sexta-feira, setembro 30, 2005

O desespero da sobrevivência

(Foto: Jasper Juinen/AP)

O Governo espanhol ordenou o envio de tropas para os seus dois enclaves no norte de Marrocos, depois de cinco imigrantes africanos terem morrido de forma pouco clara e 50 outros terem ficado feridos numa tentativa de entrada clandestina em massa no enclave espanhol de Ceuta. No enclave de Melilla, centenas de imigrantes aguardam a sua vez para receberem tratamento médico e alimentos até que as autoridades espanholas decidiam qual o seu destino.

Perigo Imediato: o Planeta está a derreter!

Calota glaciar cada vez mais pequena

A calota árctica está cada vez mais pequena e atingiu um dos mínimos medidos até hoje no fim do Verão. Os cientistas acreditam que muito antes do fim do século o Árctico ficará sem gelo durante os meses mais quentes do ano.

A calote glaciar árctica atingiu uma das suas dimensões mínimas de sempre, o que acontece pelo quarto Verão consecutivo, após uma forte redução causada pelo calor sentido nos meses mais quentes de 2005.

Uma responsável do Centro norte-americano de Dados sobre as Neves e Gelos salientou que, «tendo em conta o baixo nível recorde dos gelos este ano, ao aproximar-se o fim de Setembro, 2005 vai certamente ultrapassar 2002 no que se refere à mais pequena superfície de gelo no Árctico registado num século». Julienne Stroeve acredita mesmo que «a este ritmo, o Árctico vai deixar de ter gelo no Verão muito antes do fim do século».

A 21 de Setembro, data oficial do termo do Verão, a superfície de gelo era de 5,32 milhões de quilómetros quadrados, o nível mais baixo jamais registados pelos satélites de observação da NASA, que ajudam a fazer as observações e medidas necessárias. Um outro climatologista deste centro, Walt Meier, acredita que a redução na calota árctica é de oito por cento a cada dez anos.

A temperatura média da superfície do Oceano Glacial Árctico entre Janeiro e Agosto de 2005 foi de dois a três graus mais quente do que nos no decorrer dos últimos cinquenta anos.

fonte: TSF

Quem apagou a luz?

O maior eclipse solar visível em Portugal nos últimos cem anos ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 3 de Outubro, quando se registar um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra. O fenómeno ocorre por volta das 10 da manhã e será mais visível no norte do país e será concerteza imperdível. Até lá partilho convosco um pequeno momento de humor.


Notícia de Última Hora:

Governo da República pondera interpor uma acção civil de indemnização contra Deus, por prejuízos que o eclipse de segunda feira irá causar na economia portuguesa. José Sócrates já veio a publico afirmar que "isto é um escândalo. Apesar de estarmos ainda com 3 meses de atraso, já regularizamos mais de 90% da dívida e já nos comprometemos a liquidar a totalidade até ao fim do mês. Por tanto, não se percebe como ou o porquê de o Todo-Poderoso querer cortar-nos a luz!"

Até segunda-feira já estão prometidas novas manifestações, sendo de destacar o protesto do Sociedade Mineira de Portugal, marcada para segunda-feira no Terreiro do Paço, que em comunicado explica: "já não basta andarmos à lâmpada a cavar o um tunel para o Marquês, ainda temos que apanhar com estes cortes devido a gente incompetente que não paga as suas dívidas! Algum dia ainda nos transformamos em morcegos..."

quinta-feira, setembro 29, 2005

Mr. Entertainment

"Casa cheia" para ver o Herman

Um espectáculo de Herman José é sinónimo de salas esgotadas. Nesta primeira noite de uma série de quatro, o senhor referência do humor nacional brindou a plateia presente no Teatro Municipal Baltazar Dias com o seu registo inconfundível, misturando sátiras aos protagonistas mediáticos nacionais com larachas e alguns momentos musicais.

Durante cerca de uma hora e meia, este "one-man show", bastante bem disposto, foi-nos provocando gargalhadas com as imitações de vozes conhecidas e com as caricaturas de algumas das figuras que aparecem nos televisões nacionais. No seu estilo descontraído e com à vontade que o caracterizam, Herman mandou algumas "bicadas" a colegas do meio televisivo, tais como Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha e Manuela Moura Guedes, sem esquecer os "ilustres" José Castelo Branco e Lili Caneças. Até figuras falecidas como a Amália e o Papa João Paulo II foram alvo de alguns momentos de sátira.

Entre piadas e anedotas, Herman José brindou-nos com momentos musicais, em que percorreu alguns êxitos musicais de todo o Mundo, através da viola e pelo magnífico piano "Steinway" que o Teatro possui. Inclusive, arrancou muitos aplausos aquando da interpretação de "A Mula da Cooperativa", imortalizado pelo saudoso Max.

Como não há bela sem senão, os já habituais problemas no sistema de som do Teatro impediram o pleno usufruto do humor "hermaniano". É verdade que a sonoridade do edifício não é das melhores, no entanto tal não justifica os constantes falhanços e interferências nos vários microfones que o Herman utilizou. Fica também o apontamento sobre os vários lugares vagos, apesar de já ter sido anunciado que os bilhetes estavam esgotados, o que significa que, ou as pessoas com bilhetes (ou convites) não foram ou algo de mal se passou.

Preservativos Clinton e Lewinsky

(Foto: Autor desconhecido)

Uma trabalhadora avalia a qualidade dos preservativos numa fábrica chinesa da província de Guangdong. A empresa está a fabricar preservativos com os nomes Clinton e Lewinsky, para dois tipos de clientes: o produto Clinton destina-se aos consumidores com maior poder de compra e os preservativos Lewinsky destinam-se ao grande público.

Olha o Robô!

(Foto: Jens Meyer/AP)

A Universidade Técnica de Ilmenau, na Alemanha, recebe durante uma semana a AMAM 2005, a terceira edição do Simpósio Internacional de Movimento Adaptável em Animais e Máquinas. Até sexta-feira, é esperado que 100 especialistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa participem na conferência internacional, onde as demonstrações com robôs são o mais aguardado do encontro.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Pais pela Justiça

(Foto: Geoff Caddick/EPA)

O telhado do Parlamento britânico foi escolhido, ontem à tarde, para mais um manifesto do "Fathers 4 Justice" (Pais pela Justiça), o movimento que luta no Reino Unido pelos direitos dos pais divorciados na custódia e direitos de visita aos filhos. Harrison foi o pai activista que decidiu escalar o imponente edifício de Westminster. “A última coisa que pretendemos é escalar a uma altura destas, num lugar bastante ventoso, para que as nossas histórias sejam conhecidas”, disse Harrison aos jornalistas.

O candidato alegre...


O homem que nunca disse que era candidatado, mas que também nunca disse que não era candidato, afinal é... candidato. E contra a decisão do seu partido de base, que como sabemos, tem como figura de proa para as próximas presidenciais o octagenário Mario Soares.

O que representa esta candidatura? Uma tendência cada vez mais em voga. Trata-se de um facto incontestável de que há cada vez mais candidatos fora do círculo partidário de apoios (vide Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras - curiosamente todos arguidos em um qualquer processo judicial).

Ao menos este não tem contra si qualquer acusação pendente e é mais... novo!

Aumento do IVA afasta Yahoo! de Portugal

O aumento da taxa máxima do IVA de 19% para 21% afastou a gigante Norte-americana Yahoo! de se estabelecer em Portugal, mais concretamente na Região Autónoma da Madeira. Uma decisão que poderá ter como consequência a deslocalização de mais de 70 milhões de euros de receita fiscal que, caso a empresa se registasse na Madeira, entrariam nos cofres do Estado.

O aumento da taxa máxima do IVA de 19% para 21% afastou a gigante Norte-americana Yahoo! de se estabelecer em Portugal, mais concretamente na Região Autónoma da Madeira. Uma decisão que poderá ter como consequência a deslocalização de mais de 70 milhões de euros de receita fiscal que, caso a empresa se registasse na Madeira, entrariam nos cofres do Estado.

