quarta-feira, setembro 05, 2007

Uma Crise de Timidez?


É pacífico dizer que a proliferação de novos meios de comunicação - telemóveis, e-mails, messenger, etc., etc. - aumentaram exponencialmente a nossa capacidade de comunicar com os outros. Mas será que estamos a perder a capacidade de comunicar sem a intermediação da tecnologia?

Robin Abrahams, especialista em etiqueta e psicóloga da Universidade de Harvard, acha que sim - e disse a um jornal australiano que "estamos a atravessar uma "epidemia global de timidez", porque a arte de conversar cara-a-cara está em decadência.

Eu diria mais: estamos a perder a capacidade de comunicar "cara-a-cara". Devido às minhas "aventuras" pelo mundo da Internet, nomeadamente passagens ocasionais na minha adolescência pelo mIRC, mais recentemente pelo MSN Messenger e actualmente através de fóruns (em particular e passo a publicidade, o fórum do Marítimo), já conheci várias pessoas que sofrem exactamente desse mal. Teclam e teclam como heróis, mas cá fora é um pesar! Péssima articulação de raciocínio, dicção horrível e, em casos mais drásticos, capazes de um silêncio de fazer inveja a um mudo.

Se a pergunta for se estamos a ficar mais tímidos? Não creio! Creio mesmo que estamos a perder (ou a evoluir para outro nível) as nossas capacidades de interacção social em pessoa. Seja como for, a pergunta tem muito que se lhe diga.

Enviar um comentário