terça-feira, abril 24, 2012

30 'Spectrums' depois...



Na época dos IPads, Tablets, IPhones, televisões 3D, Playstations, e todos os gadgets multitecnológicos que invadem a nossa vida e que já não somos capazes de viver sem eles, muitas vezes já nem nos lembramos como tudo começou. Muita desta malta (mais) nova, nem faz a mínima ideia das tecnologias de ponta de tinnhamos nos anos 80 e 90.

Foi precisamente a a 23 de abril de 1982 que Clive Sinclair apresentou o sucessor do ZX81. O ZX Spectrum apresentava como grande novidade o grafismo a cores (imagem lá!!). O primeiro modelo incluía 16 KB de RAM, mas surgiram evoluções nos anos seguintes, totalizando 8 modelos diferentes. A versão mais sofisticada surgiu em 1987 com 128 GM de RAM e drive de disquetes.

O pequeno computador tornou-se uma referência em muitos países europeus, incluindo Portugal. O preço relativamente reduzido, a simplicidade, e a variedade do software (sobretudo jogos) fez com que se tornasse o primeiro computador pessoal de muita gente, incluindo yours truly!

Foram muitas as horas na sala a jogar e a tentar jogar que, como é de imaginar, para além de levar uma "eternidade" a carregar, crashava que era uma maravilha.

São 30 anos de Spectrum. Idade respeitável. Dinossauro da pré-história em anos de tecnologia. Fica a recordação...



Enviar um comentário