O Jornal de Negócios sabe que a empresa já comunicou à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira que colocou um ponto final nas negociações que vinham a ser realizadas e que escolheu estabelecer-se no Luxemburgo. A razão invocada foi a subida registada na taxa do IVA.
(extraído da peça do jornalista Vítor Costa, in "Jornal de Negócios")

Estranhamente, ou talvez não, a notícia está a ser ignorada pelos médias nacionais ou, em alguns, tratada com grande discrição. Apenas a Antena 1 - Madeira desenvolveu a notícia!

A Yahoo! estava há muito em negociação com as entidades governamentais regionais. O atractivo para a empresa norte-americana era a taxa de I.V.A., que com 13%, era a mais baixa da Europa. Com a brilhante decisão do executivo socialista, em subir em 2% o imposto de valor acrescentado, equiparou-nos com as restantes taxas mais baixas da Europa, o que nos custou a Yahoo!, que decidiu obviamente instalar-se no Luxemburgo.

Continuamos com políticas que ninguém percebe. Será tão difícil perceber que o aumentos das taxas dos impostos, só faz recuar o investimento? Portugal precisa de investimento, sobretudo daquele que vem de fora. Mais vale taxar menos e ter mais para cobrar, do que taxar mais e não ter o que cobrar...

A nudez tem destas coisas...


O que tem de ser legal, tem muita força. A lei obriga à efectividade de concursos públicos para a contratação de funcionários para a UMa. Este cargo também dá integração nos quadros da função pública? Isto é profissão por sinal? Será que houve outros candidatos?

Já agora, será que publicam igualmente os anúncios relativos à contratação das raparigas que prestam serviço externo em turno nocturno?

Gentes do Google... mudem de mapas!


É este o "jingle" publicitário do Google Earth: "GE streams the world over wired and wireless networks enabling users to virtually go anywhere on the planet and see places in photographic detail. This is not like any map you have ever seen. This is a 3D model of the real world, based on real satellite images combined with maps, guides to restaurants, hotels, entertainment, businesses and more. You can zoom from space to street level instantly and then pan or jump from place to place, city to city, even country to country. Get Google Earth. Put the world in perspective." http://earth.google.com

A ideia é muito boa e funcional, desde que esteja correctamente elaborada. Relativamente ao mapa da Ilha da Madeira... bem, que comprimidos tomou a pessoa que fez isto? Picos? Baías? Cidades fora dos seus sítios... vá lá rapazes! Atenção aos pormenores. Ainda por cima vindo de uma companhia que trabalha tão bem...

"Big Baby", a galáxia

(Foto: NASA/AP)

A NASA divulgou hoje a imagem aumentada da galáxia recentemente descoberta "Big Baby" (ao centro). Os astrónomos utilizaram o telescópio Hubble Ultra Deep Field e o observatório Spitzer para identificar uma das mais distantes e impressionantes galáxias que um dia foram habitadas, no início do Universo.

Lula gigante fotografada viva pela primeira vez

Uma lula gigante foi pela primeira vez fotografada viva, por cientistas japoneses — noticiou ontem a agência Reuters. Tsunemi Kubodera, do Museu Nacional de Ciência, e Kyoichi Mori, da Associação para a Observação de Baleias das Ilhas Ogasawara, ambos em Tóquio, são os responsáveis pelas primeiras imagens da lula gigante em plena actividade de caça, nas águas do oceano Pacífico.

Já ao largo da Madeira, em 2003, velejadores franceses que participavam no troféu Júlio Verne depararam-se com uma cena digna das "Vinte Mil Léguas Submarinas". Olivier de Kersauson, declarou na altura à BBC online ter encontrado um tentáculo, a espreitar por uma das escotilhas do navio. “Era mais grosso do que a minha perna e estava puxar o navio com força.” Uma lula gigante, com um comprimento estimado de oito metros, estava colada ao casco do navio, a bloquear o leme. Aparentemente, só queria uma boleia, porque, quando os velejadores pararam, o navio o animal foi à sua vida.

As lulas gigantes povoam o imaginário ligado aos monstros marítimos, há centenas de anos. Os poucos relatos de marinheiros e os raros exemplares que deram à costa só serviram, no entanto, para aguçar a curiosidade dos cientistas. As últimas tentativas para conhecer mais de perto a lula gigante, que pode atingir 18 metros, envolveram expedições para capturar uma em estado de larva — o que tornava o transporte bem mais fácil. O problema é que esta lula, do género "Architeuhis", que começa a vida com uns humildes centímetros, é muito parecido com as espécies de lula comum na sua fase larvar. E as condições do fundo do mar não conseguem ser recriadas com facilidade em laboratório.

Para encontrarem a lula gigante, os cientistas nipónicos seguiram o animal que tinha mais interesse em encontrá-la (à excepção dos humanos): os cachalotes. Estes mamíferos reúnem-se nas águas do Pacífico norte para fazerem um banquete de lulas, do fim do Verão até Dezembro. Mas desengane-se quem pensar que a lula gigante é uma presa fácil. Em 1965, um navio baleeiro da União Soviética assistiu a um combate de titãs, digno de um filme de ficção científica de série B, dos anos 50, entre uma lula gigante e um cachalote de 40 toneladas. No caso, nenhum venceu: a lula estrangulou a baleia, mas não antes de esta lhe ter arrancado a cabeça.

Ainda que os cientistas nipónicos não tenham presenciado uma cena de acção comparável, conseguiram algo que até agora parecia impossível. Com isco, atraíram os apetites de um exemplar de oito metros e, com uma câmara remota, documentaram todo o comportamento de caça da lula gigante. No artigo que publicam hoje na revista britânica "Proceedings B", da Royal Society, os cientistas referem o comprimento de dois dos tentáculos da lula, que perfazem dois terços do comprimento das lulas mortas encontradas até agora.

Nas fotografias, a lula gigante mostra que não são só para fazer vista. Graças a eles, enrodilha a presa e a puxa para o alcance dos tentáculos mais curtos.As imagens foram captadas a 900 metros de profundidade e talvez não façam justiça ao tamanho do animal. Mas para pôr o tamanho em perspectiva, recorde-se que cada olho tem cerca de 25 centímetros de diâmetro. São os maiores do reino animal.

Talvez não seja fácil sentir simpatia por uma animal que, se tiver oportunidade, afoga baleias bebé, como disseram ter visto dois faroleiros na África do Sul, em 1966. Mas todos os marinheiros que foram alvo de chacota, ao contarem a sua história, estão agora vingados.

fonte: PUBLICO

terça-feira, setembro 27, 2005

Mais de 24 milhões de vacinas

(Foto: Bagus Indahono/EPA)

As autoridades sanitárias indonésias vão vacinar mais de 24 milhões de crianças contra a poliomielite. Registaram-se desde Maio último 240 novos casos desta doença, depois de se pensar extinta há mais de uma década.

Primeiro treino de Bonamigo

Primeiro conquistar pontos depois virão as exibições

Ontem, após o primeiro treino que orientou como responsável técnico do plantel do Marítimo, Paulo Bonamigo falou à comunicação social. Repetindo ideias expressas na véspera, quando da sua chegada ao Funchal, mas juntando-lhes outros aspectos.

Um discurso sóbrio, fluído e, sobretudo, realista. De um técnico de 45 anos, experiente por passagens nalguns dos melhores clubes brasileiros. E revelando, acima de tudo, estar com os pés bem assentes na terra.

LUTAR PELA EUROPA PENSANDO JOGO A JOGO

"Pegando" numa equipa que apenas soma dois pontos em cinco jogos disputados, o brasileiro reconhece, desde logo, que o importante «é somar pontos». Recusando a «hipocrisia» de, no momento presente, «falar em títulos ou conquistas», o treinador pensa, fundamentalmente, «em melhorar o rendimento» o que significará «estar mais próximo dos resultados».

«O que se consegue com trabalho», alerta consciente do momento que a equipa atravessa mas apressando-se a confessar estar «muito motivado» para esta missão. Reforçando que há que pensar «jogo a jogo», Bonamigo não esconde que comunga do «mesmo objectivo» da direcção que é lutar por uma posição europeia.

