terça-feira, maio 08, 2012

Prémio para o Parque Natural da Madeira




O sucesso do projecto 'Lobo-marinho - uma espécie em recuperação na Madeira' levou o Parque Natural da Madeira (PNM) a ganhar a quinta edição do Prémio BES Biodiversidade, uma iniciativa do BES em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto e o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB). 

O lobo-marinho é uma das focas mais raras do mundo e encontra-se entre as espécies em risco de extinção, integrando a lista portuguesa das espécies prioritárias da Rede Natura 2000. A população de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas passou de 6 a 8 indivíduos, em 1988, para os actuais 30 a 40 indivíduos e alargou a sua área de distribuição até à ilha da Madeira. A recuperação gradual e consistente da população de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas da Madeira é resultado de um sólido projecto de preservação que contraria a tendência mundial. Infelizmente a população do lobo-marinho da Madeira é a única que está a crescer no Mundo.

Pelo belíssimo trabalho da equipa liderada por Paulo Oliveira, os meus parabéns. E com o mais sentido agradecimento dos nossos lobos...

Sem comentários: