sexta-feira, março 31, 2006

Educação para todos

(Foto: Michael Reynolds/EPA)

Um rapaz tenta resolver um exercício de aritmética na Escola Primária de Langde, na província chinesa de Guizhu. Esta escola acolhe 180 crianças da minoria miao graças aos fundos do projecto Hope, um programa do Governo que tem como principal objectivo garantir educação básica nas regiões mais pobres da China.

Shakespeare pode chegar aos 5 milhões

(Foto: Matt Dunham/AP)

A leiloeira Sotheby's exibe uma cópia da primeira edição do livro que reúne as peças de teatro de William Shakespeare, datado de 1623. Foram impressas apenas 750 cópias desta obra o que faz com que este exemplar possa render entre 3,6 e 5,04 milhões de euros no leilão que a Sotheby's agendou para o dia 13 de Julho. Esta cópia é considerada uma das mais bem conservadas a aparecer em leilões desde a Segunda Guerra Mundial. Publicada sete anos depois da morte de Shakespeare, este volume reproduz 36 peças, 18 das quais nunca tinham sido impressas.

quinta-feira, março 30, 2006

O bom samaritano

(Foto: EPA)

John Suhrhoff, de San Rafael, Califórnia, é a personificação da figura do bom samaritano: encontrou uma mala com jóias no valor de 1 milhão de dólares e entregou-a à polícia de Sausalito, no mesmo estado dos EUA. A mala continha um relógio Cartier, anéis de diamantes e rubis, brincos de pérola, colares com grandes diamantes e 500 dólares em dinheiro. A dona, Shala Ghannadian, de Toronto (Canadá), já foi localizada. As jóias têm passado de geração em geração na sua família com raízes no Irão.

"This Side Up"

(Foto: Dean Hoffmeyer/"Richmond Times-Dispatch"/AP)

Dezassete bebés vestiram a roupa da campanha denominada "This Side Up", que tem como objectivo a luta contra a síndrome de morte súbita infantil. A conferência de imprensa de apresentação da campanha realizou-se, hoje, no Museu da Criança, em Richmond, Virgínia, nos Estados Unidos.

O Desafio Musical da Virgin

(cliquem para aumentar)

A VIRGIN lançou aos cibernautas este desafio. A figura acima contém nomes de várias bandas de música, antigas e actuais. Conseguem descobrir quais?

Eu já descobri umas 24. Mas há muito mais ainda para descobrir. Anotem aqui as que conseguirem achar. Força e boa sorte!

Descobri até à data: Led Zeppelin, Smashing Pumpkins, The B52's, Scissor Sisters, The Eagles, The Beach Boys, Garbage, Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers, White Snake, T.A.T.U, Queen, Matchbox 20, Gorillaz, Crowded House, Police, U2, Sex Pistols, Rob Zombie, Prince, Cowboy Junkies, The Seeds, Radiohead, e Guns N' Roses.

quarta-feira, março 29, 2006

O negócio do medo

Tamiflu, Bush, Donald Ramsfeld e o negócio do medo


Extracto do editorial do nº 18 (Abril 2006) da revista DSALUD ( www.dsalud.com)
  • Sabia que o vírus da gripe das aves foi descoberto há 9 anos no Vietnam?
  • Sabia que desde então morreram apenas 100 pessoas em todo o mundo durante estes 9 anos (menos do que com qualquer outra doença conhecida)?
  • Sabia que os americanos foram quem informou da eficácia do TAMIFLU (antiviral humano) como preventivo?
  • Sabia que o TAMIFLU apenas alivia alguns sintomas da gripe comum?
  • Sabia que a sua eficácia no tratamento da gripe comum está a ser questionada por grande parte da comunidade científica?
  • Sabia que perante um suposto vírus mutante como o H5N1 o TAMIFLU apenas aliviará alguns sintomas?
  • Sabia que a gripe das aves até ao momento apenas afecta as aves e seres humanos em contacto muito directo e continuado com elas?
  • Sabia que quem comercializa o TAMIFLU são os Laboratórios ROCHE?
  • Sabia que a ROCHE comprou em 1996 a patente do TAMIFLU à GILEAD SCIENCES INC.?
  • Sabia que o presidente da GILEAD SCIENCES INC. e seu principal accionista era DONALD RAMSFELD?
  • Sabia que DONALD RAMSFELD é o actual Secretário da Defesa norte americana?
  • Sabia que a principal base do TAMIFLU é o anis estrelado?
  • Sabia que quem detém 90% da produção desta árvore é a ROCHE?
  • Sabia que as vendas do TAMIFLU passaram de 254 milhões em 2004 para mais de 1.000 milhões em 2005?
  • Sabe quantos milhões mais pode ganhar a ROCHE e os mercenários da administração Bush nos próximos meses se continuar este negócio do medo?


Ou seja, o resumo do negócio é o seguinte: os amigos do sr. Bush decidem que um fármaco como o TAMIFLU é a solução para uma pandemia que ainda não ocorreu e que causou 100 mortos no mundo inteiro desde há 9 anos. Este fármaco não cura nem sequer a gripe comum. O vírus actual não afecta o ser humano em condições normais. Ramsfeld vende a patente do TAMIFLU à ROCHE e esta paga-lhe uma verdadeira fortuna. A ROCHE adquire 90% da produção do anis estrelado que é a base do antiviral. Os governos de todo o mundo ameaçam com uma pandemia e compram à ROCHE quantidades industriais desse produto. Nós acabamos por pagar o medicamento e Ramsfeld, Cheney e Bush fazem um belo negócio...

ESTAMOS LOUCOS, OU SOMOS TODOS IDIOTAS?

Ao menos passe este documento para que mais gente saiba....

V... de Liberdade!

V de Vinganca
Título original: V for Vendetta
De: James McTeigue
Com: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, Stephen Fry e John Hurt


Passado na paisagem futurista de uma Grã-Bretanha totalitária, "V de Vingança" é a história de Evey (Natalie Portman), uma jovem que é salva de morte certa por um homem mascarado (Hugo Weaving). Identificando-se apenas como "V", o mascarado revela um carisma incomparável e um talento extraordinário na arte do combate e da astúcia. V desencadeia uma revolução quando insta os compatriotas a lutar contra a tirania e a opressão. Mas ao descobrir a verdade sobre o misterioso passado de V, Evey toma também conhecimento da verdade sobre si própria e emerge como imprevisível aliada de V, no seu plano para devolver a justiça e a liberdade a uma sociedade afligida pela crueldade e a corrupção.

Comentário: São tantas as emoções que este filme despoleta que torna qualquer comentário supérfluo. "V" é um anti-herói, que usa métodos terroristas para derrubar o absolutismo de um estado "big brothariano", num ambiente Orweliano de "1984". Evey é o produto letárgico da violência desse "status quo" sobre os seus cidadãos, que, pela mesma violência, ora de "V", começa a questionar o seu redor e a sua liberdade... "V de Vingança" é um filme sobre liberdade, opressão e no limite do lutador pela liberdade e o terrorista. Um filme sobre o ordem nascida do caos, e o caos nascido da ordem. Imperdível.
Nota: 9/10

Autocarros amarelos à venda

(Foto: David J. Phillip/AP)

Os autocarros escolares amarelos de Nova Orleães não escaparam à fúria das cheias provocadas pelo furacão Katrina, em Agosto do ano passado. Com o orçamento em baixo, o sistema escolar público da cidade decidiu vender a frota inundada no site de leilões eBay. Esta semana vai ser leiloado apenas um autocarro para se perceber o interesse dos eventuais compradores.

No sítio errado

(Foto: Nasser Shiyoukhi/AP)

Soldados israelitas prestam assistência a Nesreen Hash'hash, uma menina palestiniana de oito anos que foi atingida na face por uma bala de borracha, durante uma operação militar no campo de refugiados de Fawar, perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia.

Israel vai a votos

(Foto: Emilio Morenatti/AP)

Um grupo de judeus ultra-ortodoxos reúne-se numa secção de voto em Jerusalém. Os israelitas elegeram ontem a composição do novo Knesset (Parlamento). O Kadima foi como se esperava o vencedor, mas está tudo em aberto quanto à futura coligação governamental.

Às armas

(Foto: Chico Sanchez/EPA)

Uma mulher venezuelana durante um exercício militar em Charallave, na Venezuela. O Governo venezuelano está a levar a cabo um plano de recrutamento que já fez com que dois milhões de cidadãos se alistassem no Exército.

Lojas diferentes

(Foto: Malte Jaeger/Lusa)

Esta é uma das várias lojas da Rua da Conceição, em Lisboa, que há décadas vendem perfumes, cremes ou vernizes difíceis de encontrar noutros estabelecimentos comerciais, o que lhes permite escapar da crise económica por "serem diferentes" e "não terem concorrência". Esta loja tem 70 anos e passou a ser também uma atracção turística.

terça-feira, março 28, 2006

ETA promete fim da violência

(Foto: Alvaro Barrientos/AP)

Um basco no meio da “Ikurrina”, a bandeira do País Basco, durante uma manifestação em Outubro de 2005 que exigia negociações entre o Governo espanhol e o grupo separatista ETA. Os etarras anunciaram na quarta-feira um cessar-fogo permanente que entrou em vigor a partir da meia-noite de hoje.

