sábado, julho 13, 2013

Malala Yousafzai na ONU para lembrar as 50 milhões de crianças no mundo sem acesso à educação


(foto: Stan Honda/AFP/Getty Images)

No dia do seu 16º aniversário e apenas 9 meses após ter sido atacada pelos taliban, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, esteve sexta-feira na sede da ONU onde fez um discurso apelando ao acesso à educação para todas as crianças. 

Malala, que se tornou um símbolo da resistência contra os taliban após sobreviver a um ataque em Outubro do ano passado, quando foi baleada na cabeça no regresso da escola, fez um vibrante apelo na sede da ONU à educação para todos e à tolerância.

“Hoje não é o dia de Malala, é o dia de todas as mulheres, de todos os rapazes e de todas as raparigas que levantaram a voz para defender os seus direitos”, disse ela perante centenas de estudantes de muitas origens numa Assembleia de Jovens.

Reclamando a herança de Gandhi, Nelson Mandela e de Martin Luther King, afirmou que os extremistas fazem um mau uso do islão para seu benefício pessoal, ao passo que o islão é uma religião de paz e de fraternidade, e da importância de se combater o analfabetismo, pobreza e o terrorismo.

“Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação primeiro.”, defendeu Malala.

Eis o discurso completo de Malala na ONU:

 

Para nos lembrar que há cerca de 50 milhões de crianças em todo o mundo que não têm acesso a livros, a escolas e a uma educação condigna.


Sem comentários: