quinta-feira, março 29, 2012

As tarefas (im)possíveis!!

(imagem: DN-Madeira, 29/03/2012)

Estas são 'apenas' o que há por fazer, de acordo com o plano de auxílio à Região Autónoma da Madeira, que o Governo Regional lá congeminou para resolver a (falta de) liquidez nos cofres da ilha. O peso, como dá para perceber, é esmagador. Mas ainda é mais complicado perceber que muito não irá ser cumprido. Umas por falta de vontade, outras por manifestada impossibilidade. E depois? Depois se verá...

"Prova superada!" in DN-Madeira

(clicar para aumentar)

Lá vai bomba!!

(capa: DN-Madeira, 29/03/2012)

Depois da questão da possível candidatura independente à Câmara do Funchal dos actuais vereadores do PSD (com o Bruno Pereira à cabeça), eis que surge esta nova (se bem que esperada) bomba. Veremos o que "danos" serão causados pelos estilhaços...

domingo, março 25, 2012

O burro que caiu do céu


"Excelentíssimo Senhor,
Para os devidos efeitos participo a V. Ex.ª que acabou de cair nesta povoação um burro vindo do céu. O feliz caiu já sem fala e não deu mais sinal de si. Providenciei para que ninguém lhe toque até que V. Ex.ª me mande instruções sobre o destino a dar-lhe, visto tratar-se de um caso que não está previsto no Código Administrativo. Peço a V. Ex.ª a máxima urgência na resposta, pois podem vir a cair mais burros do céu e haver alguma inundação que interrompa o trânsito público.
O regedor em serviço,
(fulano de tal)."

Ao receber este curioso ofício, o administrador do concelho de Oliveira de Azeméis retorceu uma das pontas do bigode e fitou com olhar vago o retrato do rei D. Luís pendurado na parede do seu gabinete. Mandou depois chamar o contínuo da câmara e perguntou-lhe se constava que o regedor da freguesia de onde vinha a carta tivesse enlouquecido. O empregado respondeu que nada sabia a esse respeito, mas a decisão do administrador estava tomada: demitiu o regedor; porque das três, uma: ou tinha enlouquecido, ou era incompetente ou, pior que tudo, estava a troçar dele...
Afinal, o regedor em questão limitara-se a reportar - ingenuamente, é certo - um acontecimento verídico.

Nesse ano de 1883 aparecera no Porto um balonista francês chamado Émile Castelet, que não se cansava de mostrar as suas proezas aeronáuticas. Fazia ascensões a partir dos jardins do Palácio de Cristal, umas vezes sozinho, outra elevando consigo nos ares uma jovem socialite desse tempo, outra ainda metendo na barquinha de verga suspensa do balão uma atriz de talento medíocre, talvez por isso mesmo sedenta de notoriedade, chamada Iva Rute. Um dia, para prender ainda mais a atenção do público, lembrou-se de dar boleia a um burro. E num domingo de inverno, entre gargalhadas da assistência, o francês e o asno elevaram-se nos ares sob o céu cinzento, o homem na barquinha e o animal suspenso de umas cordas. De súbito, porém o vento começou a soprar com muita força, tocando a chuva, e não tardou que o balão, com o bípede e o quadrúpede, se sumisse para os lados de Gaia.

Os espectadores ficaram preocupados. Não era costume Castelet desaparecer da sua vista. E como a tempestade aumentasse de força, recolheram a penates adiando a satisfação da sua curiosidade para o momento da leitura dos jornais do dia seguinte.

Vieram a saber por essa via que o balão caíra num pinhal perto de Oliveira de Azeméis e que o azougado piloto ficar ferido no acidente. Os correspondentes locais descreviam o espanto da população da vila e a forma como tinha sido socorrido o francês. Mas do burro não falavam. Só quando Castelet regressou ao Porto, já refeito, é que souberam, pela boca do próprio, o que se passara com o animal.

Acossado pelo temporal, com o balão a perder altura, Castelet começou a deitar fora os sacos de areia que serviam de lastro. Mas, como essa perda de peso não bastasse e o aeróstato continuasse a baixar perigosamente, não teve por onde escolher: cortou as cordas que seguravam o burro, e adeus companheiro involuntário de aventura!