Depois do mar

(Foto: Alvaro Barrientos/AP)

Um agente da Guardia Civil espanhola fala com um dos 37 imigrantes interceptados na costa de Tenerife. Todos os anos, milhares de africanos tentam chegar à Espanha a bordo de pequenas embarcações em busca de melhores condições de vida. Várias ONG estimam em quatro mil o número de imigrantes desaparecidos no mar desde 1997.

quinta-feira, março 23, 2006

Futebol de praia em Rafah

(Foto: Anja Niedringhaus/AP)

Duas mulheres palestinianas jogam futebol na praia de Rafah, na Faixa de Gaza, que esteve fechada durante mais de quatro anos por ordem das autoridades israelitas.

Celebrar a água

(Foto: Michael Reynolds/EPA)

Um pescador manobra o seu barco no lago Dongxi Cha, na zona rural de Hua Ergang, na China. Quarenta por cento das zonas húmidas da China desapareceram no último século por causa da pesca intensiva e da conversão dessas áreas em terrenos de cultivo. O Dia Mundial da Água celebra-se hoje.

Que raio de conclusão...

Segundo um estudo, hoje publicado em Israel, os bebés com três meses de idade já manifestam preferências em matéria racial. Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de terem colocado bebés brancos e bebés pretos, sentados ao colo das suas mães e à frente de um computador que lhes mostrava rostos de cada uma das raças durante dez segundos de cada vez.

A observação das suas reacções e do tempo que olharam para os rostos no computador levou-os a concluir que os bebés se concentraram e "preferiram" a imagem do rosto da sua própria cor.

Vai dái que os investigadores, segundo o responsável pela investigação, Yair Ben Haim, do Centro Adler para o Desenvolvimento Sociológico e Patológico da Criança, chegaram à "brilhante" conclusão que sustenta que nessa idade as crianças preferem ver rostos da sua própria raça!

Da sua própria raça!

A mim parece-me claro que, da experiência realizada, o que se conclui é que os bebés preferem rostos das raças que habitualmente veem, e não particularmente da sua, o que nem é uma conclusão extraordinária.

O que é extraordinário, é como cientistas conseguem concluir, através deste estudo, que os bebés preferem ver os rostos da sua própria raça...

A "panca" do H5N1


Pelos vistos, atendendo ao que se escreve, se vê e se ouve nas notícias, mais que uma possível pandemia, existe já uma paranóia à volta do H5N1, vulgo "gripe das aves".

Pode ser que esta revelação acalme as hostes: segundo as revistas "Nature" e "Science", aAs células que têm à superfície os receptores químicos usados pelo vírus H5N1 (chamados ácido siálico alfa-2,3) localizam-se na parte inferior do sistema respiratório - em alvéolos e nas células que fazem a ligação entre brônquios e alvéolos.

Ou seja, estes resultados sugerem que é por isso que a transmissibilidade entre humanos é pouco eficiente, ou inexistente, apesar de a replicação do vírus em humanos ser elevada e poder ser fatal.

Portanto caros amigos: a tuberculose, a hepatite, o cancro e o HIV, continuam nos "tops" e continuam a matar bem mais pessoas por ano que o ínfame H5N1.

quarta-feira, março 22, 2006

Solidão... por Chico Buarque


Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos..
isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...
isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
isto é circunstância.

Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos
e procuramos em vão pela nossa alma.


Francisco Buarque de Holanda

terça-feira, março 21, 2006

A força do vento

(Foto: Dave Hunt/EPA)

O australiano Alf Sammut mede os estragos na sua plantação de bananas, em Innisfail, a partir da estrutura de madeira de uma antiga igreja que foi transformada em escritório. O ciclone tropical Larry, classificado com o grau cinco, atingiu ontem a costa Nordeste da Austrália com ventos superiores a 290 quilómetros por hora deixando um rasto de destruição.

Flutuando...


Queria dizer qualquer coisa para juntar a esta imagem... mas não me lembro de nada à altura. Fica a imagem, que diz tudo por si.

segunda-feira, março 20, 2006

"Malleus Maleficarum"


The "Malleus Maleficarum" (The Witch Hammer), primeiro publicado em 1486, é indiscutivelmente um dos mais infâmes livros alguma vez escritos. As suas posições e considerações tiveram grande impacto na sociedade civil da Idade Média. O "Malleus" serviu de guia para os Inquisidores durante a Inquisição, e foi desenhado para os ajudar na identificação, acusação e punição de bruxas. Determinou também muitas das concepções e medos modernos sobre bruxas e sobre a influência da bruxaria.

