quarta-feira, agosto 29, 2007

Eu quero um destes!!


Trepar paredes pode deixar de ser uma tarefa exclusiva do Homem-Aranha e do alpinista urbano francês Alain Robert nos próximos dez anos. Uma equipa de cientistas descobriu a fórmula que permite reproduzir o fato do aracnídeo mais famoso da banda desenhada e com o qual acreditam ser possível, um dia, escalar o Empire State Building.

O estudo, que será publicado amanhã no "Jornal of Physics", foi liderado pelo físico italiano Nicola Pugno e partiu da recente descoberta de que os animais como as aranhas e as osgas conseguem deslocar-se agarrados a superfícies verticais ou até invertidas devido à interacção das moléculas das suas extremidades com as moléculas das superfícies — um fenómeno conhecido por "forças de van der Waals".

O resultado foi o desenvolvimento de uma tecnologia que vai funcionar como uma espécie de velcro microscópico e que imita — com ganchos e voltas feitos de materiais sintéticos — a estrutura nanomolecular dos pêlos ásperos das patas das osgas e das aranhas e a capacidade de se limparem sozinhos e de serem resistentes à água.

Quando estiver pronto, um fato com esta tecnologia vai permitir a deslocação humana em várias superfícies e apesar da forte aderência, pode ser facilmente retirado, o que permite a locomoção. Dez anos serão suficientes para o desenvolvimento do fato do Homem-Aranha, se a tecnologia continuar a progredir ao ritmo actual.

informação Publico

Sem comentários: