, compra qualquer coisinha do Bazar do Povo, toma um café na "Pretinha" na Fernão Ornelas e volta a descer (ahhhhhh!!), até voltar a entrar na Avenida do Mar. A partir daqui espera na paragem pelo autocarro e termina em frente das Vespas... pouca coisa!


(clicar para aumentar)


Depois conto como correu!

segunda-feira, dezembro 16, 2013

Aberto o Museu CR7


(Foto: Rui Martins)

Cristiano Ronaldo abriu hoje as portas do seu museu, apresentando-o aos jornalistas e convidados presentes. Trata-se de um espaço amplo com os 126 troféus que venceu até à data e fotografias de toda a sua carreira em exposição, e situado numa zona nobre da cidade do Funchal, junto à antiga DRTT, logo à saída da rotunda do Porto do Funchal.

Acima de tudo é uma excelente promoção da ilha da Madeira e, em breve, será visita obrigatória para milhares de turistas que visitam o nosso arquipélago. Só discute isto quem, na realidade, desconhece quem é o Cristiano Ronaldo fora do nosso país. Basta dizer que para a abertura do museu foram destacados mais de 66 jornalistas de todo o mundo...

Muito bem!

sábado, dezembro 14, 2013

A fúria do mar


A semana que findou ficou marcada pela fúria do mar que causou uma fatalidade e muitos estragos um pouco por toda a ilha. Nós ilhéus sabemos bem o que é um mar revolto e decide invadir a terra. E, normalmente, há muito pouco que se pode fazer nestas situações.

Deixo-vos algumas imagens de assombrosa beleza:





(Todas as imagens em www.dnoticias.pt)

domingo, dezembro 08, 2013

Quando a realidade e ficção se misturam!



Há três coisas que me emocionam sempre: actos de gentileza e bondade, inspiração e talento! E quanto as três se conjugam é fantástico.

O vídeo que se segue prova que as ideias poderão vir de todo o lado, algumas vezes de sítios inimagináveis. Neste caso a inspiração do professor deste vídeo veio de uma cena do filme "O Discurso do Rei", quando a personagem do Geoffrey Rush tenta fazer o "rei" Colin Firth ultrapassar o seu grave problema de gaguez através da música.

A história do nosso vídeo é de Musharaf "Mushy" Asghar, um aluno de um liceu em Yorkshire, em Inglaterra. Depois de anos de terapia da fala para tentar debelar a sua gaguez - e de todos os problemas associados na escola, incluindo os inevitáveis bullies -, Mushy conseguiu discursar pela primeira vez à frente da sua turma, tudo graças à persistência e engenho do seu professor Matthew Burton.

Depois de ser introduzido num programa sobre a educação em Yorkshire, este pequeno vídeo do jovem Mushy e do seu professor, tornou-se viral. E destes vírus queremos mais!


Como é belo o engenho humano.
 

Nélson Mandela - Morreu o Homem!




Aos 95 anos faleceu Nélson Mandela. 'Madiba' como foi baptizado pelo povo sul-africano. O rosto e corpo de toda uma luta de uma vida face a um dos regimes mais inumanos que o homem já inventou. Morreu o homem mas deixa para o mundo um legado que é acima de tudo uma luta pela liberdade e pela igualdade entre os homens.

Vai fazer falta.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

Eleições da OA e o voto obrigatório




Os resultados eleitorais do dia 28 de Novembro de 2013 para a Ordem dos Advogados, deram a vitória à Lista I da Dra. Elina Fraga para o Conselho Geral e Conselho Superior. Os 6.290 votos, de um universo de 21.281 votantes, foram suficientes para eleger a nova bastonário para o triénio 2014/2016.

Sobre esta situação tenho dois comentários. O resultado da Lista I representa a escolha de 29% do eleitorado votante, o que significa que 71% não a escolheu. Não consigo sinceramente conceber como se permite uma vitória com tão baixa percentagem. É claramente uma situação onde se impoe uma segunda volta com as duas ou três listas mais votadas. Apenas assim, e só assim na minha opinião, se garante representatividade e legitimidade democrática para o acto em questão.

O segundo ponto que não posso deixar de referir foi o número de votantes: foram 21.281 os advogados que se deslocaram às urnas para colocar o seu voto. De acordo com a informação disponibilizada pela Ordem dos Advogados, em 2013 estão inscritos 28.388. Isto significa que 75% dos advogados com capacidade de voto manisfestaram a sua vontade. A razão primordial para isto é que o voto nas eleições à OA é obrigatório, punível com multa

Comparando estes resultados com os resultados eleitorais das últimas eleições autárquicas, onde votaram 4.998.005 eleitores dos 9.501.103 inscritos, correspondendo a 52,60%, cada vez mais reforço a minha opinião de que o voto devia ser obrigatório!