As questões, definições e acusações que determinou relativamente às bruxas, reforçadas pelo seu uso pela Inquisição, vieram a ser largamente consideradas como verdades irrefutáveis. Estes credos são ainda mantidos vivos hoje em dia pela maioria dos Cristãos em relação aos praticantes da moderna e recuperada religião da bruxaria/feitiçaria, ou Wicca. E enquanto o "Malleus" em si, é praticamente desconhecido nos tempos actuais, os seus efeitos provaram perdurar por muito tempo.

domingo, março 19, 2006

Nus pela arte

(Foto: Leslie Mazoch/AP)

Não é novidade, mas nunca deixa de ter um efeito insólito. Desta vez foi em Caracas, na Venezuela. Voluntários posaram hoje nus para o fotógrafo-artista americano Spencer Tunick, que tem fotografado e filmado massas de centenas de pessoas nuas um pouco por todo o mundo, da Finlândia à Austrália. Também já esteve em Portugal, em 2003. Em 13 de Setembro, 300 pessoas posaram nuas para ele em Santa Maria da Feira.

Água em Phnom Penh

(Foto: Barbara Walton/EPA)

O Cambodja, um dos países mais pobres do sudeste asiático, está a poluir os seus recursos naturais mais preciosos. A água, que mata a sede e lava os habitantes das aldeias do país, vem sobretudo das fontes próximas das casas. Mas os lagos cambodjanos estão a ser poluídos e esvaziados pela pesca descontrolada. Os ambientalistas prevêem uma crise ecológica que só poderá ser impedida por medidas fortes de protecção das fontes naturais de água. O Dia Mundial da Água celebra-se na quarta-feira, 22 de Março.

Em Colisão...

Colisão
Título original: Crash
De: Paul Haggis
Com: Matt Dillon, Sandra Bullock, Don Cheadle, Jennifer Esposito, Brendan Fraser, Terrence Howard, Thandie Newton, Chris 'Ludacris' Bridges e Ryan Phillippe
Género: Cri, Dra, Mis
Classificacao: M/12
Estúdios: Arclight Films
EUA, 2004, Cores, 100 min.


Uma dona de casa e o marido advogado. Um persa que é dono de uma loja. Dois polícias que são também amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um mexicano serralheiro. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia-idade... Todos vivem em Los Angeles e, durante 36 horas, vão entrar em colisão. Depois do 11 de Setembro, "Colisão" olha de forma provocadora para as complexidades da tolerância racial na América contemporânea.

Comentário: "Crash" foi o surpreendente vencedor da última edição dos Óscares da Academia de Hollywood. Porquê? Porque "Crash" (Colisão) é um filme extraordinário. Uma história humana, relatada em várias histórias de racismo, insegurança, preconceitos, alienação, imigração, que se cruzam em algum momento do filme. Melhor estreia não podia ter Paul Haggis, que nos deu uma impressionante sequência de personagens que "chocam" uns com os outros, num banquete de sentimentos contrários, tendo Los Angeles como pano de fundo.
Nota: 9/10

sábado, março 18, 2006

Pela paz no Iraque

(Foto: Peter Kollanyi/AP/MTI)

Mais de 3500 pessoas reuniram-se hoje no centro de Budapeste, capital da Hungria, onde se manifestaram contra a guerra no Iraque, três anos após o início da intervenção armada da coligação liderada pelos Estados Unidos em território iraquiano. Em vários países realizaram-se manifestações semelhantes.

Acabado de chegar às Canárias

(Foto: Alvaro Barrientos/AP)

Um imigrante descansa no abrigo da Cruz Vermelha perto de Los Cristianos, nas ilhas Canárias, depois de ter sido resgatado de uma embarcação onde seguiam outras 54 pessoas. Este ano, o arquipélago recebeu mais de 3500 africanos.

sexta-feira, março 17, 2006

Safa-me isto Ulisses...

O técnico Ulisses Morais foi hoje apresentado ao plantel e restante equipa técnica do Marítimo, depois de o brasileiro Paulo Bonamigo ter sido afastado do cargo no domingo passado, na sequência dos maus resultados na Liga portuguesa. O ex-treinador do Gil Vicente assinou contrato até ao final da época.

A contratação de Ulisses Morais, que chegou à Madeira ao final da noite de ontem, surge numa altura em que o Marítimo ocupa uma posição perigosa na classificação, situado no 10º lugar, com 31 pontos, a três da zona de despromoção.

Desejo a maior das felicidades ao novo técnico. Porque a felicidade dele será igualmente a do Marítimo.

Operação "Swarmer" mobiliza forças iraquianas

(Foto: Khalid Mohammed/AP)

Dois soldados iraquianos patrulham uma aldeia, nos arredores de Samarra, 95 quilómetros a norte de Bagdad. As forças iraquianas e norte-americanas lançaram ontem a Operação "Swarmer", com o objectivo de eliminar as bolsas de resistentes da área.

quinta-feira, março 16, 2006

Convite subliminar...

(clique na imagem para aumentar)

Não percebe nada? Não se preocupe.

A Electronic Arts é uma das maiores empresas do mundo de produção e distribuição de jogos para PC. É responsável pela criação de clássicos como "The Sims" ou "SimCity".
Nesta foto vê-se um outdoor que a EA do Canadá colocou há algum tempo atrás. Na linguagem de programação C, esses números significam caracteres da tabela ASCII (muito usada em programação), cuja conversão resulta na frase "NOW HIRING" (Estamos a Contratar).

Eles queriam pessoa com conhecimentos nessa linguagem e que fossem suficientemente inteligentes para interpretar o outdoor. A intenção deste era exactamente esta: fazer uma pré-selecção já na rua. Ou seja, só atenderia o "convite" quem conhecesse esta linguagem de programação...

Limpar os ossos

(Foto: Armin Weigel/AP)

O especialista Pino Voelkl trabalha no esqueleto de um pequeno dinossauro predador no museu arqueológico Jura, em Eichstaett, na Alemanha. Até à descoberta deste exemplar – o mais bem preservado alguma vez descoberto na Europa – não se conheciam predadores semelhantes. O animal media 75 centímetros e viveu durante o período Jurássico, há 150 milhões de anos.

quarta-feira, março 15, 2006

Pelos dedos de uma mão

(Foto: Rolf Vennenbernd/EPA)

A mão de um recém-nascido agarra o dedo de um homem, num hospital de Colónia, na Alemanha. De acordo com os dados do Instituto de Desenvolvimento de Berlim, o país tem a taxa de natalidade mais baixa de todo o Mundo. Cada alemã dá à luz, em média, 1,36 crianças por ano.

Chapéus há muitos

(Foto: Harish Tyagi/AP)

O major Singh, um guerreiro Sikh, exibe com orgulho o seu turbante de 425 metros. Os guerreiros Sikh de toda a Índia juntam-se em Anandpur Sahib Shrine, no Punjab, para o festival anual Holla Mohalla, onde fazem exercícios militares e simulações de batalhas.

Novas medidas...

No Dia Internacional do Consumidor, na sessão de apresentação do novo Código do Consumidor, que entra hoje em período de discussão pública, o Governo anunciou um pacote de medidas de reforço da protecção ao consumidor, aprovado no último Conselho de Ministros.

Fazem saber que, entre outras, o custo total do crédito ao consumo vai ser de divulgação obrigatória, o que torna obrigatória a indicação da Taxa Anual de Encargos Efectiva Global (TAEG) na publicidade de crédito ao consumo, mesmo quando este é anunciado como gratuito. A fracção mínima de estacionamento pago em parques cobertos passa para 15 minutos.

Mas para mim, a mudança mais significante é a obrigação de resolução rápida dos sinistros automóveis, imposta às seguradoras. O Governo revelou que serão fixados os prazos em relação aos vários procedimentos exigidos para a regularização dos sinistros automóveis, passando o tomador do seguro a ter oito dias para comunicar o sinistro e a seguradora dois dias para o primeiro contacto e marcação das peritagens, que devem estar concluídas nos oito dias úteis seguintes (12 no caso de necessidade de desmontagem do veículo).

No caso da existência de uma declaração amigável o prazo é reduzido para metade e duplica no caso de choques em cadeia ou perante a existência de factores climatéricos excepcionais.

As seguradoras passam a ter 30 dias úteis a contar a partir do primeiro contacto para a assunção de responsabilidade, um prazo que também é reduzido quando existe declaração amigável e duplicado em situações excepcionais.

Por outro lado, só pode ser declarada a perda total do veículo em caso de desaparecimento ou destruição total, de impossibilidade de reparação ou quando esta ultrapasse em cem por cento o valor da viatura antes do sinistro.

Medidas deveras muito interessantes.

terça-feira, março 14, 2006

George W. Bush censurado... nem imagino porquê!

Apresentada moção de censura no Senado contra Presidente Bush

O senador democrata norte-americano Russell Feingold apresentou ontem uma moção de censura contra o Presidente George W. Bush, que acusa de ter “violado a lei” ao autorizar escutas extra-judiciais nos Estados Unidos.