GANHAR AO FC PORTO PARA A... VIRAGEM

Para já, o adversário dá pelo nome de FC Porto. O líder da Liga portuguesa não amedronta o treinador maritimista. «É um jogo importante que em caso de vitória nossa poderá ter um significado de viragem», acredita até porque, lembra, «os jogos perante os nossos adeptos terão de assumir um papel importante». «Mesmo sabendo que o FC Porto é uma grande equipa, nós ainda não vencemos e temos de fazer tudo para o conseguir no próximo jogo», antevê.

Num plano mais concreto, admite que a equipa "verde-rubra" que actuou sábado passado em Guimarães «é a base» sobre a qual assentará o onze para defrontar os portistas, conquanto adiante alterar «talvez duas unidades». «Mas isso vai depender do trabalho da semana, o Rincón está lesionado... Vamos analisar o grupo até porque, como sabemos, quando chega um treinador novo a motivação é maior», refere.

De qualquer modo, revela-se pragmático: «O plantel do Marítimo sofreu uma reformulação pelo que se torna necessário algum tempo até ganhar um padrão. É preciso, sobretudo, resultados! Então talvez estruture uma equipa prática, objectiva; para convencer, em termos de actuação, buscaremos mais para a frente...».

GRUPO EQUILIBRADO COM QUALIDADE A VERIFICAR

Notando o "mundo global" dos dias de hoje, Bonamigo diz-se familiarizado com o futebol português, um dos importantes campeonatos mundiais a par do «espanhol, italiano, inglês e o brasileiro». «Quem trabalha no futebol tem a obrigação de conhecê-los», aponta. «Sabemos, pois, que o Marítimo é uma equipa que luta habitualmente por um aposição cimeira e acho que o grupo está equilibrado embora a qualidade da equipa irei verificar com os treinos e com os jogos», acrescenta.

EQUIPA A TRANSPIRAR E A LUTAR O TEMPO TODO PELA VITÓRIA

Dando conta de que é de uma "escola" do sul do Brasil, tendo jogado 17 anos no futebol gaúcho, Bonamigo, confrontado com a filosofia de jogo a implementar no Marítimo, diz gostar de um futebol «de alta competição, de velocidade». Admitindo que uma jogada individual «pode resolver uma partida», o técnico não esquece «a disciplina táctica» prometendo que o Marítimo será uma equipa «a transpirar e a lutar o tempo todo pela vitória». «Essa tem de ser a "cara" do Marítimo!», exclama.

«BRASILEIROS? IDENTIDADE E NACIONALIDADE NÃO IMPORTAM»

Tendo à disposição um vasto leque de brasileiros, formando a maioria do plantel, o treinador oriundo do "país irmão" desvaloriza a situação. «Tratarei todos da mesma forma» assegura ao mesmo tempo que revela ter referido, na palestra aos atletas, não querer saber «da nacionalidade de cada um». «Todos têm de ter uma conduta profissional exigida pelo Marítimo. Identidade, nacionalidade não interessa; importa é um atleta profissional gostar de vencer, se dedicar ao máximo aos treinos, procurar um crescimento profissional e não vir para a Madeira olhar para o turismo... Eu, por exemplo, deixei a família para vir para cá trabalhar e para isso preciso de muito boa colaboração dos atletas, independentemente da sua nacionalidade», explica.

Elogiando «as infra-estruturas e condições de trabalho» que rotula de «muito boas», dignas «da I Divisão do futebol português», Bonamigo acentua que teve agora os primeiros contactos com o grupo «em termos de apresentarmos uma filosofia de trabalho e de jogo», tendo em vista «o criar de uma identidade própria de equipa para o Marítimo». Para o que, reconhece, «é necessário tempo», embora domingo próximo já haja um compromisso de elevado grau de dificuldade...

fonte: DN Madeira

segunda-feira, setembro 26, 2005

A paz ainda aguarda na Irlanda do Norte

(Foto: Lefteris Pitarakis/AP)

Após décadas de murais pintados em homenagem aos que morreram ou continuam a lutar no conflito entre protestantes e católicos, que fez mais de 3600 mortos, a história da Irlanda do Norte pode vir a alterar-se. Hoje, foi dado um primeiro passo no caminho para a paz com a confirmação do desmantelamento do arsenal do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Sony DSC-P200 - O meu novo brinquedo!



O mundo da fotografia nunca mais será o mesmo! Finalmente decidi-me por uma máquina digital. Após uma breve pesquisa que envolveu uma ponderação financeira, como é óbvio, e visto que não pretendo seguir numa carreira profissional, este beleza foi a escolhida. E custou pouco mais de 300 euros. Barato para as suas características e capacidades.


Sony DSC-P200



Características :

- Captação CCD 7,2 Megapixels
- Resolução de imagem máxima de 3072 x 2304 pixels
- Écran LCD de 2 polegadas (134 000 cores)
- Zoom óptico Carl Zeiss Vario Tessar 3X
- Zoom digital 6x
- Arranque e modo "multi-fotos" rápidos graças ao processador Real Imaging, colocando extra velocidade e músculo nas opções automáticas como a auto-focagem e auto-exposição
- O modo MPEG-VX Fine permite gravar videos MPEG de longa duração com uma resolução de 640x480 pixels por 30 imagens por segundo
- Autonomia da bateria de InfoLithium : 310 fotos por carga
- 9 modos pré-ajustados de cenas
- Compatível com os Memory Stick PRO
- Interface USB 2.0
- Cores disponiveis : cinzento, azul escuro e preto
- Dimensão : 104 x 51,5 x 27,9 mm
- Peso com a bateria : 144 gramas


domingo, setembro 25, 2005

Paulo Bonamigo é o novo treinador do Marítimo

O novo treinador da Marítimo já chegou à Madeira

Nascido em Ijuí, Rio Grande do Sul, a 23/09/1960 - completou na passada sexta-feira 45 anos -, Paulo Afonso Bonamigo vai iniciar a sua segunda passagem por Portugal: a primeira foi no início da década de 90, altura em que, como jogador, um médio defensivo de bons recuros, representou o Salgueiros.

No Brasil é considerado um disciplinador, comparado mesmo com Luiz Felipe Scolari. Gosta de equipas que jogam com forte marcação no meio-campo, saindo para o ataque com qualidade. É adepto do perfeccionismo, e não tem receio de apostar em jogadores jovens, mesmo quede Marcos no novo técnico é evidente. Resta saber se o novo técnico irá confirmar os predicados que lhe são atribuídos pelo seu ex-novo pupilo.

Treinador gama média/alta

Carlos Pereira não tem dúvidas: com a contratação de Paulo Bonamigo, quer o presidente quer os adeptos do Marítimo têm razões para ficar tranquilos. «Recolhemos grandes informações sobre este o técnico, que é um nome conceituado no Brasil. Um treinador da gama média/alta, com um perfil de jogo que gostamos, disciplinador e trabalhador. Foi uma decisão de consenso e ele é um treinador que com certeza irá vencer» sintetizou Carlos Pereira.

Por tudo isso, mostra-se convicto de que o futuro do Marítimo na Liga será bem melhor do que o passado recente. Até porque o plantel tem qualidade. Palavra de presidente. «O plantel tem qualidade e isso dá condições para que seja feito um bom trabalho» justifica.

Ases pelos ares


(Foto: Pascal Fayolle/EPA)

Um automobilista voador participa no Festival Ícaro, o mais antigo torneio de máquinas voadoras, na pequena cidade francesa de Saint Hilaire du Touvet. O festival mostra uma incrível variedade de veículos que se deslocam pelos ares, desde "chaleiras voadoras" a simples balões.

A pleasure at sea...


Ontem foi dia para passear de barco pela costa sul da Madeira. Depois de uma semana em que choveu na quinta e ameaçou na sexta, o sábado de manhã esteve simplesmente maravilhoso. Sol radiante e água azul brilhante. Já não via o mar desta forma há muito tempo.

Fomos no catamaran "Sea Pleasure", que habitualmente faz estas viagens, e durante 4 horas tivemos oportunidade de ver o Funchal de outra forma. E o mergulho nas águas transparentes do Cabo Girão valeu todo o passeio. Só foi pena os golfinhos terem tirado o dia de folga. Apesar de tudo ainda deu para ver gaivotas e tartarugas.

Eis uma viagem a repetir. Assim vale sempre a pena.

