quarta-feira, agosto 08, 2007

Baiji Extinto


A 13 de Dezembro de 2006, três dezenas de cientistas concluíram, após 39 dias de busca nos 1,7 mil quilómetros do Rio Yangtze, que o golfinho branco estava extinto, após 20 milhões de anos de existência. Hoje esta trágica notícia foi confirmada.

O "Baiji" como era tratado pelos chineses foi a primeira espécie de mamíferos aquáticos extinta em consequência das actividades humanas. Segundo dados científicos, existiram 400 exemplares no animal no rio Yangtze nos anos 80 e a última busca, realizada em 1997, encontrou apenas 13 baiji. Em 2004 um pescador disse ter visto um exemplar.

O seu desaparecimento esteve ligado em especial à pesca predatória e ao tráfego fluvial com barcos cujos motores interferem com o sonar natural do baiji. Como se não bastasse em 2005, o Yangtze, o seu habitat natural, recebeu descargas poluentes de 296 toneladas de resíduos industriais e águas poluídas, um aumento de três cento em relação a 2004, segundo a comissão de gestão do rio, administrada pelo Ministério chinês dos Recursos Hídricos.

O baiji, praticamente cego, era uma das mais antigas espécies de golfinho, com mais de 20 milhões de anos, um mamífero de água doce, da ordem Cetacea. Agora para ver um baiji... só nos livros.

4 comentários:

Célia disse...

Bolas, que tristeza! A continuar assim, não sei onde isto vai parar...

il _messaggero disse...

...o mundo e em especial a china começam a pagar uma pesada factura pelo método de desenvolvimento escolhido...

Unknown disse...

É mesmo caso para perguntar o que é mais importante: o progresso ou os nossos amigos residentes do planeta.

É que o preço para vivermos cada vez melhores e mais confortáveis está a ser muito grande...

amsf disse...

Dá que pensar!!!