A moção de censura é um procedimento raro no sistema parlamentar norte-americano. Apenas um Presidente americano foi alvo de uma moção de censura, Andrew Jackson, em 1834, quando quis criar um banco nacional.

Boa ideia. Até sugiro uma mordaça e um par de algemas. É capaz de resultar...

Crime horrendo...

Pai, tia e avó de Vanessa começam hoje a ser julgados por homicídio

Vanessa tinha cinco anos. Morava, há meses, com a avó, o pai e a tia. O seu corpo foi encontrado a boiar no rio Douro e marcas de queimaduras revelavam que a morte não se devera a afogamento. Agonizou durante três dias, morreu sufocada e os seus familiares tê-la-ão transportado, morta, por mais de dois quilómetros, para ocultar o crime, lançando o corpo ao rio.

Hoje, no Tribunal de S. João Novo, no Porto, todos respondem por homicídio qualificado, profanação e ocultação de cadáver. A avó e o pai da menina vão ainda enfrentar as acusações de maus tratos.

Os familiares de Vanessa incorrem numa pena de prisão até 25 anos de cadeia. Resta saber como decorrerá o julgamento e como será repartida a dose de culpas.

Novamente, como tem sido habitual nestes casos, as técnicas do Instituto de Reinserção Social (IRS) que acompanhavam o caso da criança nunca se aperceberam da sua amargura. No dia anterior à agressão fatal, estiveram na casa da família e viram a criança. Para elas, Vanessa poderia ser amada naquela família, tendo por isso sugerido ao juiz que a entregassem à avó, que ficaria com a custódia legal.

No dia seguinte, já longe dos olhares dos responsáveis do IRS, terminava o calvário da menina. Porque se recusara a dizer que gostava mais da avó do que da madrinha, Vanessa terá sido mergulhada em água quente. Ao juiz, a avó disse que tinha sido um acidente Vanessa ter-se queimado. E que apenas por medo decidira não a levar ao hospital. Mesmo assim, Lola ainda foi por duas vezes à farmácia. Primeiro, pediu um antibiótico a uma vizinha, que se recusou a dá-lo. Depois, comprou pomadas que espalhou pelo corpo da menina. Mas Vanessa não reagiu e o seu estado agravou-se de hora para hora. Até que, três dias depois da agressão, morreu.

Lola foi chamar o pai da menina e mostrou-lhe a criança. Diz ainda a acusação que os três decidiram atirá-la ao rio. Seria o crime perfeito, porque combinaram simular que a criança os acompanharia a uma feira em Vila Nova de Gaia e aí seria raptada. Quando Vanessa fosse encontrada, deviam chorar, como fizeram, e lançar a suspeita sobre estranhos. Mas o plano falhou e foram apanhados. O autocarro da STCP que transportou Lola à feira, logo pela manhã, tinha sistema de videovigilância e as imagens mostravam que Vanessa nunca entrara naquele transporte e que a avó estava apenas acompanhada por uma filha de dez anos. Foi Sandra, a filha mais nova, que denunciou o crime e os maus tratos que nenhum técnico conseguiu descobrir.

Não adianta esconder. A Vanessa, de apenas 5 anos de idade, agonizou sozinha num quarto durante quatro dias, depois de ser mergulhada em água a ferver e que, segundo os médicos, poderia ter-se salvo se tivesse sido levada ao hospital. Isto aconteceu mesmo. Aconteceu em Portugal.

Respirar debaixo de água

(Foto: Dave Hunt/EPA)

A nadadora australiana Melissa Wu, especialista na modalidade de saltos para a água, treina em Brisbane para os Jogos da Commonwealth, que começam esta semana em Melbourne. Wu, que compete na plataforma a 10 metros, tem apenas 13 anos de idade.

segunda-feira, março 13, 2006

"Photoshop Jardim" por RAP

Já algum tempo que o RAP não aparecia por aqui. Ausente mas nunca esquecido!

(cliquem para aumentar)

A estupidez como Herança

A autoria do texto que se segue não é minha, mas é de um humor mordaz que não podia deixar de transcrever. Ora aí vai...


"O novo concurso da RTP, a Herança, tem um final assaz divertido: o apresentador revela cinco palavras sem qualquer ligação aparente e o concorrente "só" tem de descobrir, num curto espaço de tempo, o termo que está relacionado com todas elas.