Na rota da heroína e da sida

(Foto: Michael Reynolds/EPA)

Uma mulher chinesa, da etnia Jingpo, vai com o seu filho visitar um familiar doente com o vírus da sida, contraído durante o tempo em que consumia heroína. A região chinesa de Burma serve de plataforma para o contrabando desta droga cujo consumo está a devastar a população local.

sábado, setembro 24, 2005

"Stand Up Comedy" no Centro de Congressos

Assim vale sempre a pena...

Misturando anedotas, "stand-up comedy" e muita música, os humoristas nacionais Marco Horácio, Nilton e Francisco Menezes levaram às lágrimas de tanto rir as cerca de 600 pessoas que, na noite de ontem, encheram por completo o Centro de Congressos da Madeira.
Durante mais de duas horas, os três comediantes, cada um apresentado um registo muito próprio, percorreram as diversas áreas da vida do dia-a-dia. Desporto, política, celebridades, religião e sexo, nada é tabu para estes três jovens artistas, cujo humor, ainda que diferente, "bebe" de clássicos como Monty Phyton, Seinfeld, Richard Pryor, Robin Williams, só para mencionar alguns.

O primeiro a entrar em acção, Marco Horácio, arrancou muitos aplausos (e alguns assobios), quando explicou a derrota do Sporting perante o Nacional. Segundo o humorista, o motivo reside na altitude. «Quando os jogadores do Sporting finalmente chegaram lá cima (à Choupana), já estavam exaustos (de tanto subir)». Pedindo o apoio do público, contou alguns dos melhores piropos dos "trolhas": «Ó boa!» (exclamava o público); «Belas pernas... a que horas é que abrem?!» (completava Marco Horácio). A actuação finalizou com uma interpretação da personagem "Paulo Sensações".

Cerca das 22h00, o segundo humorista da noite, Nilton, entrava em acção. Num estilo sempre sereno mas perspicaz, de quem observa e constata os pormenores do quotidiano, Nilton, que claramente fez os "trabalhos de casa", foi abordando diversos temas da vida regional, entre os quais, o conhecido episódio do presidente do Governo Regional e a sua afirmação sobre «o não querer cá chineses», arrancando gargalhadas da plateia. As "investidas" de Nilton, mentor do projecto "K7 Pirata", divertiram a plateia que não teve sequer um momento de "descanso".

O "último a rir", ou neste caso, a fazer rir, foi o homem dos sete ofícios, Francisco Menezes, um humorista que conta anedotas e canta (e bem), fechando em grande um espectáculo inédito na Madeira. Francisco Menezes foi arrasador com as suas imitações dos portuenses e de muitos artistas internacionais, casos da Britney Spears e Michael Jackson.

No final, os artistas agradeceram ao público, que respondeu com uma forte ovação. Da minha parte achei simplesmente fantastico. Adorei.

Protestos antiguerra voltam à rua

(Foto: Domenico Stinellis/AP)

Os manifestantes voltaram hoje às ruas para protestar contra a guerra no Iraque, junto à embaixada norte-americana em Roma, Itália. Várias outras manifestações estão a decorrer noutros países da Europa e nos Estados Unidos.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Terra dos Mortos
Título original: Land of the Dead
De: George A. Romero
Com: Simon Baker, John Leguizamo, Dennis Hopper e Asia Argento


George Romero, o mestre do terror, regressa com "Terra dos Mortos" e com ele regressam os zombies. O mundo é dominado por zombies e os poucos humanos que sobreviveram barricaram-se atrás das muralhas de uma cidade fortificada. Dentro das muralhas é a anarquia total, um caos de arranha-céus e trânsito nas ruas. Fora das muralhas, o exército de zombies vai ficando maior e mais forte, à espera do momento certo para atacar. Um grupo de exterminadores começa a organizar-se para proteger a cidade dos mortos-vivos.

Comentário: No regresso de George A. Romero, o guru dos "zombies", o mínimo que se pode dizer é que o homem ainda tem o toque que o distingue de todos os outros do género. Num mundo possuído por zombies comedores de carne, algumas cidades de vivos vão sobrevivendo, apenas para existirem quase num estado de letargia dominados e explorados por uma minoria mais poderosa. Este a "Terra dos Mortos" tranforma-se numa bela sátira aos dias de terror(ismo) que a humanidade no séc. XXI é forçada a enfrentar. Apenas uma aviso: vejam o filme como se fossem entrar nas Torres Gémeas após o choque dos aviões...
Nota: 7/10

Filas impedem fuga de Houston

(Foto: autor desconhecido)

Milhares de pessoas tentam sair de Houston pela "Interstate-45", na iminência da chegada do furacão "Rita". As filas nas estradas atingem centenas de quilómetros de extensão. No total, as autoridades estatais ordenaram a saída de cerca de dois milhões de pessoas ao longo da costa dos estados do Texas e Luisiana.

Táxi marítimo em Aveiro

(Foto: Paulo Novais/Lusa)

O táxi marítimo que vai passar a navegar nos canais da Ria de Aveiro foi hoje apresentado no âmbito da Semana da Mobilidade. As crianças foram as primeiras a navegar na nova embarcação.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Quem deve ao fisco não pode vender casa

A Direcção-geral dos Impostos está a impedir a venda de imóveis sempre que o vendedor dos mesmos tenha impostos em atraso. A medida não tem, no entanto, qualquer disposição legal que a permita, avança o «Jornal de Negócios» na edição desta quinta-feira.

Segundo o matutino, a aplicação informática do Impostos Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) está programada para que, sempre que o vendedor tenha dívidas ao fisco, o comprador não pode fazer a autoliquidação do IMT. Como o pagamento do IMT é condição obrigatória para a realização da escritura de aquisição do imóvel, esta não pode ser feita. E se o problema não for resolvido em tempo útil pode obrigar à remarcação de da escritura com os custos inerentes.

Segundo vários fiscalista contactados pelo jornal, esta situação não tem qualquer base legal. «Mesmo nos serviços de finanças, quando os funcionários são confrontados pelos contribuintes para que lhe seja entregue a fundamentação de tal decisão, a resposta é invariavelmente a mesma: face ás dívidas do vendedor, o sistema informático não permite que se realize a liquidação do imposto», escreve o jornal.

A situação pode ser ainda mais complicada tendo em conta a desactualização da base de dados da Administração Fiscal, avança o jornal, lembrando que continuam a aparecer contribuintes com dívidas quando estas já estão pagas.

Quem paga o IMT é o comprador do imóvel e não o vendedor. Na prática, esta declaração obriga à apresentação, por parte do comprador, do número de identificação fiscal do vendedor e é aqui que se determina se a situação fiscal deste está regular ou se há alguma dívida em atraso. E, caso exista, seja dívida do vendedor ou do comprador, o sistema não deixa pagar o IMT e, por consequência, não será possível efectuar a escritura. Um destes casos aconteceu-me bem recentemente, o que me obrigou a viagens constantes até Santa Cruz, para poder resolver este problema.

O único senão está no sistema informático. Visto que para poder proceder ao pagamento do IMT é necessário ter o pagamento ao fisco regularizado, o computador cruza a informação disponível na base de dados das Finanças com os dados inseridos para a liquidação do dito imposto. Ao existirem dívidas o programa não deixa completar o pagamento. E mesmo que a regularização dessa dívida seja feita no imeadiato, a base de dados não é imediatamente actualizada. Resultado: é necessário esperar que o estado fiscal do contribuinte seja actualizado no sistema informático, mesmo que tenhamos em mão a certidão da situação fiscal regularizada. Dessa vez tive que esperar uma semana para liquidar o IMT.

Ou arranjam forma de o sistema ficar actualizado na hora (o que até nem é difícil), ou então, este sistema, interessante por sinal, irá encravar muitos processos.
Eis uma perspectiva muito interessante da tragédia de Nova Orleães, trazida à luz do dia, pela jornalista Clara Ferreira Alves. Permitam-me a reprodução da mesma, que aqui deixo à consideração dos leitores.


A América (e o resto do mundo) entrou em estado de choque com os pobres desalojados do Katrina. Negros, a maioria. Os jornais, as rádios, as televisões, os colunistas, os «pundits» apontam o dedo a uma pobreza americana, de raça negra, sulista, vítima da desigualdade, dos cortes orçamentais aos programas de combate à pobreza, dos cortes na Saúde e na Educação, dos cortes do welfare. Vítima do racismo e do esquecimento, da feroz desigualdade dos estados do sul, de maioria negra, em que os brancos controlam o poder económico e social. Está tudo certo, é tudo verdadeiro.

Mas, toda a gente sabe que existe uma classe média negra na América, com poderosas organizações de direitos civis. E que existe, tanto em Hollywood e Los Angeles, como em Chicago, como em Nova Iorque, um clube de milionários negros, poderosíssimos, que controlam o mercado da música rap que domina o mundo, controlam o merchandising da música rap, e controlam o mercado de raça negra consumidor desse merchandising (e não só, todos os miúdos brancos, de todo o mundo ocidental e abastado, copiaram a street fashion e os tiques dos rappers americanos. Yo!).

Mas, alguém viu da parte desta gente, que se caracteriza pelo consumo conspícuo de moda de alta costura e logos, de diamantes, de roupas caríssimas, de iates e carros, de jactos privados, e de um estilo de vida ostentosos à boa maneira dos líderes africanos corruptos, alguém viu, dizia eu, um grande movimento de solidariedade e ajuda financeira aos seus irmãos negros do sul? Alguém viu P. Diddy, Lil Kim, Russell Simmons, Quincy Jones, Mary J. Blige, e os milhares de rappers milionários de Chicago e Nova Iorque e da Califórnia, fazer o que fizeram alguns actores e celebridades de Hollywood e ajudar, ou abraçar, um desgraçado que perdeu a família e os bens no Katrina? Alguém viu o reverendo Jesse Jackson, ou Eddie Murphy, ou inefável reverendo Al Sharpton, ou mesmo os boxeurs negros e bem de vida como Mike Tyson (e de Michael Jackson e da sua família nem é bom falar) levantarem a voz e a mão num gesto altruísta? Só Oprah Winfrey o fez, e tem feito, e continua a fazer. Ela é a negra mais bem sucedida da América e a que tem maior consciência social. O resto, não existe, ou existe egocentricamente. Corruptamente.

Quando se culpa apenas a Administração Bush de tudo, e os brancos de tudo, de todo o racismo, deixa-se de lado o racismo de negros contra negros, o fosso entre ricos e pobres da mesma cor. Existe, e são poucos os que o saltam. Na América, como em África, quem menos ajuda os negros são os negros.

em "A Cartilha", por Clara Ferreira Alves

Estádio de S. Pedro

(Foto: Plinio Lepri/AP)

A Praça de S. Pedro, no Vaticano, foi hoje transformada num campo de futebol. Várias crianças, acompanhadas por membros da FIFA e da federação italiana de futebol, foram recebidas na audiência semanal do Papa Bento XVI.

A frase...

"O país assistiu incrédulo ao regresso de alguém que é acusado de corrupção passiva, abuso de poderes e peculato, que fugiu à justiça, que desafiou de forma acintosa as regras do Estado de direito, para no final verificar que é possível fazer isto tudo e sair em liberdade. Mais: concorrer ainda a um lugar público, o mesmo onde terá cometido os crimes de que é acusada".

José Manuel Fernandes, PÚBLICO, 22-09-2005


Como é possível? Alguém me explica isto por favor? Ou será que para concorrer a qualquer cargo público é necessário ser arguido em um qualquer processo criminal? Para cúmulo, os exemplos acumulam-se e, segundo parece, ninguém se importa...

Indonésia a braços com gripe das aves

(Foto: EPA)

Um funcionário do Ministério da Agricultura indonésio desinfecta gaiolas com pássaros à venda num mercado de aves em Jacarta. A Indonésia declarou na segunda-feira que o surto de gripe das aves no país é uma "situação extraordinária" e de emergência, devido a quatro mortes confirmadas e uma quinta em estudo por infecção com o vírus H5N1.

quarta-feira, setembro 21, 2005

"Ticha" Penicheiro campeã da WNBA

"Rainha" das assistências da história da competição

A basquetebolista portuguesa Patrícia ("Ticha") Penicheiro conquistou esta madrugada o seu primeiro título de campeã da liga norte-americana feminina de basquetebol profissional (WNBA), ao serviço das Sacramento Monarch. A jogadora é a "rainha" das assistências da história da competição.

Um lance livre da jogadora portuguesa a 9,9 segundos do final selou o sucesso da formação californiana no quarto embate da final (62-59), que valeu um triunfo por 3-1 face às Connecticut Sun, num "duelo" disputado à melhor de cinco encontros.

"Sei que estiveram oito longos anos a apoiar-nos, esperando pacientemente por este momento, mas agora somos campeãs", afirmou, dirigindo-se aos adeptos, "Ticha" Penicheiro, que faz parte das Sacramento Monarchs desde o primeiro ano (1998).

Apesar de ter sido afectada por lesões nos "play-off" e de não se ter apresentado na final nas melhores condições físicas, a jogadora portuguesa integrou, como sempre, o cinco inicial das novas campeãs no quarto jogo e voltou a ser muito importante.

"Queríamos celebrar este título aqui, perante os nossos adeptos e conseguimos", disse ainda a internacional portuguesa, natural da Figueira da Foz, onde deu os primeiros passos na modalidade, antes de rumar aos Estados Unidos.

Formada em Old Dominion, equipa ao serviço da qual chegou a uma final universitária, Patrícia Nunes Penicheiro teve um impacto imediato na WNBA, graças à sua ímpar visão de jogo, que cedo lhe valeu o estatuto de "rainha" das assistências da competição.

A base portuguesa é a líder histórica no número total de assistências - 1591 assistências, contra 1338 da já retirada Teresa Weatherspoon - e também a jogadora com melhor média por encontro - 6,6, contra 5,9 de Sue Bird, base das Seattle Storm.

Época de furacões

(Foto: J.Pat Carter/AP)

Menos de um mês depois do “Katrina”, o Sul dos EUA voltam a ser ameaçados por nova tempestade, apesar de nem todos mostrarem receio. O “Rita”, já classificado como um furacão de grau dois, apresenta ventos de 160 km/h à passagem pelo Sul da Florida, mas os especialistas temem que ganhe força nas águas quentes do Golfo do México, atingindo com violência as costa do Texas ou da martirizada Luisiana, onde o estado de emergência já foi declarado. Em Nova Orleães, as autoridades iniciaram a evacuação de algumas áreas.

Quenianos dependentes do chá

(Foto: Stephen Morrison/EPA)

Uma trabalhadora das plantações de chá do Quénia prepara dezenas de filas de sacos plásticos cheios de terra. Mais de três milhões de quenianos dependem, directa ou indirectamente, da indústria nacional de chá.

Fátima Felgueiras detida

Fátima Felgueiras detida hoje à chegada ao aeroporto de Lisboa

A ex-presidente da Câmara de Felgueiras Fátima Felgueiras foi detida hoje pelas autoridades policiais portuguesas no aeroporto de Lisboa, onde chegou às 07h00 vinda do Rio de Janeiro, no Brasil.

Fonte da Polícia Judiciária (PJ) adiantou que a autarca pediu para ser detida, o que foi cumprido pela PJ, que estava na posse de um mandado de detenção emitido pelo Tribunal da Relação de Guimarães. Fátima Felgueiras deverá agora ser conduzida ao Tribunal Judicial de Felgueiras onde será ouvida, provavelmente ainda hoje, pelo delegado do Procurador da República.

Fátima Felgueiras é acusada de 23 crimes, seis dos quais de corrupção passiva para acto ilícito e quatro de abuso de poderes, no âmbito do caso do "saco azul de Felgueiras", envolve 14 outros arguidos, estando julgamento marcado para dia 11 de Outubro em Felgueiras. A autarca sempre se disse inocente, garantindo que o conseguirá "provar em julgamento" e "nunca geriu qualquer saco azul ilegal, em benefício próprio, do PS ou do município".

O regresso de Fátima Felgueiras foi precedido de declarações do seu advogado, que ontem dizia à TSF que o seu regresso estava para muito breve. Fátima Felgueiras tem também pendente uma candidatura às eleições autárquicas de 9 de Outubro à Câmara de Felgueiras.

fonte: PUBLICO

Morreu o caça-nazis

Simon Wiesenthal: Morreu a consciência do Holocausto

Viveu com a convicção de ter sido escolhido para uma missão: a de não deixar esquecer o horror e a de não deixar os culpados impunes. Só assim conseguiu entender (e suportar) a sua sobrevivência à Shoah, quando tantos outros milhões não foram poupados. O "caçador de nazis" morreu a dormir.

Em 1964, o "New York Times" publicou uma história que explica bem os motivos que levaram o arquitecto Simon Wiesenthal a dedicar a sua vida pós-Holocausto a caçar nazis. Durante um jantar em casa de um outro sobrevivente dos campos de extermínio entretanto transformado num bem sucedido joalheiro, o anfitrião perguntou-lhe: "Simon, se tivesses voltado a construir casas, hoje serias um milionário. Por que não o fizeste?" "Tu és um homem religioso", respondeu-lhe Wiesenthal, "Acreditas em Deus e na vida depois da morte. Eu também acredito. Quando chegarmos ao outro mundo e encontrarmos os milhões de judeus que morreram nos campos e eles nos perguntarem "O que é que fizeste?", as respostas serão variadas. Tu vais dizer "Tornei-me um joalheiro", outro vai dizer "Contrabandeei café e cigarros americanos", outro dirá "Construí casas". A minha resposta será: "Eu não me esqueci de vós."

Ontem de manhã terá ocorrido esse encontro tão esperado, em que Simon Wiesenthal foi prestar contas junto dos milhões que foram vítimas da "solução final", dizer-lhes que fez o que pôde para não deixar impune o maior acto de genocídio da história da humanidade. Explicar-lhes, como costumava dizer desde 2003, ano em que se reformou após a morte da mulher, Cyla, que o seu trabalho "estava terminado", que já não havia mais nazis para julgar, que ele lhes tinha "sobrevivido a todos". Wiesenthal morreu durante o sono na sua casa de Viena. Tinha 96 anos.Wiesenthal esteve sempre convencido de que só uma série de milagres o manteve vivo durante o Holocausto e lhe permitiu abraçar de novo a sua mulher, Cyla, quando ambos já tinham dolorosamente assumido que o outro não sobrevivera à guerra. A convicção de que tinha sido poupado e abençoado pela sorte divina foi a força motriz que conduziu o resto da sua vida. Uma vida com uma única missão: "justiça e não vingança".

Simon Wiesenthal nasceu a 31 de Dezembro de 1908, filho de um casal de judeus modestos, em Buczacz, perto de Lvov (actualmente Ucrânia, na altura Império Austro-Hungaro). O seu pai morreu durante a Primeira Guerra. Ele estudou Arquitectura em Praga e, deregresso a Lvov, casou-se com Cyla Muller.

O pacto de "não-agressão" entre Moscovo e Berlim de 1939 foi sentido em Lvov. A purga dos judeus foi feita primeiro pelos soviéticos e depois, a partir de 1941, pelos alemães. Desempregado pelos primeiros, evitou a deportação para a Sibéria subornando um polícia. Quando os segundos chegaram, conseguiu escapar às primeiras execuções, mas não evitou a prisão. O casal Wiesenthal ficou no mesmo campo de trabalho em Lvov até ao Outono de 1942, altura em Simon negociou documentos falsos para a sua mulher, que fugiu da prisão e sobreviveu ao resto da guerra como cidadã polaca. Nesse mesmo ano, um total de 89 membros das famílias de Simon e Cyla, incluindo a viúva Wiesenthal, morreram. Em Outubro do ano seguinte conseguiu fugir, mas seria recapturado pelas SS em 1944. Seguem-se três tentativas de suicídio para "escapar ao horror" e uma tournée macabra por 11 campos de concentração antes de chegar ao campo de Mauthausen. Em Maio de 1945, as tropas americanas iriam encontrá-lo, um monte de ossos estendido no chão.

Acaba a guerra, começa a missão

A caça aos nazis começará nesse mesmo ano. Simon Wiesenthal recolheu e preparou provas sobre as atrocidades nazis para a Secção de Crimes de Guerra do Exército americano. Deu-se o milagroso reencontro com Cyla e o casal teve a sua única filha, Paulinka. Até 1947, Simon colaborou com os americanos, mas depois criou o Centro Judaico de Documentação, com o objectivo de recolher provas e testemunhos para futuros julgamentos de criminosos de guerra nazis. A guerra fria (russos e americanos deixaram de estar empenhados na perseguição aos nazis) forçou o encerramento deste centro em 1945, e Wiesenthal enviou todo o material que recolheu para o Arquivo Yad Vashem em Israel. Todos, excepto um: o de Adolf Eichmann, chefe do departamento judaico da Gestapo que supervisionou a aplicação da "solução final".

Foi Wiesenthal o primeiro a descobrir a pista argentina que levaria a Mossad (agência de espionagem israelita) a capturar Eichmann em Buenos Aires, em 1960, para depois o Estado judaico o julgar e condenar à morte. Telavive assumiu o papel de Wiesenthal nesta captura e o reconhecimento público mundial do seu trabalho permitiu-lhe abrir novo centro de documentação, desta vez em Viena. Seguiram-se mais capturas e julgamentos importantes, entre eles a do comandante do campo de concentração de Treblinka, Franz Stangl, e de Karl Silberbauer, o oficial da Gestapo que prendeu Anne Frank. Recusou-se a perseguir nazis sem sangue nas mãos, como foi o caso do ex-Presidente austríaco e antigo secretário-geral da ONU Kurt Waldheim, por considerar que "seria grotesco colar uma etiqueta de criminoso de guerra a todos os 10 milhões de membros do Partido Nacional Socialista, de Hitler".

Nunca perseguiu fisicamente ninguém. O seu trabalho era feito no escritório com a ajuda de duas secretárias e alguns colaboradores ocasionais. O maior e mais bem financiado Centro Simon Wiesenthal no mundo é o de Los Angeles, mas só o nome e algumas parcerias ligam as duas instituições. Aquele que quis "viver pelos mortos" também viveu pelos vivos, caso dos refugiados dos países de Leste. Cerca de oito mil pessoas passaram pelos centros de acolhimento por ele criados, antes de emigrarem, a maioria para os Estados Unidos.

fonte: PUBLICO

terça-feira, setembro 20, 2005

Parabéns Clube Sport Marítimo

O cota faz 95 anos

O dia 20 de Setembro é sempre um dia especial. O dia de aniversário do glorioso CLUBE SPORT MARÍTIMO, o maior das ilhas e arredores, e para mim, o maior clube do mundo, o mais próximo do meu coração.

Mesmo que outros surjam, que crises abalem a estrutura do clube, que ventos de mau agoiro ameacem o clube, este será sempre um campeão. A sua história fala por si. Tudo o resto é conversa.

Celebrando-se neste dia 20 de Setembro o 95º aniversário do Marítimo, efeméride que será marcada por diversos eventos e iniciativas, que se encerrarão lá mais para a frente com o tradicional Jantar de Gala, o plantel profissional verde-rubro iniciará o programa de comemorações, às 11h00 desta terça-feira em pleno Campo da Imaculada Conceição, numa cerimónia singela á qual não faltará o tradicional bolo de aniversário...

De facto, naquilo que será uma iniciativa inédita, os dirigentes, técnicos e atletas de futebol do Marítimo reunir-se-ão no relvado do Campo da Imaculada Conceição para marcarem os 95 anos decorridos sobre a data de fundação do Marítimo - 20 de Setembro de 1910 - numa cerimónia que consistirá basicamente no tradicional canto do «Parabéns a você», ao que se seguirá o simbólico gesto de partir o bolo de aniversário.

Por isso, qualquer adepto, simpatizante ou sócio que se queira juntar à festa, não se faça rogado e cante os parabéns com os jogadores ao nosso clube. O Marítimo merece. Sempre.

Homem deverá regressar à Lua em 2018

Projecto da NASA

A agência espacial norte-americana anunciou hoje um projecto para enviar quatro astronautas à Lua, em 2018, a bordo de uma nave que vai ser construída para substituir a actual frota de vaivéns.