O asno veio a cair no centro de uma pequena aldeia, onde a estranha ocorrência provocou o maior dos alvoroços. Com efeito, as nuvens carregadas escondiam o balão da vista dos aldeões, e a queda de um burro vindo do céu foi considerada prodigiosa. O regedor escreveu tal ofício ao administrador do concelho e foi vítima do seu zelo. O aeronauta quadrúpede, presume-se que tenha sido enterrado na freguesia como um vulgar jumento. Ninguém o homenageou como aquilo que realmente foi: um mártir na conquista dos ares.

"in" 365 Dias com histórias da História de Portugal, de Luís Almeida Martins

quinta-feira, março 22, 2012

Estado Sinal analógico de TV: Desligado



Quem só tem em casa a RTP1 e a RTP-Madeira, a partir das 12h20 de hoje, deixa de ver televisão, a não ser que, até lá, compre e instale um aparelho (descodificador) para ligar à velha televisão e continuar a ver as emissões. Isto porque o sinal analógico (o tradicional) de televisão irá ser desligado definitivamente, ficando apenas disponível o sinal digital, em difusão há cerca de 2/3 anos na Região Autónoma da Madeira.

Assim, como as televisões antigas não conseguem ler esse sinal digital, será necessário adquirir um aparelho descodificador (digital de TDT) para ligar a essas televisões e continuar a ver as emissões. Quem desejar aproveitar para comprar uma televisão nova, deve perguntar se vem preparada para a TDT (Televisão Digital Terrestre). Se não estiver, mesmo que a televisão seja nova, precisa do tal descodificador. Por sua vez, quem já tem em casa a cabo TV ou o 'pacote zero', não precisa de se preocupar, porque o sinal que recebem não vai sofrer alterações.

É o fim de uma era e o digital (versão TDT) chega em força e, pelos vistos, para ficar.

quarta-feira, março 21, 2012

Uma árvore personalizada? A iniciativa é da JF Santo António


Reflorestar para Renascer é fruto do Projecto Community Advisory Panel onde estão envolvidas as seguintes entidades: Direção Regional de Comércio Industria e Energia, Direção Regional do Ambiente, Direção Regional de Florestas, Conservatório da Madeira, Centro de Arbitragem de Conflitos, Junta de Freguesia de Santo António e Madeira Shopping.

Esta iniciativa tem como objectivo a reflorestação "acompanhada" das serras de Santo António e, neste sentido, as áreas intervencionadas serão alvo de diversas ações de limpeza, reposição e rega de árvores. Pretende-se ainda envolver a sociedade em geral, escolas e demais instituições da Freguesia de Santo António.

O Pico do Prado será a primeira área onde decorrerá o plantio, limpeza, reposição e rega das árvores. O inicio dos trabalhos terá lugar hoje, dia 21 de Março de 2012, e nestes participarão sensivelmente 180 voluntários, entre eles alunos das escolas de Santo António e voluntários das organizações envolvidas no Projecto Community Advisory Panel. A estes voluntários junta-se ainda a Associação de Todo-Terreno da Madeira no auxílio de transporte dos mesmos.

Tratando-se de um projecto continuo, é pretensão da Junta de Freguesia, bem como de todos os seus intervenientes, de que não seja apenas mais um plantio, mas que exista um acompanhamento das espécies plantadas. Cada árvore plantada será baptizada com o nome de quem a plantou e o seu crescimento e desenvolvimento será acompanhada por essa mesma pessoa.

Em breve serão indicadas novas iniciativas no âmbito deste projecto, abertas à população em geral.

sexta-feira, março 16, 2012

Uma igreja com vista para a cidade!

(Torre Sineira da Igreja do Colégio, no Funchal)

Já há algum tempo que vinha dizendo que era um desperdício aquilo não estar aberto ao público. A Torre sineira da Igreja do Colégio já pode ser visitada pela população. A iniciativa da Diocese do Funchal vai permitir a subida pela torre até ao terraço, onde se poderá contemplar a belíssima vista sobre a cidade do Funchal e o seu porto.

Ao longo da subida, será possível observar uma exposição sobre todo o percurso histórico daquela igreja, desde a sua fundação pelos padres jesuítas até ao dias de hoje, passando pela arte, decoração, fachada e os recentes restauros de que foi alvo.

Agora só falta abrirem a torre da Igreja da Sé do Funchal.

A abertura da torre ao público está inserida na celebração dos 500 anos da Diocese do Funchal.

Data: 14/03/2012 a 31/03/2012
Hora: 10:00 às 15:00
Local : Igreja do Colégio
Contacto: 291 233 534

"Bravo Pedro" in DN-Madeira

(clicar para aumentar)

Vinho “Salazar”




Santa Comba Dão vai ter uma marca de vinho com o nome do antigo ditador português. A ideia é conseguir assim promover o produto daquele concelho, porque já se sabe que o Salazar tem mais adeptos que o Benfica.

No entanto, o vinho “Salazar” terá de ser sempre decantado, para tirar as borras e os gajos da Pide que podem vir dentro da garrafa.

Por outro lado, a autarquia de Santa Comba Dão anuncia que este vinho é feito de uma maneira que não vai dar ressaca. Contudo, que poderá dar cadeia. Por exemplo, se um indivíduo criticar o Estado Novo com a garrafa aberta na mesa, pode acabar detido em Peniche. Se o vinho tiver sido decantado, a probabilidade de isso acontecer baixa um bocado, mas mesmo assim é preciso cuidado.

Estão também a ser pensadas algumas entradinhas para acompanhar o vinho Salazar, nomeadamente enchidos pelo Silva Pais, queijo Président (Du Conseil) e presunto Marcello Caetano.

publicado por Imprensa Falsa

quinta-feira, março 15, 2012

São cinco mil milhões e tal...


 (Foto: Helder Santos/ASPress/Global Imagens)




Entretanto a dívida regional é qualquer como «cinco mil milhões e tal» de euros, mais moeda menos moeda...

E assim se encerrou o debate do Orçamento e Plano para a Região Autónoma da Madeira para 2012, com a proposta aprovada na generalidade apenas com os votos da maioria do PSD Madeira.

E vamos nós assobiando para o lado. E pagando...

Rezar por chuva? E porque não? Rezem!!


Disse-o na segunda-feira passada. Se no Continente passou relativamente despercebido, apenas alvo de algumas chamadas, este apelo do Sr. Bispo de Braga nem se ouviu falar na Madeira. E por cá, tal como lá, nem uma pinga de água caiu entretanto. Em contrapartida o suor tem aumentado. E os arrepios de frio, particularmente quando ouvimos falar do grande saque (será seca?) às nossas carteiras a partir de Abril. Rezar por chuva? E porque não? Mais vale Deus mesmo! Já vimos que de Bruxelas,  nem bom ar, nem bom casamento...

domingo, março 11, 2012

Vereda da Ponta de São Lourenço

Vereda da Ponta de São Lourenço
Local: Caniçal, Madeira
Distância percorrida: 6 a 8 Km
Duração do Percurso – 3h30m (+/-)

Fotos:












(clicar para aumentar)

Fotos: LMR (todos os direitos reservados)

terça-feira, março 06, 2012

Contigo Teatro no "XX Festival de Teatro Carlos Varela"


A mostra de teatro regressou ao Liceu Jaime Moniz. Decorre desde segunda-feira o XX Festival de Teatro Carlos Varela. Uma semana de intensa actividade que junta na Escola Secundária Jaime Moniz o que se faz a nível regional em termos de teatro escolar. 

A Companhia Contigo Teatro exibirá o seu trabalho apresentado em Fevereiro no Teatro Municipal, "Leandro, Rei de Helíria" de Alice Vieira, como grupo convidado. Às 21 horas de quarta-feira, dia 7 de Março, na Jaime Moniz. 

Para os interessados podem consultar o programa completo aqui