Mas qual é a piada, perguntam vocês. Ora, a piada está no facto de ser impossível adivinhar o termo pretendido, tendo em conta que as cinco "pistas" são totalmente absurdas, enganadoras e filhas-da-p#uta. O pobre concorrente fica com cara de parvo a olhar para elas e, no final, quando lhe é revelado o termo que ele deveria (por milagre) ter acertado, solta um triste e pouco convicto "Ah, pois era". Isto perante o riso paternalista do intragável Malato, que qualifica esta patranha de "prova de conhecimento" e invariavelmente conforta o pateta do concorrente com o terrivelmente cínico: "Está a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

Vejam, por exemplo, o que se passou há uns dias. Estas eram as pretensas pistas (juro que é verdade):

Paulo
Napoleão
Paraguai
Évora
Promoção

Como podem ver, basta reflectir durante 2 minutos para descobrir o termo certo. Não conseguem? Pensem lá mais um pouco. Como é óbvio para uma luminária do calibre do Malato, a palavra certa só poderia ser "Assunção". Confusos? Ora bem, como explicou o apresentador, "Paulo" é o primeiro nome do jogador do FCP Paulo Assunção (fod#asse, esta era de caras pá e eu aqui a pensar em S. Paulo). "Napoleão" nasceu no dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção (Tão fácil. Como é óbvio, o concorrente deveria ter pensado "Napoleão? Ainda bem que publiquei a semana passada a minha tese de doutoramento sobre a vida de Napoleão. Sei que o gajo nasceu a 15 de Agosto de 1769 às 13:30, e sendo esse o dia da Nossa Senhora da Assunção, a resposta só pode mesmo ser Assunção"). A terceira pista, "Paraguai", é a única que faz sentido, sendo no entanto ofuscada pelo surrealismo das outras. "Évora" era uma pista muito óbvia para o Malato, já que a cidade tem uma igreja da Nossa Senhora da Assunção (não consta, no entanto, que o Paulo Assunção ou o Napoleão tenham alguma vez lá rezado uma missa). Por fim, "Promoção" é um dos sinónimos de "Assunção". Mais fácil que isto era impossível.

Gosto tanto deste programa que dou cinco pistas para descobrirem o termo subjacente:

Esquimó
Bode
Doente
Otário
Pontapé

Adivinharam? Claro que sim. A palavra certa é... "Malato"!

Ora bem, o "esquimó" é conhecido por comer muita gordura para se aquecer e gordura é o que não falta ao Malato. Quanto a "Bode", quem pode esquecer a barba de bode do Malato? Mais óbvio é impossível. "Doente" é um sinónimo de Malato (fui ver ao dicionário) e "Otário" uma das suas características mais salientes. Por último "Pontapé" era o que eu gostava de lhe dar naquela peida gorda (o que remete de novo para "Esquimó"). Porra, mais fácil era impossível. Ou como diria o Malato, "Estão a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

Alvos na Cisjordânia

(Foto: Mohammed Ballas/AP)

Um soldado do Exército israelita aponta a sua arma durante uma operação na cidade de Jenin, na Cisjordânia, que resultou na detenção de pelo menos sete pessoas.

Celebrar a cor

(Foto: Rajesh Kumar Singh/AP)

Os "sadhus", homens santos hindus, cumprem rituais durante o Holi, o festival das cores, em Varanasi, na Índia. Esta celebração hindu anuncia a chegada da Primavera.

Paulo Bonamigo de saída


Paulo Bonamigo deixou ontem o comando técnico do Marítimo, depois de o treinador brasileiro e Carlos Pereira terem chegado a um acordo para a interrupção do contrato entre ambas as partes.

Este é um desfecho que não surpreende face aos últimos acontecimentos, leia-se as exibições pouco convincentes das jornadas mais recentes da Liga e à contestação da massa associativa que foi bem sentida depois do empate de sábado com o Rio Ave. Ontem confirmou-se o que parecia inevitável: Paulo Bonamigo sai do clube, e consigo partem também os seus dois adjuntos, tendo-se todos já despedido, inclusive, dos jogadores.

domingo, março 12, 2006

Eis o já famoso Cartão Único


Com o novo cartão o recenseamento eleitoral deixará de ser feito como até aqui e o número de eleitor será o número do BI

O cartão único do cidadão, que integra os dados do Bilhete de Identidade, Segurança Social, Serviço nacional de Saúde e cartões de eleitor e de contrib inte, começará a ser emitido para os residentes nos Açores no final do ano, devendo em 2007 abranger todo o território nacional.

O cartão único do cidadão começará a ser distribuído às pessoas que necessitem de renovar ou tirar pela primeira vez um dos cinco documentos que serão substituídos pelo novo cartão.

Concordo em absoluto com este medida optimizadora. Já era sem tempo. No tempo do plástico inteligentemente "chipado", andamos com documentos a mais na carteira.