De acordo com Michael Griffin, administrador da agência, a estadia deverá demorar uma semana, dando aos astronautas “quatro vezes mais tempo” na Lua do que nas missões Apollo.

"Vamos regressar à Lua em 2018 e alargar a presença humana ao longo do sistema solar e também para lá dele", afirmou o responsável, revelando que o projecto de voltar a colocar o Homem na Lua custará cerca de 104 mil milhões de dólares (85 milhões de euros).

Sem entrar em detalhes, Griffin adiantou que o programa agora lançado "permitirá estabelecer uma presença permanente na Lua", preparando os astronautas para missões mais longínquas como a exploração de Marte.

A nave que levará os astronautas até à Lua, baptizada de CEV (Crew Exploration Vehicle), deverá estar pronta entre 2012 a 2014, altura em que deverá efectuar as primeiras missões experimentais na órbita terrestre. Como o fim dos vaivéns está previsto para 2010, a agência espacial ficará, no mínimo, dois anos sem formas de enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas a partir da entrada em funcionamento do novo veículo a NASA espera conseguir transportar até seis astronautas em cada missão.

O regresso das missões à Lua, 46 anos depois da última missão tripulada ao satélite natural da Terra, ocorre numa altura em que a NASA, ainda a recuperar do acidente com o vaivém Columbia, está a reavaliar as suas prioridades.

fonte: PUBLICO

Daqui a 13 anos estarei na idade ideal para ir à Lua! Posso ir, posso ir?

Cristiano Ronaldo: o vencedor dos fãs

Cristiano Ronaldo é o jovem jogador mundial do ano

O «internacional» português do Manchester United, Cristiano Ronaldo, foi hoje eleito em Londres o «melhor jovem jogador mundial do ano» numa votação da FIFpro e também do público em geral.

Uma honra (mais uma) para Portugal, através do futebol, «conquistada» por um talento que se desenvolveu num dos mais prestigiados clubes portugueses como é o Sporting Clube de Portugal e hoje espalha o perfume do seu futebol pelo mundo através do seu actual clube, o Manchester United, e da Selecção Portuguesa.

Prémio dedicado ao pai

Cristiano Ronaldo declarou esta noite, ao receber o prémio, estar muito feliz, por ser o primeiro da sua carreira «e quero dedicá-lo a todas as pessoas que trabalham comigo principalmente ao meu pai, de que nunca me irei esquecer».

fonte: A BOLA

Marítimo rescinde com Juca

O inevitável aconteceu mesmo...

O Marítimo finalmente rescindiu contrato com o técnico Rui Rodrigues (Juca), na sequência dos maus resultados do início da época (dois pontos em quatro jogos). Está, assim, consumada a primeira «chicotada psicológica da temporada 2005/06.

Rui Rodrigues substituiu Mariano Barreto como treinador do Marítimo, na época passada. O seu reinado à frente dos «verdes-rubros» foi curto mas o suficiente para ver que não era o treinador ideal para os objectivos do clube.

O Marítimo soma duas derrotas e dois empates nas quatro jornadas da Liga já disputadas: perdeu fora com o Gil Vicente (1-0) e em casa com o Sporting (1-2), empatou em Leiria (0-0) e na recepção ao Penafiel (2-2).

Agora é primordial a vinda urgente de um treinador. E não poderá ser um qualquer. Terá que ser um treinador de créditos firmados e que traga nova alma e novo sangue a uma equipa que já perdeu demasiado terreno esta época para os seus rivais. O campeonato ainda mal começou por isso ainda há muito a ganhar.

segunda-feira, setembro 19, 2005

Chineses muçulmanos vão à mesquita

(Foto: autor desconhecido)

Os membros da minoria islâmica chinesa Hui deslocam-se para a oração na mesquita centenária de Dongguan, na província de Xining. A liberdade religiosa na China mantém-se limitada a rituais aprovados pelo Partido Comunista chinês, comprometendo os direitos humanos e a existência de minorias étnicas, denunciam os activistas chineses.

Quo vadis Marítimo?

Quo vadis Marítimo?

Todos nós, enquanto crianças, sonhamos com algo de importante depois de crescidos. Há quem sonhe em ser médico, em ser advogado, político, presidente da república, presidente de um clube de futebol, piloto de aviões... e há quem leve uma vida inteira a sonhar ser treinador de futebol numa equipa na I Liga do futebol português. Há mesmo quem, depois de já ter desistido desse sonho, vê, de repente, qual dávida dos céus, lhe ser dada de bandeja essa feliz oportunidade.

Juca, aos 50 anos, é treinador principal do Marítimo, recebendo uma equipa que tinha falhado o seu objectivo principal – chegar à Europa -, com a qual, contudo, teve o bom senso de, tranquilamente, a levar até ao porto de destino sem grandes ondas.

Contudo, o mau tempo estava para chegar à saída do porto, agora para uma viagem completa com nova tripulação. Juca, depois de muitas indefinições, mas finalmente confirmado como treinador principal do Marítimo, recebeu um plantel destruído por razões que a própria razão desconhece, com a missão complicada de reconstruir uma equipa de futebol.. Agora a coisa fiava mais fino!

Desde a pré-temporada que têm sido evidentes as dificuldades de Juca construir uma verdadeira equipa, quiçá, também porque o material que lhe foi ofertado, era de qualidade muito duvidosa. Chegada a Liga, apresentou quatro “onzes” diferentes em quatro jogos. Ontem, frente a uma das piores equipas da Liga, era a prova dos nove. Com todo o plantel disponível – o pretexto dos lesionados não colhia - engendrou uma outra equipa. Em que não couberam Walter Junio, Fahel, Sergipano (nem convocados foram) e Komac, todos reforços somantes da presente temportada, para já não falar da estranha ausência de Marcinho. E o que se viu foi um Marítimo frágil, sem fio de jogo, sem uma forte postura competitiva, sem concentração, em duas palavras, sem qualidade.

OBS: Confesso a minha ingnorância, mas não percebi nada a estratégia utilizada pelo Marítimo no jogo de ontem: 4x4x2? 4x3x3? Pareceu-me mais todos ao monte e fé em Deus! É caso para pensar: Quo vadis Marítimo?

texto de Emanuel Rosa, "in" DN Madeira

domingo, setembro 18, 2005

Boletins de 14 páginas no Afeganistão

(Foto: Wojtek Lembryk/EPA)

Os boletins das importantes eleições no Afeganistão, que hoje se realizam, têm 14 páginas e destinam-se a um universo de 12,5 milhões de eleitores, dos quais 80 por cento são analfabetos. Nas primeiras legislativas em 36 anos naquele país, cada partido ou candidato tem símbolos simples, como um relógio de pulso, um pato ou uma calculadora, ao lado do seu nome, para facilitar o reconhecimento por parte dos eleitores.

Busto de Fernando Pessoa inaugurado em liceu de Durban

Fernando Pessoa homenageado em Durban, na África do Sul

Um busto de Fernando Pessoa ocupa desde ontem um lugar de relevo no liceu de Durban, onde o poeta português foi aluno entre os anos de 1899 e 1905.

Na inauguração do novo busto, o embaixador de Portugal em Pretória, Paulo Barbosa, salientou o génio de Pessoa, referindo a honra que representa para a cidade, os seus habitantes e a comunidade portuguesa em particular o facto de o poeta ter estudado no Durban High School (DHS) e ter deixado na região pistas marcantes do seu talento como homem e escritor.

A cerimónia foi acompanhada pelo conselheiro da comunidade portuguesa Elias de Sousa, pelo reitor e outros responsáveis do liceu. O busto de Pessoa – situado perto da entrada das instalações da reitoria e da biblioteca do liceu – assinala também uma ala conhecida por "Dead poets" (os poetas mortos) da escola.

Pessoa tinha já presença de destaque na cidade com um curioso busto inaugurado em 1985 no centro da cidade

O liceu, que se destaca pelo alto padrão da educação ali ministrada, foi a segunda casa de Pessoa enquanto a mãe, Maria Madalena, o padrasto, João Miguel Roza, então cônsul português em Durban, ali viveram. O liceu possui uma série de recordações de Pessoa e azulejos, pinturas, desenhos e placas alusivos ao poeta.