Carmen ao Ritmo do Hip-Hop


Carmen em Ritmo de Hip Hop" foi um dos maiores espectáculos de sempre promovidos pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística. Esta iniciativa contou com a colaboração de mais de uma centena de alunos, ex-alunos e professores desta instituição de ensino, unidos em palco num evento que se estendeu ao longo de três dias.

A grande preocupação foi aproximar os jovens da música dita clássica, erudita, mas sem "enganar o público", mantendo os originais, sem os alterar, e juntando as problemáticas comuns do dia-a-dia, num enredo onde a tónica é a tolerância, referiu Cíntia Palmeira, responsável pela direcção artística e pelos textos.

O trabalho começou pela selecção de alguns dos temas originais da ópera "Carmen de Bizet" que melhor se adaptavam ao coro. A estes juntaram outros conhecidos de hip hop, num jogo "entre a música que não se ouve, com a que se ouve", explicou. Com esta combinação, o Gabinete pretende oferecer ao público jovem outros géneros, juntando tudo num projecto "mais acessível", até porque o que é clássico "é bom, é intemporal", lembrou a responsável. A coreografia foi concebida por Juliana Andrade, uma das alunas.

Desde os piolhos, à questão das marcas, passando pela comida e pela necessidade de mudar o outro, tudo é apresentado em palco, ao som das vozes dos actores/cantores, do coro e da orquestra.

Na Madeira não há só cinema! Vão ao teatro! Vão ver os espectáculos feitos por gente madeirense dedicadíssima! Não se arrependerão. Têm a minha palavra.

Clientes da prostituição forçada a contas com a lei


O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, anunciou ontem que o Governo pondera criminalizar, no âmbito da revisão do código penal, os clientes da prostituição forçada com origem no tráfico de mulheres.

A ideia é prever "a criminalização do cliente que dolosamente procura recorrer aos serviços de prostituição que se interligam com pessoas na situação de traficadas", afirmou Jorge Lacão, no Porto, onde participou no Seminário "Prostituição e Tráfico de Mulheres", organizado pela UGT. Segundo referiu, a hipótese de prever este crime advém da convenção sobre o combate ao tráfico de seres humanos que Portugal assinou em Varsóvia, em Maio do ano passado, numa Cimeira do Conselho da Europa.

Jorge Lacão afirmou que esta convenção internacional, que Portugal terá ainda que ratificar, "é um elemento de referência internacional" que prevê a possibilidade da criminalização do cliente que procura "serviços em situações de prostituição forçada, na dependência de redes de tráfico". Para o secretário de Estado, a prostituição não prescinde de uma atitude ética, porque a exploração sexual não é apenas um problema de gostos, colide com a preservação da dignidade humana".

Considerando que Portugal "tem sido muito tolerante relativamente aos clientes", o governante afirmou que o país deve agora interrogar-se "se a tolerância faz sentido ou não é ela a expressão mais relevante da hipocrisia". Sobre o tráfico de mulheres para exploração sexual, o governo equaciona também alargar a responsabilidade penal a pessoas colectivas. "Temos de encontrar medidas mais expeditas que possam levar à dissolução forçada de organizações que se dedicam ao tráfico, bem como ao lenocínio" (favorecimento da prostituição com fins lucrativos, disse.

Sugiro que comecemos por legalizar a profissão, cobrando IRS, recibo verde, deduções, descontos para a segurança social, etc. Nada como a burocracia para desincentivar o lucro...

Bagdad viveu dia sangrento

(Foto: Ali Abbas/EPA)

Crianças de escola olham para poças de sangue depois de um dos ataques de morteiro que atingiram o bairro xiita de Sadr City, em Bagdad. Três carros bomba explodiram também em dois mercados do bairro, cheios de gente. No total, houve pelo menos 44 mortos e 200 feridos.

Marítimo afunda-se.........


Foi bonito de ver os Templários... mau foi mesmo o resto!

sábado, março 11, 2006

Rice recebe guitarra com folha de coca

(Foto: Diego Ignacio/EPA)

O Presidente da Bolívia oferece à secretária de Estado dos EUA, Condoleeza Rice, uma guitarra andina com um folha de coca verdadeira incrustada, durante a tomada de posse da Presidente do Chile. “Vamos ter de verificar com as nossas alfândegas que regras se aplicam”, disse um funcionário americano que assistiu ao encontro.

Dois anos depois

(Foto: Daniel Ochoa de Olza/AP)

Um cravo deitado à linha ferroviária da estação de El Pozo, em Madrid, lembra o segundo aniversário dos atentados de 11 de Março em Espanha, que mataram 192 pessoas e feriram mais de 1500.