Em Durban – e ainda adolescente – Pessoa publicou poesias e crónicas mordazes e satíricas no jornal “Natal Mercury” (que ainda hoje se publica), marcando um estilo e um género humorístico que viria a contar com muitos admiradores. O busto de Fernando Pessoa foi pago em grande parte pela comunidade portuguesa de Durban.

fonte: PUBLICO

Quinze jornalistas detidos no Nepal

Quinze jornalistas detidos no Nepal depois de ameaças por parte do exército

Quinze jornalistas foram detidos no Nepal depois de terem sido ameaçados pelas tropas governamentais, descontentes com a cobertura das operações contra a guerrilha maoísta.

As detenções aconteceram quando os repórteres se preparavam para abandonar a localidade de Dailekh, localizada a cerca de 500 quilómetros a noroeste da capital Katmandu, depois de terem recebido várias ameaças, explicou Harihar Singh Rathor, do jornal “Kantipur”, citado pela agência Associated Press (AP).

“Fomos pressionados e até ameaçados porque nos recusámos a censurar notícias sobre actividades do exército”, disse Rathor, explicando que a atitude dos militares levou a que os jornalistas decidissem “fugir para regiões mais seguras”.

De acordo com o correspondente do “Kantipur”, os jornalistas eram chamados pelo exército para serem interrogados sobre a origem das suas fontes e as detenções aconteceram quando os militares descobriram que os repórteres se preparavam para abandonar o zona. As detenções foram efectuadas sem que fosse facultada qualquer justificação, quer pela polícia, quer pelos responsáveis governamentais na região.

Dailekh é uma pequena localidade de montanha com uma forte presença de rebeldes na região. Apenas quatro jornalistas, que trabalham para órgãos de comunicação estatais, decidiram ficar, garantiu Rathor, afirmando que os 15 detidos, que pretendiam abandonar a localidade, pertenciam todos a media independentes.

Entre as notícias que terão incomodado os militares estão algumas em dão conta de treino de crianças locais por parte do exército para combater contra os guerrilheiros. O Exército Real Nepalês tem repetidamente negado recorrer ao recrutamento infantil. Contudo, diversos grupos de defesa dos direitos humanos têm denunciado o uso de crianças como informadores.

O registo de pressões e ameaças sobre jornalistas não é exclusivo do exército, mas é também atribuído às forças maoístas, em zonas de conflito. Desde Fevereiro, quando o rei Gyanendra tomou o poder, foram detidos centenas de jornalistas, e alguns deles continuam presos.

Os rebeldes lutam desde 1996 para abolir a monarquia constitucional, que vigora no país, e instaurar um Estado comunista.

fonte: PUBLICO

Madeira Story Center

Localizado na zona histórica do Funchal, no antigo cine Santa Maria, o Madeira Story Centre é uma espécie de centro com informação sobre a Madeira, apresentado de uma forma lúdica e interactiva.

Neste sentido, ao falar-se do Madeira Story Centre estamos a falar de uma espécie de museu virado para o futuro, onde o visitante interage com a história que lhe é apresentada ao longo do percurso, cujo tema é, obviamente, a Madeira, desde os primordios da sua existência à actualidade.

A sua área de exposição está organizada sequencialmente em etapas cronológicas. Algumas resumindo séculos, outras eventos específicos. O visitante embarca aqui numa viagem muito interessante pelos seguintes temas:
- As Origens Vulcânicas
- Lendas da Descoberta
- Descoberta da Madeira
- Tumulto e Comércio
- Ilha Estratégica
- Desenvolvimento da Madeira
- Depois da Navegação
- Explore a Madeira

Além da exposição central, o Madeira Story Centre oferece ao visitante outros pontos de grande interesse, nomeadamente um terraço panorâmico onde é possível admirar alguma da flora nativa, e que poderá ser igualmente utilizado para eventos e reuniões. Possui um espaço café temático, decorado com motivos alusivos à História da Madeira, com destaque para o Aquila Airways Lounge, e uma loja de artigos exclusivos.

Não esquecer ainda de, à saída, assinar o já extenso livro de visitas.

Como não há bela sem senão, algumas críticas podem e devem ser apontadas para futuras correcções. Alguns textos, sobretudo os textos em Português, contêm alguns erros gramaticais e de escrita imperdoáveis num espaço deste nível. Inclusive alguns dos textos expostos faltam as letras acentuadas, ficando nós, visitantes com um texto deste género "Jo o Bartolomeu, famoso portugu s navegou at Madeira". Evitável. Outro aspecto que provocou a minha gargalhada foi o video do governador da Madeira (ou algo do género) com o seu sotaque à "tibúrcio". Bem sei que estamos perto de África, mas não é preciso exagerar...

Seja lá como for, foi uma hora bem gasta, e recomendo a todos aqueles que tenham interesse em saber o passado da nossa ilha, a visita ao Madeira Story Center.

Que raio de país é este?

Avelino Ferreira Torres candidato à Câmara de Amarante!!

Alguém é capaz de me explicar como é que este senhor ainda pode ser candidato a qualquer cargo público em Portugal?

Estamos a falar de um senhor que é arguido no mega processo "Apito Dourado", onde é acusado do crime de corrupção activa. Um senhor que já foi condenado a três anos (com pena suspensa) pelo crime de peculato (para quem não sabe, peculato é um crime previsto para funcionários públicos que retiram benefícios ilícitos para si próprios por intermédio das suas funções laborais). Um senhor que ficou conhecido do público em geral pelos desacatos que provocou em Marco de Canaveses, quando em pleno jogo de futebol da 2ª Liga, num estádio que tem o seu nome, entrou em campo e tentou agredir o árbitro da partida.

Um senhor que deixou a câmara de Marco de Canaveses completamente falida. É de conhecimento público que enquanto edil dessa câmara, compraram-se e venderam-se terrenos e empreendimentos com um enriquecimento gigantesco do antigo presidente da câmara.

Gentes de Amarante. Sejam inteligentes. Salvem-se enquanto puderem.

Alemanha a votos

(Foto: Stephan Jansen/EPA)

Um homem trajado de forma tradicional da Baviera, um dos "Länder" alemães, vota esta manhã em Wolfratshausen, um subúrbio de Munique, capital da Baviera. Estas são eleições renhidas, em que os votos de milhões de indecisos ouvidos pelas empresas de sondagem devem ser decisivos para apurar que governo terá a economia mais forte da zona Euro.

sábado, setembro 17, 2005

Quem não gosta de casamentos?

Os Fura-Casamentos
Título original: Wedding Crashers
De: David Dobkin
Com: Owen Wilson, Vince Vaughn e Christopher Walken


John e Jeremy são dois solteirões que inventaram a fórmula mágica para os engates. Fazem-se convidados em casamentos de desconhecidos, aproveitam a comida e a festa e seduzem as raparigas que estão dispostas a tudo para encontrar um marido. Depois de longas noites de loucura, limitam-se a desaparecer. Mas, no casamento dos Cleary, os planos saem-lhes furados... John apaixona-se à primeira vista por Claire, irmã da noiva e também ela comprometida, enquanto Jeremy seduz a irmã mais nova de ambas, Gloria.

Comentário: Das melhores comédias românticas dos últimos tempos. Um filme extremamente divertido, inteligente e que foi capaz de nos trazer algo de novo ao género, já extremamente explorado por diversos cineastas. David Dobkin tem igualmente o mérito de juntar uma dupla que se mostrou plenamente eficaz. Owen Wilson e Vince Vaugh são perfeitos para os seus papéis e são totalmente a alma do filme. Assim vale sempre a pena ir ao cinema.
Nota: 8/10

Radicais substituem radicais

(Foto: Muhammed Muheisen/AP)

Uma apoiante do Hamas, com o filho ao colo, participa numa manifestação organizada pelo movimento integrista palestiniano para comemorar o fim da ocupação israelita na Faixa de Gaza. As celebrações decorreram onde até ao mês passado se erguia Neve Dekalim, o maior e um dos mais extremistas colonatos daquele território.